Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioquímica

Código

10697

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Alberto Gomes Salgueiro

Horas semanais

4

Total de horas

51

Língua de ensino

Português

Objectivos

No fim do semestre o aluno deverá conseguir:

 -           Descrever  a constituição e a estrutura de proteínas. Conhecer as interacções envolvidas nos diferentes níveis estruturais (estrutura primária, secundária, terciária e quaternária). Distinguir proteínas globulares e fibrosas. Conhecer os métodos experimentais correntes de isolamento, purificação, sequenciação e caracterização estrutural de proteínas.  Saber dar exemplos de correlação estrutura – função em proteínas, nomeadamente no que diz respeito ao mecanismo de algumas enzimas. Descrever  os conceitos básicos de catálise enzimática, o papel de cofactores e a regulação enzimática. Interpretar dados de cinética enzimática e calcular parâmetros cinéticos com e sem inibição de acordo com o modelo Michaelis-Menten. Proceder à execução de ensaios enzimáticos.

 -           Descrever a  constituição, a  estrutura  e  as principais propriedades físicas das membranas celulares. Descrever as principais características do modelo do mosaico fluido para as membranas biológicas. Conhecer os sistemas de transporte biológico.

-           Compreender as principais características do metabolismo, do catabolismo e do anabolismo. Conhecer as estruturas dos nucleótidos envolvidos no metabolismo.  Compreender  o papel central do par ATP/ADP  no metabolismo. Perceber os conceitos básicos de bioenergética incluindo  o acoplamento de reacções. Proceder a cálculos de bioenergética. Descrever as principais vias metabólicas na célula, as suas interacções e a sua regulação, com enfoque no caminho metabólico central e na fotossíntese. Compreender e descrever correctamente a diferença entre a fosforilação a nível de substracto e a fosforilação associada à transferência electrónica.

Utilizar  competentemente equipamentos e materiais correntes num laboratório de Bioquímica. Ter capacidade de adquirir, tratar, apresentar e discutir resultados experimentais obtidos. 

Pré-requisitos

Não está prevista a necessidade de aproveitamento  prévio obrigatório em qualquer disciplina. Há vantagem na frequência anterior na disciplina de Introdução à Bioquímica e disciplinas introdutórias nas áreas da Química Geral e da Química Orgânica.

Conteúdo

Programa resumido:

1. Macromoléculas - Proteínas fibrosas e globulares.
2. Métodos de separação e caracterização de proteínas.
3. Exemplos de correlação estrutura – função em proteínas.
4. Tópicos de enzimologia.
5. Membranas biológicas. Tópicos de transporte biológico.

6. Metabolismo
Características gerais do metabolismo. Bioenergética.  Glicólise e gluconeogénese.
Fermentações.  Ciclo dos ácidos tricarboxílicos.
Transferêcia electrónica mitocondrial e fosforilação oxidativa.

7. Fotossíntese e fotofosforilação.

Sessões práticas de laboratório

 

1.Quantificação de proteína por espectroscopia no visível.

2. Separação de proteínas por cromatografia em coluna: Separação da hemoglobina e do ferricianeto de potássio por cromatografia de exclusão molecular. Observação das diferentes formas da hemoglobina.

3. Separação de proteínas por cromatografia em coluna: Separação das proteínas catalase e citocroma c por cromatografia de permuta iónica.

4. Caracterização da enzima β-glucosidase produzida pelo fungo Penicillium glandicola

5. Determinação do potencial formal de oxidação-redução do citocromo c.

Bibliografia

Principal bibliografia recomendada:

LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008

PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008

BIOCHEMISTRY
Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, San Francisco. 6th Ed. 2007.

Método de ensino

Aulas teóricas (1h.30 min, 14 semanas) e teórico-práticas  (3h, 5 semanas, lectivas), com auxílio de diapositivos em Powerpoint ;  as aulas integram a leccionação do programa e a discussão e resolução de questões e problemas no âmbito  da disciplina. Sessões práticas de laboratório (3h, 5 semanas lectivas) em grupos de 3 a 4 alunos.

Método de avaliação

 I. Condições gerais de participação, frequência e avaliação da UC

1.
A UC de Bioquímica integra:
- aulas teóricas (duas horas por semana);
- aulas teórico-práticas (sete sessões de 3h)
- aulas práticas de laboratório (cinco sessões de 3h)

2.
A participação nas aulas práticas de laboratório é obrigatória.

3.
O processo de avaliação inclui avaliações da parte teórica e prática da unidade curricular (UC).

4.
Estão excluídos da avaliação da parte teórica da UC os alunos que não tenham obtido frequência na parte prática da UC.

5.
Não se prevê qualquer sessão de repetição extraordinária de trabalhos práticos de laboratório.

6.
Se um aluno obtiver frequência da parte prática mas não tiver tido aprovação na parte teórica da UC, é-lhe conferida a frequência da parte prática da UC durante os dois anos lectivos subsequentes.



II. Obtenção de frequência

7.
A frequência da parte prática da UC consiste na realização, em grupos até 4 alunos, de trabalhos práticos de laboratório, na preparação desses trabalhos e na elaboração dos respectivos questionários.

8.
A avaliação contínua da parte prática da UC contempla:
- Capacidade de execução dos trabalhos práticos no laboratório e apreciação pelo docente responsável durante a aula prática.
- Assiduidade e cumprimento de prazos.
- Entrega da respectiva análise de resultados os respectivos questionários.

9.
Os questionários dos trabalhos práticos são da responsabilidade do grupo. Se for detectado qualquer plágio num questionário, nomeadamente sobre outros questionários da UC, será negada a frequência a todos os membros do grupo.

III. Avaliação da parte teórica e prática da UC

10.
A avaliação contínua da UC consiste na execução de três testes.


11.
Os testes decorrem sensivelmente a cada terço do semestre e incluem partes separadas da matéria. Cada teste contém um grupo de questões relativas aos trabalhos práticos efectuados em laboratório. Em cada teste a componente teórica contribui com 80% da nota total de cada teste. Os restantes 20% correspondem ao grupo com questões relativas aos trabalhos práticos efectuados em laboratório no corrente ano lectivo. Para obter aproveitamento, a classificação em qualquer dos testes não poderá ser inferior a 8 valores e a classificação média dos testes terá que ser igual ou superior a 9.5.

12.
O exame inclui toda a matéria e mantém as percentagens de 80% (componente teórica) e 20% (componente prática) tal como nos testes. Para obter aproveitamento, a classificação neste exame terá de ser igual ou superior a 9.5.

13.
Em caso de não aprovação Considera-se que o aluno optou por avaliação por testes em época normal se este entregar o 1º teste, independentemente da classificação obtida nesse teste. Caso o aluno desista da entrega do 1º teste, poderá apresentar-se ao exame de época normal.

14.
Os alunos com aproveitamento na avaliação contínua (testes) podem apresentar-se para melhoria de nota no exame. Para tal, deverão seguir as normas vigentes.



IV. Aproveitamento e Classificação final

15.
Apenas aos alunos com frequência na UC será atribuída uma nota final.


16.
Será aprovado na UC o aluno que tenha uma classificação final igual ou superior a 9.5.

Cursos