Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Elementos de Análise e Álgebra I

Código

10707

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Manuel Messias Rocha de Jesus

Horas semanais

6

Total de horas

71

Língua de ensino

Português

Objectivos

O estudante deve adquirir conhecimentos básicos de cálculo diferencial e integral, para  funções de uma variável real, e de Álgebra Linear e Geometria Analítica em |R2 e |R3 (ver Programa) assim como desenvolver raciocínio lógico e espírito crítico.

Pré-requisitos

O estudante deve possuir os conhecimentos matemáticos de nível secundário em Portugal (área científica).

Conteúdo

1. Álgebra Linear e Geometria Analítica: matrizes; sistemas de equações lineares; determinantes; valores próprios e vectores próprios de matrizes. Os espaços IR2 e IR3. Geometria vectorial.

2. Funções de uma variável real: cálculo diferencial e integral.

Bibliografia

[1] Cabral, I. & Perdigão, C. & Saiago, C., Álgebra Linear, Escolar Editora, 2008.

[2] Blyth, T. S. & Robertson, E. F. - Basic Linear Algebra, Springer Verlag, 1998.

[3] Anton, H. & Rorres, C. - Elementary Linear Algebra, Applications version, 9th Edition, John Wiley & Sons, Inc., 2005.

[4] Sá, A. & Louro, B. – Análise Matemática, Teoria e Exercícios. (Departamento de Matemática da F.C.T-U.N.L.) 

[5] Sá, A. & Louro, B. – Sucessões e Séries, Teoria e Prática. Escolar Editora, 2008. 

Método de ensino

Aulas teóricas e aula práticas de resolução de problemas.

Método de avaliação

Regras de Avaliação

A avaliação na disciplina de Elementos de Análise e Álgebra I é distribuída com possibilidade de dispensa de exame final de acordo com o Nº 4 do Art.º 1º do Regulamento de Avaliação sendo composta por: uma Avaliação Contínua por mini-testes e uma Avaliação por Exame Final.

Avaliação Contínua

Este tipo de avaliação aplica-se aos alunos inscritos que pretendam fazer um acompanhamento e avaliação faseados à disciplina e é composta por 4 mini-testes durante o semestre. Cada mini-teste tem a duração de 1 hora e 15 minutos sem intervalo, e será composto por uma parte de escolha múltipla e outra de resposta ampla. O mini-teste será cotado para 5 valores. Como a matéria da disciplina está dividida em duas partes, uma de álgebra e outra de análise, haverá dois mini-testes consecutivos de álgebra e outros dois consecutivos de análise. Na soma da classificação desses 4 mini-testes o aluno tem de obter pelo menos a classificação de 9.5 valores para obter aprovação à disciplina, se não tem de sujeitar-se à avaliação por exame final. Em nenhum dos mini-testes o aluno pode obter menos de 1.5 valores e a soma das classificações dos dois mini-testes consecutivos de análise e dos dois mini-testes consecutivos de álgebra não pode ser inferior a 3.5 valores. Para poder realizar qualquer dos mini-testes o aluno tem de estar inscrito na disciplina e de ter comparecido a, pelo menos, dois terços das aulas práticas leccionadas até à data da sua realização.

Classificação por Avaliação Contínua

A classificação obtém-se fazendo a soma aritmética das notas obtidas em cada um dos 4 mini-testes.

1 – Se a classificação for inferior, ou igual, a 9.4 o aluno pode passar à Avaliação por Exame Final.

2 - Se a classificação for superior, ou igual, a 9.5 e inferior ou igual, a 16.4, o aluno fica aprovado com essa classificação arredondada às unidades.

3 - Se a classificação for superior, ou igual, a 16.5 o aluno poderá optar entre ficar com a classificação final de 16 valores ou submeter-se a uma prova complementar para defesa de nota.

Avaliação por Exame Final

Esta avaliação destina-se aos alunos que não obtiveram sucesso na Avaliação Contínua e a todos os alunos inscritos que se queiram propor a exame. Este tipo de avaliação consiste na realização de um exame. Podem apresentar-se a esta avaliação todos os alunos inscritos na disciplina desde que tenham comparecido a, pelo menos, dois terços das aulas práticas lecionadas até à data da sua realização. Se a classificação obtida na prova entregue for inferior, ou igual, a 9.4 o aluno reprova. Se a classificação obtida na prova entregue for superior, ou igual, a 9.5 a classificação final é obtida de acordo com o que está indicado nos pontos 2 e 3 da classificação por avaliação contínua.

Os alunos inscritos com estatuto de trabalhador-estudante, ou outro regime especial devidamente comprovado, não se encontram sujeitos à restrição de frequência mínima das aulas práticas imposta para a apresentação aos mini-testes e exame.

Melhoria de classificação

Todo o aluno que pretenda melhorar a classificação obtida anteriormente deve inscrever-se, para esse efeito, no CLIP ou na Divisão Académica dentro dos prazos fixados. A classificação do exame de melhoria é obtida de acordo com o indicado nos pontos 2 e 3 da classificação por avaliação contínua. Se este resultado for superior ao já obtido anteriormente na disciplina, será tomado como nota final, caso contrário, não se verifica melhoria de nota.

 

Para a realização de qualquer uma das provas escritas (mini-testes ou exame) os alunos terão que:

a) inscrever-se e entregar um caderno (em branco) na Secretaria do Departamento de Matemática até uma semana antes da data da prova;  

b) serem portadores do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão, dentro do prazo de validade, no  ato da prova.  

 

Cursos