Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Genómica e Evolução Molecular

Código

10717

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio

Horas semanais

4

Total de horas

32

Língua de ensino

Português

Objectivos

Compreender os mecanismos básicos da evolução molecular. Conhecer os aspectos essenciais relacionados com o arquivo e obtenção, em bases de dados públicas, de sequências nucleotídicas. Conhecer os fundamentos das novas tecnologias de sequenciação de genomas e as etapas básicas de montagem e análise de dados de genomas completos sob diferentes perspectivas - genómica populacional, genómica comparativa e genómica funcional.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Genética Molecular e de Evolução. 

Dado esta UC fazer parte do elenco de UCs do Bloco Livre FCT alunos sem aqueles conhecimentos básicos são aceites no entendimento de que o estudo em autonomia da bibliografia de base indicada é realizado ANTES de cada aula (especialmente antes das Aula 1 e 2). 

Conteúdo

Programa resumido

  1. A evolução biológica – definições e mecanismos. A teoria neutral de evolução molecular.
  2. Alteração das frequências alélicas em função do tempo. Modelos de substituições nucleotídicas. Análise de polimorfismos de DNA. Teoria coalescente
  3. Evolução à escala molecular: adaptação e “balancing slection” e relógios moleculares.
  4. Organização e evolução de genomas. Duplicações de genes e de genomas. Conceitos gerais e duplicação do genoma da levedura Saccharomyces cerevisiae.
  5. Genómica comparativa e funcional. As diversas tecnologias de sequenciação de segunda geração. Identificação e descoberta de genes, de sequências regulatórias e de relações fenótipo/genótipo através da comparação de genomas. Identificação de eventos de transferência horizontal de genes (HGT).

Bibliografia

Bibliografia Aula 1 - Genética molecular - Recapitulação de conceitos fundamentais

Grilo LT, Videira A, 2001. Do DNA à Proteína. pp 15- 29. In Engenharia Genética, Princípios e Aplicações, 2001. Lidel.

Capítulo: Essentials of Molecular Biology. pp 175- 206. In Brook Biology of Microorganisms 12th ed.2009.

Bibliografia Aula 2 - Evolução biológica e evolução molecular

Capítulo: Vandamme, AM. 2009. Basic concepts of molecular evolution. In “The Phylogenetic Handbook”, Cambridge Univ Press

Método de ensino

As aulas teóricas clássicas de tipo expositivo são em número reduzido O estudo em autonomia é fortemente encorajado e determinante para a aprovação. A bibliografia (capítulos de livros ou artigos) é indicada antecipadamente e tem de ser consultada, estudada e assimilada antes das sessões presenciais com o docente. Privilegiam-se as sessões de discussão após o estudo em autonomia sendo a participação activa dos alunos monitorizada e avaliada. Nas sessões teórico-práticas são discutidos e resolvidos exercícios de aplicação dos conceitos abordados anteriormente. Dependendo do numero de alunos e da disponibilidade de meios serão realizadas sessões “hands-on” com computador.

Método de avaliação

A obtenção de frequência à Unidade Curricular é condição necessária para obter aprovação, ou seja, o número de faltas às aulas teórico-práticas não pode exceder 1/3 do número total de aulas teórico-práticas. Obter Frequência A avaliação consiste na realização de dois mini-testes na 4ª e 7ª semanas de aulas. Cada mini-teste é realizado individualmente e sem consulta e tem a duração de 45 min. Não é estabelecida nota mínima para os mini-testes. O segundo mini-teste incide preferencialmente sobre a matéria leccionada na segunda parte da UC. A nota final corresponde à média aritmética dos mini-testes. Para aprovação a nota mínima é 10. A frequência às aulas é fortemente encorajada e obrigatória no caso das aulas teórico-práticas.

Cursos