Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Barragens e Obras Subterrâneas

Código

10734

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Terra

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Fernandes da Silva

Horas semanais

4

Total de horas

72

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar conceitos básicos e adquirir capacidades que lhes permitam identificar os principais problemas geotécnicos a estudar para projecto e construção de Barragens e Obras Subterrâneas, bem como apontar os principais perigos geotécnicos associados à sua execução.

Pré-requisitos

É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas práticas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.

 

Conteúdo

Barragens. Exemplos de desastres por insuficiência de estudos geotécnicos e suas consequências. Funções do geólogo de engenharia. Finalidade das barragens. Orgãos anexos. Classificação das barragens. Comportamento mecânico dos diferentes tipos de barragens. Selecção do tipo de barragem. Factores intervenientes. Materiais de construção. Principais problemas a investigar (albufeira, barragem, órgãos anexos). Influência da geologia e geomorfologia. Permeabilidade, resistência e deformabilidade. Subpressões. Características de diferentes maciços rochosos para locais de barragem. Condução dos estudos geotécnicos para barragens, aproveitamentos hidroeléctricos e similares. Custo dos estudos. A fase de construção - aspectos executivos e o acompanhamento.

Obras subterrâneas - tipos de túneis e cavernas; suas particularidades. As dificuldades dos estudos geotécnicos; influência do recobrimento, das dimensões e do enquadramento físico. Influência da estrutura geológica na estabilidade da escavação e nas pressões no suporte. A dificuldade de avaliação das condições hidrogeológicas.  Condução dos estudos geotécnicos. Custo dos estudos. Métodos construtivos de túneis: métodos de desmonte - mecânicos, incluindo tuneladoras, tipos e requisitos especiais; e com explosivos; ciclos de trabalho.  Referência particular aos métodos Cut & Cover, NATM e de Madrid. Dimensionamento de sustimentos, com relevância para as classificações empíricas recentes. O acompanhamento técnico de obra - ATO.

Introdução à gestão do risco geotécnico.

Bibliografia

FELL, R.; MacGREGOR, P.;  STAPLEDON. D. & Bell, G. (2005) - Geotechnical engineering of dams. Taylor and Francis, ISBN-13: 978-0415364409.

KOLIMBAS, D. (2008) - Tunneling and tunnel mechanics, A rational approach to tunneling. SBerlin: Springer-Verlag, ISBN 978-3+540-25196-5.

VALLEJO, L. I. González de, & FERRER, M. (2011) - Geological Engineering. CRC Press Balkema Group, 678 pp.

WAHLSTROM, E. E. (1973) – Tunnelling in rock. Developments in Geotechnical Engineering, nº 3. Elsevier, Amsterdam.

WAHLSTROM, E. E. (1974) – Dams, dam foundations and reservoir sites. Developments in Geotechnical  Engineering, nº 6. Elsevier, Amsterdam.

Método de ensino

Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas incluindo elaboração de planos de prospeção, análise de projectos geotécnicos portugueses e eventuais visitas de estudo.

Método de avaliação

A avaliação continua inclui 2 testes, dois teórico-práticos, que colaboram igualmente para 80% da nota final e um trabalho de grupo que irá valer 20%.

Mantém-se o exame de recurso. 

Aprovação no caso de nota final igual ou superior a 9,5 valores.


Cursos