
Caracterização e Cartografia Geotécnica
Código
10747
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Paula Fernandes da Silva, Pedro Calé da Cunha Lamas
Horas semanais
6
Total de horas
64
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os alunos com aprovação nas matérias leccionadas deverão dominar diversas técnicas geotécnicas de ensaios tanto in situ como laboratoriais, bem como as suas vantagens e limitações, uma vez que é de primordial importância para os engenheiros geólogos seleccionarem e validarem os parâmetros obtidos em ensaios de campo/laboratório, necessários ao desenvolvimento da modelação geomecânica do terreno.
Adicionalmente, obterão também conhecimentos fundamentais à aplicação de parâmetros geotécnicos no contexto do zonamento geotécnico de terrenos. Para tal, os alunos deverão dominar conceitos básicos e adquirir capacidades que lhes permitam desenvolver trabalhos de cartografia geotécnica e geoambiental para o apoio ao estudo de sítios de obras de engenharia, à análise de riscos e ao planeamento regional e urbano
Pré-requisitos
Nenhum requisito especial, mas recomendam-se a aquisição de conhecimentos prévios no âmbito da prospecção mecânica, da geologia de engenharia e da mecânica dos solos.
É obrigatória a presença dos alunos em dois terços das aulas, no mínimo, salvo se estiverem inscritos ao abrigo de estatuto especial.
Conteúdo
Cartografia geotécnica no âmbito dos estudos para engenharia – origem e evolução. definição e tipos de cartas geotécnicas; conteúdos; influência da escala no conteúdo. Unidades geotécnicas e unidades litogenéticas. Classificação de cartas geotécnicas; exemplos de metodologias associadas e informação contemplada. Recomendações da IAEG. Cartografia geotécnica a 2,5D e 3D. Aplicações e tendências de evolução.
Zonamento geotécnico (ZG). Finalidades; factores principais a atender; dificuldades em estabelecer variações. Zonamento preliminar; número de zonas a definir; informação a contemplar. Importância do ZG para barragens, obras subterrâneas e fundações de edifícios; exemplos. Relevância do ZG no âmbito do caderno de encargos. Exemplos.
Aplicação prática a estudo(s) de terreno.
Caracterização geotécnica de terrenos. A problemática de caraterização de alguns tipos de terrenos; solos arenosos versus argilosos; perfis de meteorização; alguns exemplos de Portugal e do mundo. Ensaios in situ e de laboratório: aspectos técnicos e económicos.
Caracterização mecânica de solos in situ. Ensaios SPT - factores de correcção; correlações; análise crítica. Ensaios de penetração estática (CPT, CPTu, SCPTu, etc) - equipamentos, condução dos ensaios; piezocone - tratamento e interpretação de resultados; correlações; restrições à sua utilização. Ensaios de molinete (VST) - tratamento e interpretação de resultados; correlações; restrições à sua utilização. Ensaios com o dilatómetro de Marchetti (DMT) - equipamento; condução do ensaio e resultados; correlações; restrições à sua utilização. Ensaios com o pressiómetro (PMT) - equipamentos; condução do ensaio e resultados; restrições à sua utilização. Ensaios de placa (PLT) - equipamento; condução do ensaio e resultados; restrições à sua utilização.
Caracterização no laboratório - revisão dos principais ensaios para solos e rochas e normalização aplicável.
Bibliografia
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA de GEOLOGIA DE ENGENHARIA,1998. Geologia de Engenharia. Páginas e Letras, Editora Gráfica, São Paulo.
LNEC/SPG, 1992 -Seminário Internacional de ensaios in situ. LNEC, Lisboa.
SCHNAID F., 2000 – Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações. Oficina de Textos, São Paulo.
VALLEJO L.I.G.(ed.), 2002. Ingeniería geologica. Prentice Hall, Madrid.
DEARMAN, W. R.,1991. Engineering geological mapping. Butterworth, Oxford.
IAEG/UNESCO, 1976. Engineering geological maps. A guide to their preparation. The Unesco Press, Paris, Earth Sciences, nº 15.
SILVA, A. P. da, 2003.Cartografia Geotécnica do Concelho de Almada e o Sistema de Informação Geo-Almada. Tese de Doutoramento, UNL, Lisboa.
RODRIGUES-CARVALHO J.A., SILVA A.P.F. da & CAVALEIRO V., 2004. Cartografia geotécnica e geoambiental. Actas do 5º Congresso de Mapeamento Geotécnico e Geoambiental, São Carlos, Brasil.
ZUQUETTE L.V. & GANDOLFI, N., 2004. Cartografia geotécnica. São Paulo: Oficina de textos, 190 pp.
Método de ensino
Sessões teóricas com apoio de meios audiovisuais. Sessões práticas incluindo ensaios de campo, resolução de problemas e visitas de estudo.
Método de avaliação
Avaliação contínua por 2 testes e 2 trabalhos (que incluem trabalho de campo e de laboratório).
A frequência à unidade será garantida com a presença de, pelo menos, 2/3 das aulas. A mesma será válida para o correspondente ano lectivo e, no caso de reprovação, será válida também, e somente, para o ano lectivo subsequente.