Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Microbiologia Celular

Código

10778

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota

Horas semanais

4

Total de horas

34

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular confere competências no entendimento de aspectos moleculares e celulares de infecções microbianas, ao nível da interacção do micróbio patogénico com células do hospedeiro eucariota. Isto implica a aquisição de conhecimentos sobre mecanismos de virulência microbiana, e de métodos usados no seu estudo, e a aquisição ou solidificação de conhecimentos de biologia celular de eucariotas e de imunologia. Após completar esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  • Identificar as principais metodologias usadas no estudo da interacção micróbio-célula do hospedeiro.
  • Conhecer os principais mecanismos usados por bactérias patogénicas para resistir a defesas do hospedeiro.
  • Exemplificar processos e moléculas da célula hospedeira que são manipulados por proteínas de bactérias patogénicas.
  • Interpretar resultados laboratoriais relacionados com a interacção micróbio-célula do hospedeiro.

Pré-requisitos

- Conhecimentos de microbiologia e de biologia molecular e celular de procariotas e de eucariotas. 

- Esta unidade curricular (UC) é exclusivamente para alunos do Mestrado em Genética Molecular e Biomedicina. Casos excepcionais devem ser discutidos com o regente da UC.

Conteúdo

Esta unidade curricular centra-se nos mecanismos usados por micróbios patogénicos – com forte enfâse em bactérias - para manipular células animais. Apresentam-se os componentes moleculares envolvidos, quer das bactérias quer da célula animal. Ilustra-se a capacidade de bactérias patogénicas interferirem com os mais variados processos da célula hospedeira e de como isso permite entender não só o processo infeccioso mas também a biologia da célula eucariota. Os tópicos a abordar incluem:

  • Metodologias usadas no estudo da interacção micróbio-hospedeiro e de mecanismos de virulência bacteriana, com enfâse na secreção de proteínas.
  • Adesão bacteriana à matriz extracelular e à superfície de células animais.
  • Manipulação bacteriana da célula hospedeira: (i) do cito-esqueleto de actina (invasão, anti-fagocitose e mobilidade intracelular); (ii) do tráfico de membranas (sobrevivência e multiplicação intracelular); (iii) da apoptose e da resposta inflamatória (evasão da reposta imunitária).

Bibliografia

 

  • Cellular Microbiology, P. Cossart, P. Boquet, S. Normark, R. Rappuoli (Eds), American Society of Microbiology 2nd edition, 2004.
  • Bacterial Pathogenesis: a Molecular Approach, B. A. Wilson, A. A. Salyers, D. D. Whitt, and M. E. Winkler, American Society of Microbiology, 3rd edition, 2010.
  • Molecular Biology of the Cell, B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, M. Raff, K. Roberts, P. Walter, Garland Science, 5th edition, 2008.
  • Cellular and Molecular Immunology, A. K. Abbas, A. H. Lichtman, S. Pillai, Elsevier, 6th edition, 2007.
  • Artigos de revisão sobre os tópicos leccionados (providenciados pelo docente).

Método de ensino

A unidade curricular está organizada em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais (que incluirão uma componente teórico-prática de resolução de problemas) e seminários. As aulas teóricas terão como base livros de texto e artigos de revisão recentes e serão leccionadas por “data-show”. Nas aulas práticas laboratoriais os alunos trabalharão em grupos; estas aulas terão como base técnicas usadas para estudar o mecanismo de secreção de proteínas de Yersinia enterocolitica (usando estirpes não-patogénicas, atenuadas geneticamente). Nas aulas práticas laboratoriais, no intervalo entre manipulações experimentais, os alunos serão ajudados na resolução de problemas, criados com base em dados experimentais. Nos seminários os alunos apresentarão (em grupo) artigos de investigação recentes relacionados com a temática da unidade curricular.

Método de avaliação

 A avaliação contínua será dividida por:

  • avaliação teórico-prática:

- 2 mini-testes escritos (de 60 min cada) durante o semestre, baseados nas aulas teóricas e nas aulas práticas (70% da nota final; 35% + 35%; sem classificação mínima para aprovação final à unidade curricular).

- pré-inscrição obrigatória para realizar os mini-testes.

  •  avaliação laboratorial/projecto:

- apresentação de seminário (15 min, mais 5 de discussão, em grupos de 3 alunos) (30% da nota final; classificação mínima de 10 valores para aprovação final à unidade curricular)

Condições para obtenção de Frequência:

- presença em pelo menos 2/3 das aulas práticas laboratorais (pelo menos 3 aulas de um total de 5).

- apresentação do seminário e presença na apresentação de todos os seminários.

Condições para aprovação à unidade curricular:

- nota final de 10 valores.

Cálculo da nota final:

- a nota final será calculada com base nas notas dos componentes de avaliação e respectivas ponderações indicadas acima. Para este cálculo, as notas de cada um dos elementos de avaliação serão arrendondas à centésima e a nota final obtida será arrendondada ao número inteiro mais próximo.

Exame de recurso:

 - ver artigo 5º, ponto 9, do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos (Licenciaturas, Mestrados Integrados e Mestrados) da FCT (despacho Nº11/2013).

 

 

Cursos