
Biotecnologia Vegetal e de Células Animais
Código
10784
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria Godinho de Sá Nogueira, Paula Maria Marques Leal Sanches Alves
Horas semanais
7
Total de horas
58
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Sensiblização para a importância da biologia vegetal na produção de alimentos, fármacos, recursos energéticos ou celulose.
- Estabelecimento dos princípios básicos de biotecnologia vegetal nas três principais vertentes: cultura in vitro, engenharia genética e caracterização molecular (fundamentos e aplicações das tecnologias).
- Estabelecimento da Tecnologia de Células Animais como uma área crucial na descoberta e desenvolvimento de biofármacos complexos, nomeadamente proteínas recombinante, vacinas e vectores virais para terapia génica.
- Relevância das células estaminais como produtos de elevado potencial terapêutico.
- Desenvolvimento de competências na área de tecnologias de cultura de células como modelos in vitro para investigação fundamental e para ensaios pré-clínicos
- Estudos de caso e exemplos de aplicações biotecnológicas da tecnologia de células vegetais e animais
- Exploração comercial das áreas da biotecnologia vegetal e animal e mercado das biotecnologias.
Conteúdo
Parte A (50%) Células Animais – Paula Alves
Tópicos/Programa:
- Princípios básicos de cultura de células animais (tipos, origem e caracterização de células, meios de cultura e procedimentos experimentais), Técnicas de imortalização celular e desenvolvimento de linhas celulares produtoras.
- Cultura de células animais em bioreactores (tipos de bioreactores, modos de operação, parâmetros críticos), cinéticas de crescimento e produção, metabolismo celular, técnicas de imobilização e encapsulação celular, aumento de escala
- Purificação e técnicas analíticas para caracterização de biofármacos complexos
- Cultura de células animais para produção de biofármacos (proteínas – comparação de diferentes sistemas de expressão, expressão constitutiva e expressão transiente), vacinas, VLP’s e vectores terapia génica.
- Conceitos Básicos de GLP e GMP e sua importância do desenvolvimento de Biofarmacos.
- Novo Métodos e ferramentas para Desenvolvimento de terapias direccionadas
- Células animais como modelos para investigação pré-clínica. Aspectos de bioengenharia de células estaminais (expansão e diferenciação em bioreactors). Aplicações em terapia celular e como ferramentas para screening de biofármacos.
Local: ITQB-UNL, Oeiras
Total: 16 H - Teóricas; 16 H - Práticas / teórico-práticas
4 semanas consecutivas, 2º semestre
Manhãs: 9:00 -13:00 – teóricas Tardes: 14:00 – 18:00 – teórico/práticas
Número limite de alunos: 25
Parte B (50%) Plantas – Margarida Oliveira
Tópicos/Programa:
- Aspectos básicos da organização e funcionamento das plantas
- Princípios básicos de biotecnologia vegetal nas três principais vertentes: cultura in vitro, engenharia genética e caracterização molecular (fundamentos e aplicações das tecnologias).
- Exemplos concretos de aplicações específicas:Ética, risco e percepção pública
- melhoramento de variedades apoiado por marcadores moleculares
- controlo do desenvolvimento (embrião, flor, fruto, madeira, cortiça…)
- identificação de genes capazes de melhorar o comportamento vegetal em situações de stress (pragas e doenças, secura, salinidade)
- agricultura molecular (produção de fármacos e de vacinas)
Local: ITQB-UNL, Oeiras
Total: 16 H - Teóricas; 16 H - Práticas / teórico-práticas / workshop
4 semanas às 4-f 2º semestre
Manhãs: 9:00 – 13:00 – teóricas
Tardes: 14:00-16:00, 16:30-18:30 – teórico/práticas
Número limite de alunos: 25
25% - Workshop (dia 30/5) para apresentação e discussão de temas previamente fornecidos e com entrega de resumo de 3000 caracteres
*NOTA: os alunos com nota igual ou superior a 10 valores em cada um dos testes parciais ficam dispensados de exame. Os alunos que com nota inferior a 10 no teste parcial poderão apresentar-se a exame só na parte em que não foram aprovados. Para melhoria de nota os alunos terão que fazer o exame teórico das duas partes.
Bibliografia
BVA_Biotecnologia de Células Animais
Livros Gerais e Fundamentais:
- The Molecular Biology of the Cell, Alberts, B, Johnsons A, Lewis, J et al, 5Th Edition, Garland Science, Taylor & Francis Group
- Principles of Biochemistry, Leninger
- Biochemistry, Streyer
LIVROS sobre Tecnologia de Células Animais
1. Animal Cell Technology: From Biopharmaceuticals to Gene Therapy, Castilho, Morais, Augusto e Butler (Ed), Taylor and Francis Group (Pub)
2. Culture of Animal Cells: A Manual of Basic Techniques, Fresnhey (Ed) Wiley (Pub), and Comprehensive Biotechnology, Moo-Young (Ed) Elsevier (Pub)
3. Animal Cell Technology: From Biopharmaceuticals to Gene Therapy, 1st edition, by CAstilho L, Moraes A, Augusto E, Butler M, Barnes & Noble (Pub)
ou
4. Tecnologia do Cultivo de Células Animais de Biofármacos e Terapia Gênica, Morais AM, Castilho L, Augustos EP (Eds), Editora Roca (Pub)
As apresentações em power point das aulas estão nos textos de apoio no CLIP.
Serão disponibilizados artigos de revisão sobre diferentes tópicos.
Método de avaliação
A cadeira de Biotecnologia Vegetal e de Células Animais é constituída por 2 módulos (Vegetal e Células Animais).A nota da cadeira tem 4 elementos de avaliação pois a nota de cada módulo é calculada com 2 elementos de avaliação: teste escrito teórico e nota teorico-pratica (relatorios e/ou apresentação de artigo em workshop)
- Cada módulo tem um peso de 50% na nota final. Os alunos terão que ser aprovados (nota igual ou superior a 10) em cada um dos módulos. Em caso de reprovação a um dos módulos o aluno poderá repetir o exame relativo a esse módulo no mesmo ano lectivo.
- A nota do módulo de Células Animais é calculada com a ponderação: 30% teste escrito teórico + 20% teorico-pratica e prática (nota calculada com relatórios 50% e nota do resumo e apresentação do artigo no workshop).
- A nota do módulo de Vegeat é calculada com a ponderação: 25% (exame) + 25% (workshop, resumo).
- No fim de cada módulo haverá um teste parcial relativo. Os alunos com nota igual ou superior a 9.5 valores nos testes parciais ficam dispensados do exame teórico. Em caso de reprovação no teste parcial o aluno poderá apresentar-se a exame só no módulo reprovado.
- As notas das Aulas Práticas e Workshop poderão ser guardadas até ao máximo de 2 anos.
NOTA: Para melhoria de nota os alunos terão que fazer o exame teórico das duas partes.
Ano lectivo de 2012/2013
Módulo de Biotecnologia Vegetal (sala 3.02, edificio ITQB-UNL, Oeiras) - 50 % nota da cadeira
25% da nota da cadeira: teste parcial: 17 de Abril das 9:00 às 12:00:
25% da nota da cadeira: avaliação e workshop (discussão de artigso pelos grupos de trabalho) dia 3 e Abril das 14 às 18.
Módulo de Tecnologia de Células Animais (sala 2.13 edificio ITQB-UNL, Oeiras): 50 % nota da cadeira
30% nota da cadeira: teste parcial: 29 Maio das 9:00 às 12:00
20% nota da cadeira - Workshop dia 22 de Maio das 14 às 18cpara apresentação e discussão de temas previamente fornecidos e entrega de resumo de 3000 caracteres (10%); Relatório resumido aulas praticas (mais detalhes no calendário do módulo (10%):
EXAME: 27 de Junho (ponderação para a nota final 30% parte Celulas Animias e 25% parte biotecnologia Vegetal)