Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Aspetos do Pensamento Contemporâneo

Código

10785

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

6.0

Professor responsável

Christopher Damien Auretta

Horas semanais

3

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina aborda o impacte dos saberes técnico-científicos sobre a nossa maneira de representar e definir o que consideramos ser aspectos pertinentes da nossa identidade humana num mundo em ininterrupta e acelerada mutação. A construção de uma representação conceptual  do mundo moderno – mediante a análise de sites representativos da cultura contemporânea, reflexões ensaísticas bem como de obras artísticas e filosóficas – constitui uma actividade crítica árdua mas fundamental, pois permite-nos como alunos (aprendizes perpétuos que somos) e cidadãos (intervenientes, portanto, num espaço público sujeito a múltiplas influências, ora mais, ora menos democratizantes) mediar, no mundo das nossas relações sociais, os desafios lançados pelos saberes continuamente renovados pela investigação científica e pelas suas aplicações tecnológicas. Face a um mundo em contínua transformação, formular-se-ão vários focos de questionamento entre os quais os seguintes: 1) Como definirmos as fronteiras do humano sob o impacte destas transformações?; 2) À luz de que conceitos avaliarmos o impacte de uma racionalidade (predominantemente instrumentalista) sobre a nossa vida em comum bem como sobre o planeta em geral e, consequentemente?; 3) Como  determinarmos as nossas responsabilidades como pessoas pensantes, como cidadãos intervenientes e como habitantes de um planeta crescentemente fragilizado pela nossa dominação dos processos naturais em forma de tecnologias que são por sua vez cada vez mais potentes?  

Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos: 

(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos: 
  • conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
  • discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
  • compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana

 (ii) plano da aquisição de competências: 

  • efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
  • contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
  • elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito

 

 

Pré-requisitos

Esta disciplina é de segundo ciclo, e integra o Programa de Mestrado em Ensino da Matemática, Biologia Geologia, Física e Química.

 

 

 

Conteúdo

1. Aspectos do Pensamento Contemporâneo, Christopher Damien Auretta

Para o semestre em curso, ir-se-á dar prioridade à abordagem das seguintes questões apresentadas em pares antagónicos:

  • O progresso vs a barbárie;
  • A dissolução electrónica das fronteiras vs o endurecimento do fundamentalismo; 
  • A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço vs a erosão de uma memória cultural milenar;
  • O corpo natural vs a reinvenção e os novos trajectos do corpo bio-tecnológico,

sendo tais pares antagónicos subjacentes à obra intitulada O Mundo na Era da Globalização. (Este livro contém cinco conferências que se debruçam sobre os cinco núcleos temáticos seguintes: a Globalização, o Risco, a Tradição, a Família e a Democracia. Dedicar-se-ão duas aulas a cada capítulo deste livro cujo autor, Anthony Giddens, foi Director da London School of Economics and Political Science (1997 – 2003) bem como um escritor prolífico traduzido em mais de vinte línguas, cujas reflexões sobre a modernidade servirão de base para as nossas análises e debates.) Outras obras pertencentes ao Material Fundamental serão abordadas igualmente, sobretudo em forma de excertos extensos, em conjunto com a leitura da obra de Giddens. (Para ler e saber mais a respeito deste autor, consultar o site de Anthony Giddens, com transcrições de várias conferências suas: http://old.lse.ac.uk/collections/meetthedirector/lectures.htm(2001-02 Director''''s Lectures: ''''Global Futures at a Time of Transition'''') * Ver igualmente mais sobre a London School of Economics:http://www.lse.ac.uk/collections/meetthedirector/formerDirectorsAndLsesHistory.htm) Estas leituras fundamentais serão complementadas com a leitura de breves excertos de outras obras de natureza literária, filosófica e ensaística.

Assim, APC apresenta-se de acordo com o seguinte programa, correspondendo cada módulo a aproximadamente duas sessões:

· 1.1. Introdução ao conceito da contemporaneidade. A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental. Reflexões iniciais.

1.2. Abordagem inicial à problemática da contemporaneidade: O progresso técnico-científico vs novas formas de barbárie ética e cultural.

1.3. o avançar dos saberes vs a persistência do mal (físico e moral).

1.4. A dissolução electrónica das fronteiras e a globalização política, económica e cultural vs o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.

1.5. A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço vs a erosão de uma memória cultural milenar.

1.6. A opressão, a tortura e o assassínio de indivíduos e grupos de algum modo dissidentes relativamente à hegemonia de uma Norma, de uma ordem política ou ainda de uma ortodoxia religiosa vs a luta pelo reconhecimento dos direitos – considerados de alcance universal – de indíviduos e de minorias de vária ordem: a modernidade ocidental como processo emancipatório do sujeito.

1.7. O corpo natural vs a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.

· 2. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “tradição” desenvolvido por Anthony Giddens.

· 3. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “família” desenvolvido por Anthony Giddens.

· 4. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “democracia” desenvolvido por Anthony Giddens.

· 5. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “risco” desenvolvido por Anthony Giddens.

· 6. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “globalização” desenvolvido por Anthony Giddens.

· 7. Síntese final

Estas leituras fundamentais serão complementadas com a leitura de breves excertos de outras obras de natureza literária, filosófica e ensaística.

Bibliografia

Bibliografia Fundamental  para APC com Christopher Damien Auretta:

Este material básico encontrar-se-á disponível em formato pdf na nossa página no Moodle ou será entregue oportunamente pelo docente ao longo do semestre:

 

1. Material Fundamental (Para além da série de conferências de Anthony Giddens intitulada O Mundo na Era da Globalização, iremos abordar breves excertos de alguns destes livros de acordo com a temática desenvolvida ao longo do semestre. ) 

As Chaves do Século XXI, pref. Koïchiro Matsuura, trad. Luís Couceiro Feio. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

  Gray, John. Al-Qaeda e o Significado de Ser Moderno, trad. Margarida Periquito. Lisboa: Relógio D’Água, 2004. (Professor do Pensamento Europeu na London School of Economics) 

 

Lacroix, Michel. O Princípio de Noé ou a Ética da Salvaguarda, trad. Sérgio Pereira. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.  

 

Lévy, Pierre. O que é o virtual?, trad. Sandro Patrício Gama Nóbrega. Coimbra: Quarteto Editora, 2001.

 

Touraine, Alain. Um Novo Paradigma, Para Compreender o Mundo de Hoje, trad. Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

 (Haverá leituras suplementares e visitas a sites e a outras IGNOREes multimédia a fim de alargar as bases do diálogo estabelecido na disciplina de APC.)

 

Método de ensino

Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração semanal de reflexões escritas ao longo do semestre.

 

Método de avaliação

Método de avaliação no seminário de APC SEMESTRE ÍMPAR, 2012-2013:

* Entre 8-10 Reflexões elaboradas inicialmente durante os seminários (60%-70%)

 * A assiduidade e a participação activa têm uma consideração porcentual na nota final de 30-40%.

Ou seja:

1)      A elaboração de cada Reflexão semanal pressupõe a leitura prévia do material previamente indicado pelo docente no MOODLE para cada seminário. A elaboração de cada Reflexão é colectiva, de co-autoria e de co-responsabilidade.

2)      A participação no diálogo e na elaboração posterior de cada Reflexão durante o seminário é essencial. O docente tomará sempre em conta a participação de cada mestrando/a. Daí, a necessidade de fazer as leituras indicadas antes de cada seminário.

3)      No caso de um/a mestrando/a não poder assistir a um seminário, terá sempre, bem entendido, acesso ao texto de cada Reflexão elaborada durante o seminário (acessível a todos, bem entendido, no MOODLE), mas, para incluir no seu Dossier final a respectiva Reflexão, em cuja elaboração não participou durante o seminário a que faltou, terá forçosamente que incluir “comments” seus de modo a “participar” assim, posteriormente, na Reflexão. Somos co-autores, primeiro, durante o seminário; segundo, nos “comments” que posteriormente se introduzirem por cada mestrando/a nas Reflexões.

4)      Sendo assim, a assiduidade é de máxima importância. O docente entende que há, em certos casos, dificuldade em comparecer aos seminários. Daí, a importância dos “comments” feitos em casa por cada mestrando/a relativamente às Reflexões.

5)      A assiduidade e a participação activa têm uma consideração porcentual na nota final de 30-40%.

6)      A entrega do Dossier final, por parte de cada mestrando/a, será feita presencialmente, em formato impresso, em finais de Janeiro de 2013, em data(s) a determinar entre nós bem como  enviada ao respectivo link na nossa página do MOODLE.

 

 

Cursos