Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Eletrónica I

Código

10932

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Electrotécnica

Créditos

6.0

Professor responsável

João Carlos Palma Goes, Nuno Filipe Silva Veríssimo Paulino

Horas semanais

5

Total de horas

68

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta cadeira tem como objectivo explicar o funcionamento de componentes electrónicos básicos, tais como díodos e transístores. Pretende-se que o aluno aprenda as características eléctricas destes componentes bem como saber dimensionar circuitos electrónicos  simples baseados nos diversos tipos de transístores.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Análise Matemática, Electromagnetismo e Circuitos Eléctricos.

Conteúdo

1-       Díodos de Junção Bipolar: Díodo ideal, Característica tensão-corrente do díodo, analise de circuitos com díodos; modelo de pequenos sinais do díodo; Díodo de Zener; circuitos rectificadores.

2-     transístores de junção bipolar (TJB): zonas de funcionamento; características dos TJBs; calculo do ponto de funcionamento em repouso de circuitos com TJB; modelo de pequenos sinais do TJB; Circuitos de amplificação com transístores TJB; emissor comum, base comum, seguidores de emissor; pares diferenciais e IGNOREes de corrente; circuitos de amplificação multi-andar.

3-     Transístores de efeito de campo (MOSFET e JFET): características tensão corrente; analise DC (calculo do PFR); modelo de pequenos sinais; circuitos de amplificação utilizando MOSFETS e JFETS.

4-     Circuitos lógicos básicos: estudo de circuitos lógicos simples (NAND, NOR e inversores) utilizando transístores MOS.

5-     Amplificadores operacionais: Amplificador operacional ideal; analise de circuitos com amplificadores operacionais; Características não ideais dos amplificadores;

Bibliografia

M.M. SILVA, Introdução aos Circuitos Eléctricos e Electrónicos (2ª edição), F. C. Gulbenkian, Dezembro 2001.
M. M.  SILVA, Circuitos com Transístores Bipolares e MOS ,F. C. Gulbenkian, Janeiro 2003.
Sedra/Smith, Microelectronic Circuits, Fifth edition

Método de ensino

Exposição teórica da matéria, acompanhada da resolução de alguns exemplos de problemas pelo docente. Resolução de problemas pelos alunos nas aulas práticas. Aulas laboratoriais com pré-preparação e elaboração de relatório pelos alunos. Elaboração de projecto final.

Método de avaliação

Os alunos são avaliados em duas componentes: teórica (T) e laboratorial (L). A nota final é obtida através da formula NF=0.7*T+0.3*P. Para o alunos ter aprovação na cadeira é necessário que ambas as componentes sejam superiores a 9,5.

 

Para os alunos poderem ter frequência é necessário ter nota positiva na componente laboratorial. Isto implica a realização de 4 trabalhos de laboratório (a presença nas respectivas aulas de laboratório é obrigatória) e os respectivos relatórios e ainda a realização de um trabalho final. A frequência e a nota laboratorial são válidas para os anos seguintes, embora ao fim de dois anos a nota laboratorial seja reduzida para 10 valores.

 

A nota da componente teórica é obtida através de 3 testes ou de um exame final. A nota de cada teste deve ser superior a 8 valores. Se o aluno reprovar nos testes pode ir ao exame de recurso.

Cursos