Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

História das Ciências

Código

10995

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Maria Oliveira Carneiro

Horas semanais

3

Total de horas

32

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

Esta disciplina tem por objectivo dotar os estudantes de:

1- uma visão geral da evolução da ciência, com destaques para a física e as ciências da vida, desde meados do século XIX até ao presente, tendo em conta os contextos, social, político e cultural;

2- instrumentos críticos face aos acontecimentos históricos;

3- conhecimentos necessários ao aprofundamento futuro dos temas tratados ou com eles relacionados.

Pré-requisitos


Não tem

Conteúdo

 Modos de construir o conhecimento científico no século XIX: Darwin e a teoria da evolução; sistemas tecnológicos e a física; os micróbios. O início do século XX: uma nova física - Raios X, radioactividade e o electrão -  e novas indústrias; novas ciências da vida - genética, melhoramento animal e vegetal, e a eugenia. Psicanálise e Psicologia. As ciências e a I Guerra Mundial: a ‘guerra dos químicos’; a intervenção dos químicos, físicos e psicólogos. Problemas de escala: física e instrumentação, macromoléculas, polímeros e origens da biologia molecular. As ciências e a II Guerra Mundial: o Projecto Manhattan; o radar; a penicilina. Os projectos da Guerra Fria: os cientistas e o controlo das armas nucleares; átomos pela paz;‘big science’; transístores; a corrida espacial; a ‘revolução verde’. As ciências da Guerra Fria: marcadores e datação pelo radiocarbono; quarks; computadores e cibernética; DNA; radioastronomia; tectónica de placas. Os anos 60: movimentos sociais e as ciências; a pílula; a biomedicalização da vida quotidiana. As ciências no anos70: a nova biotecnologia e a empresarialização da ciência; propriedade intelectual; a indústria farmacêutica; os projectos do genoma humano; a SIDA e o papel do público nas políticas de financiamento da investigação. A física e as ciências globais desde os anos 70: CERN e SSC; fusão a frio; mudança climática; nanociência.

Bibliografia

 

P. J. Bowler and John V. Pickstone, eds., The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)

 P. J.  Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)

M. J. Nye, ed., The Cambridge History of Science: Volume 5, The Modern Physical and Mathematical Sciences (Cambridge, 2002)

 R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science (London/Nova Iorque, 1990)

R. Bud, The Uses of Life. A History of Biotechnology (Cambridge, 1994)

Método de ensino

Apresentação dos temas pela docente, discussão the textos e/ou excertos de filmes previamente lidos ou vistos  pelos alunos relativos aos assuntos em estudo. 

Método de avaliação

 Um ensaio escrito sobre um tema seleccionado, um ''quizz online'' e dois mini testes. Alternativamente os alunos poderão optar por um exame final.

Cursos