
Pensamento Contemporâneo
Código
10996
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Christopher Damien Auretta
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
OS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA DE PC
Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos:
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
-
conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
-
discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
-
compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana
(ii) plano da aquisição de competências:
-
efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
-
contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
-
elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
Pré-requisitos
Esta disciplina é de primeiro e/ou de segundo ciclo, conforme o curso.
Conteúdo
1. Pensamento Contemporâneo
Para o semestre em curso, ir-se-á dar prioridade à abordagem das seguintes questões apresentadas em pares antagónicos:
-
A Modernidade face à Tradição: continuidades e discontinuidades;
-
A dissolução digital das fronteiras vs o endurecimento do discurso fundamentalista;
-
A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço vs a erosão de uma memória cultural milenar;
-
O corpo natural vs a reinvenção e os novos trajectos do corpo bio-tecnológico,
sendo tais pares antagónicos subjacentes à obra intitulada O Mundo na Era da Globalização. (Este livro contém cinco conferências que se debruçam sobre os cinco núcleos temáticos seguintes: a Globalização, o Risco, a Tradição, a Família e a Democracia. Dedicar-se-ão duas aulas a cada capítulo deste livro cujo autor, Anthony Giddens, foi Director da London School of Economics and Political Science (1997 – 2003) bem como um escritor prolífico traduzido em mais de vinte línguas, cujas reflexões sobre a modernidade servirão de base para as nossas análises e debates.) Assim, PC apresenta-se de acordo com o seguinte programa, correspondendo cada módulo a aproximadamente duas sessões:
·1.1. Introdução ao conceito da contemporaneidade. A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental. Reflexões iniciais.
1.2. Abordagem inicial à problemática da contemporaneidade: O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.
1.3. O avançar dos saberes vs a persistência do mal (físico e moral).
1.4. A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural vs o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.
1.5. A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço vs a erosão de uma memória cultural milenar.
1.6. A luta pelo reconhecimento dos direitos – considerados de alcance universal – de indíviduos e de minorias de vária ordem: a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.
1.7. O corpo natural vs a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.
·2. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “tradição” desenvolvido por Anthony Giddens.
· 3. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “família” desenvolvido por Anthony Giddens.
·4. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “democracia” desenvolvido por Anthony Giddens.
·5. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “risco” desenvolvido por Anthony Giddens.
·6. Consequências concretas e significado cultural destes pares antagónicos relativamente ao conceito de “globalização” desenvolvido por Anthony Giddens.
·7. Síntese final
Estas leituras fundamentais serão complementadas com a leitura de breves excertos de outras obras de natureza literária, filosófica e ensaística.
Bibliografia
Bibliografia Fundamental para PC:
1. Material Fundamental (Para além da série de conferências de Anthony Giddens intitulada O Mundo na Era da Globalização*, iremos abordar breves excertos do seguinte conjunto de obras de acordo com a temática desenvolvida ao longo do semestre. )
Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização, trad. Saul Barata. Lisboa: Editorial Presença, 2002.
Gray, John. Al-Qaeda e o Significado de Ser Moderno, trad. Margarida Periquito. Lisboa: Relógio D’Água, 2004. (Professor do Pensamento Europeu na London School of Economics)
----------. Sobre Humanos e Outros Animais, trad. Miguel Serras Pereira. Porto: Lua de Papel, 2006.
Lévy, Pierre. O que é o virtual?, trad. Sandro Patrício Gama Nóbrega. Coimbra: Quarteto Editora, 2001.
Steger, Manfred B. Globalization, A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2003.
2. Obras Filosófico-Literárias: narrativa, poesia, drama (Excertos de um ou dois do seguinte conjunto de obras serão abordados ao longo do semestre):
Coetzee, J.M. À Espera dos Bárbaros, trad. José Agostinho Baptista. Lisboa: Dom Quixote, 2003.
Conrad, Joseph. O Coração das Trevas, trad. Aníbal Fernandes. Biblioteca Visão, 2000.
Gedeão, António. Poemas Escolhidos Antologia Organizada Pelo Autor. Lisboa: Edições João Sá da Costa, 1996.
----------. RTX-78/24. Lisboa: Guimarães Editores,1963.
Huxley, Aldous. Admirável Mundo Novo, trad. Mário Henrique Leiria. Lisboa: Edição «Livros do Brasil», [1932] 2000.
Ionesco, Eugène. A Lição, trad. Ernesto Sampaio. Lisboa: Cotovia, 1998.
Kafka, Franz. A Metamorfose, trad. Gabriela Fragoso. Lisboa: Editorial Presença, 1999. .
Levi, Primo, Se Isto É Um Homem, trad. Simonetta Cabrita Neto. Lisboa: Teorema, [1947], 1988.
Orwell, George. Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, trad. Ana Luísa Faria. Lisboa: Antígona, 1999.
Schlink, Bernard. O Leitor, trad. Fátima Freire de Andrade. Lisboa: ASA, 1999.
Zamiatine, Euvgueni. Nós, trad. Maria João Gomes. Lisboa: Antígona, 1990.
Método de ensino
Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração semanal de reflexões escritas ao longo do semestre.
Especificamente:
1. Análise de sites, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias antes e durante a aula, visionamento e análise de filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre;
2. A elaboração semanal de reflexões escritas na aula ao longo das dez primeiras semanas do semestre baseadas no diálogo estruturado durante a aula bem como nas leituras realizadas antes da aula.
Método de avaliação
Tem três elementos:
A. A avaliação teórico-prática:
1) O elemento escrito: duas reflexões em torno de temas específicos do programa em PC, elaboradas, em conjunto com o docente, no decurso de duas aulas: a primeira reflexão, a 19 de Abril; a segunda reflexão, a 17 de Maio.
2) O elemento oral: a apresentação de um diálogo em torno de um dos temas específicos do programa em PC, em grupos de 1 a 4, ao longo do mès de Maio, em datas a determinar com os estudantes.
B. A avaliação sumativa: em cada aula, os estudantes participarão na construção do diálogo em torno do tema para esse dia, previamente indicado. Os estudantes serão avaliados cada semana de acordo com o seu grau de preparação para estes diálogos na aula. Alternativmente, os alunos poderão participar num fórum no MOODLE em torno de um tema previamente anunciado.
FREQUÊNCIA: 1) a presença em pelo menos 7 aulas das 12 aulas que existem este semestre e respectiva participação no diálogo na aula;. 2) a elaboração das duas reflexões, com o docente, na aula, de acordo com o primeiro elemento da avaliação t-p); e 3) a realização da apresentação oral, correspondente ao segundo elemento da avaliação t-p.