
Métodos de Exame e Análise
Código
11000
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
15.0
Professor responsável
Márcia Gomes Vilarigues
Horas semanais
12
Total de horas
262
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo fazer uma introdução às mais relevantes técnicas instrumentais de análise utilizadas na caracterização de materiais que constituem uma obra de arte.
O aluno deverá ser capaz de equacionar questões relevantes, sem as quais nenhuma técnica analítica poderá ser usada com sucesso, sobre a utilização das técnicas, tais como :
Qual o tipo de informação que se pretende ?
Quão importante é a informação pretendida num contexto de uma questão de história de arte e/ou de conservação restauro ?
A técnica ou conjunto de técnicas propostas podem conduzir a modelos que são necessários para a subsequente interpretação dos resultados obtidos ?
Pré-requisitos
Formação básica em Química Geral.
Conteúdo
No âmbito das cadeiras de Métodos de Exame e Análise são estudas as seguintes técnicas analíticas, que poderão ser classificadas do seguinte modo:
Exame de superfície/aquisição de imagem: fotografia documental com luz visível incidência normal e rasante, luz U.V., filtro I.V, radiografia;
Microscopias: óptica no U.V. e Vis, electrónica de varrimento, de força atómica
Análise elementar: espectrometria de fluorescência de raios-X dispersiva de energias, espectrometria com feixes de iões, espectrometria de massa, espectrometria de absorção atómica, espectrometria de emissão atómica, análise por activação com neutrões
Caracterização molecular: espectroscopia de absorção molecular UV/VIS/NIR, espectrometria de infra-vermelho, espectroscopia Raman, cromatografia líquida de alta resolução
Caracterização estrutural: espectrometria de ressonância magnética nuclear, difracção de raios-X.
Datação e estudos de proveniência: dendrocronologia, radiocarbono, análise isotópica.
No primeiro semestre e em parte do segundo são ensinados vários métodos instrumentais de análise. Após o estudo das diversas técnicas analíticas o aluno realiza um projecto em grupo, em que escolherá uma Obra ou um objecto de interesse cultural para analisar. Este pequeno projecto de investigação é orientado por um dos docentes, ou por um especialista de outra instituição na área da técnica principal a ser utilizada.
Bibliografia
Geral
Modern Analytical Methods in Art and Archaeology
Ed. Enrico Ciliberto & Giuseppi Spotto. John Wiley & Sons, 2000.
Analytical Techniques in Materials Conservation
Barbara Stuart, John Wiley & Sons, 2007.
Principles of Instrumental Analysis
(5th edition), Douglas A. Skoog, F. James Holler, Timothy A. Nieman, Harcourt College Publishers, San Francisco, 1998
A bibliografia específica de cada técnica analítica será indicada pelo respectivo docente.
Método de ensino
O ensino desta cadeira será dado através de aulas teóricas sobre as técnicas descritas no programa e aulas práticas sobre algumas técnicas seleccionadas.
Os alunos deverão ainda desenvolver um projecto de investigação em que o conhecimento sobre as diferentes técnicas seja integrado.
Método de avaliação
A nota final (NF) contém 50% da parte teórica (exame) e 50% da parte prática (NP). A avaliação dos trabalhos práticos faz-se a partir dos respectivos relatórios
Nota mínima no exame: 9 Valores