Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Princípios de Química e Técnicas de Laboratório e Segurança

Código

11004

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

9.0

Professor responsável

Fernando Jorge da Silva Pina

Horas semanais

8

Total de horas

122

Língua de ensino

Português

Objectivos

Cadeira de índole geral que deverá fornecer a estrutura básica de conhecimentos para as restantes disciplinas de química. Tem um segundo importante objectivo que é o de servir de ensino propedêutico aos alunos provenientes de áreas onde a Química não teve suficiente expressão.

Conteúdo

Programa das aulas Teóricas:

Exemplos da importância da Química na Conservação e no Restauro. Do átomo à molécula. Modelos atómicos e de ligação química. Propriedades periódicas. Ligação química no estado sólido. Ligação iónica. Sólidos covalentes. Ligação metálica. Forças de van der Waals. Ligação de hidrogénio. Factores termodinâmicos que controlam o equilíbrio químico. Cálculos de equilíbrio em reacções químicas. Reacções ácido base, de precipitação e redox. Introdução à cinética química. Ordem, energia de activação e mecanismos de uma reacção.

Programa das aulas Teórico Práticas:

1. A tabela periódica dos elementos; Nomenclatura química; Medição, unidades de grandeza do SI e manipulação de números. 2. 0 número de Avogadro; Conversão de nº de átomos a moles; Conversão entre massa e moles; Calcular a massa molar de um composto; Calcular concentrações de soluções 3. Estequiometria de uma reacção (acerto de equações químicas); rendimento de uma reacção química. 4. Configuração electrónica e propriedades periódicas. 5. Ligação química; notação de Lewis e estruturas de Lewis; Ligação química e estrutura química tridimensional (RPECV, Hibridação). 6. Ácidos e bases, definições, cálculo do pH de uma solução. 7. Cálculo do pH em soluções de ácidos orgânicos fracos, bases, em titulações ácido-base, em sistemas tampão. 8. Cálculo do produto de solubilidade e da solubilidade. 9. Reacções redox. Equação de Nernst.

Bibliografia

Química, R. Chang, 5ª edição, McGraw-Hill.
Química: Princípios e Aplicações, D. Regger, S. Goode, E. Mercer, Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.
Chemistry: Molecules, Matter and Change, P. W. Atkins and L. Jones, 3rd edition, Freeman.

Método de ensino

O programa de PQ é transmitido e discutido ao longo de 28 aulas teóricas de 1h e 14 aulas teórico-práticas de 2h, assim como 6 workshops de cerca 4 horas

Método de avaliação

1-Obtenção de frequência através de testes com dispensa de exame final.
2-Exame final, para quem não obteve a passagem por testes ou para quem queira melhorar a nota.

Cursos