Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia Molecular B

Código

1116

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

Ilda Maria Barros dos Santos Gomes Sanches

Horas semanais

4

Total de horas

65

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição e integração de conhecimentos básicos sobre a estrutura da célula e a função de macromoléculas biológicas. Treinar os alunos para algumas técnicas básicas de manipulação do DNA, relacionando-as com a teoria. Proporcionar um primeiro contacto com a literatura científica da área, sua pesquisa e consulta, incluindo treino de análise e interpretação de artigos científicos. Estimular a percepção das diferentes aplicações da Biologia Molecular e da sua interdisciplinariedade com as outras ciências. Competências gerais: Conhecimentos básicos e essenciais sobre a síntese, estrutura e função dos ácidos nucleicos e sua coordenação e localização na célula. Conhecimentos básicos sobre isolamento e análise de ácidos nucleicos. Sensibilização para algumas das aplicações da Biologia Molecular na investigação básica e aplicada. Competências específicas: Conhecimentos básicos de Biologia Molecular necessários para a frequência de disciplinas mais avançadas de genética molecular e/ou engenharia genética.

Pré-requisitos

não tem

Conteúdo

Aquisição e integração de conhecimentos básicos sobre a estrutura da célula e a função de macromoléculas biológicas. Treinar os alunos para algumas técnicas básicas de manipulação do DNA, relacionando-as com a teoria. Exercitar o contacto com a literatura científica da área, sua pesquisa e consulta, incluindo treino de análise e interpretação de artigos científicos. Estimular a percepção das diferentes aplicações da Biologia Molecular e da sua interdisciplinariedade com as outras ciências. Competências gerais: Conhecimentos básicos e essenciais sobre a síntese, estrutura e função dos ácidos nucleicos e sua coordenação e localização na célula. Conhecimentos básicos sobre isolamento e análise de ácidos nucleicos. Sensibilização para algumas das aplicações da Biologia Molecular na investigação básica e aplicada. Competências específicas: Conhecimentos básicos de Biologia Molecular necessários para a frequência de disciplinas mais avançadas de genética molecular e engenharia genética.

Aulas laboratoriais: Revisão de procedimentos para propagação de células bacterianas em meios de cultura liquidos. Preparação de diluições seriadas para contagem de colónias e determinação da concentração celular por unidade de volume (unidades formadoras de colónias/ml). Isolamento, purificação e quantificação de ácidos nucleicos: DNA plasmídico (método de lise alcalina) e DNA de células da mucosa oral (adaptado de ‘DNA Extraction Module Genes in a Bottle” lab kit. Bio-Rad Lab.). Espectrofotometria nos UV. Hidrólise enzimática do DNA plasmídico. Electroforese em gel de agarose para visualização de formas isoméricas e integridade do DNA. Elaboração de mapas físicos. PCR e aplicação na detecção de polimorfismos humanos: amplificação do gene Tas2R38 (associado ao fenótipo de sensibilidade ao sabor amargo) em amostras de DNA de células da mucosa oral; restrição do DNA amplificado (PCR-RFLP) e análise de polimorfismos T/NT (taster/non-taster) do gene Tas2R38.

Bibliografia

Os seguintes livros contêm capítulos sobre os conteúdos abordados nas aulas:

Benjamin Lewin (2007). Genes IX. Jones and Bartlet Publishers.

http://biology.jbpub.com/book/genes/

Bruce Alberts, Alexander Johnson, Julian Lewis, Martin Raff, Keith Roberts, Peter Walter (2008. Molecular Biology of the Cell. Garland Science

http://www.scibooksdirect.com/covers/Misc_docs_1161312.pdf        

Harvey Lodish; Arnold Berk, Chris A. Kaiser, Monty Krieger, Anthony Bretscher, Hidde Ploegh, Angelika Amon, Matthew P. Scott (2012). Molecular Cell Biology. W.H. Freeman

http://whfreeman.com/Catalog/product/molecularcellbiology-seventhedition-lodish

Sambrook J., and D. W. Russell. (2001) Molecular Cloning - A Laboratory Manual. 3rd Edition. Cold Spring Harbor Laboratory Press. New YorK

Método de ensino

Ensino teórico, laboratorial com sessões teórico-práticas e resolução de questionários.

Método de avaliação

 

Regras de Avaliação:

 

A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das três componentes da avaliação:

 

i) Avaliação teórica/prática (75% = 15 valores). Dois testes parciais escritos, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas, com duração máxima de 1h cada teste, sem nota mínima cada teste. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos dois testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota zero nesse teste. A nota obtida é resultante da média aritmética simples dos dois testes, calculada até às décimas.

 

ii) Avaliação laboratorial (20% = 4 valores). Duas apresentações orais para avaliação de grupo de alunos de conhecimentos de conteúdos de aulas práticas com duração máxima de 10min cada apresentação. As apresentações incidem sobre os resultados, discussão e conclusões relativos à execução de protocolos experimentais de módulo práticos. A data das apresentações é divulgada no inicio das aulas e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhuma das duas apresentações. Caso um aluno falte a um às duas apresentações orais, com justificação válida e tenha participado na realização dos trabalhos e na preparação das apresentação(ões) terá a nota correspondente igual  a do seu grupo. Pode ser atribuída nota diferente aos elementos de um mesmo grupo, consequente da exposição oral e respostas a questões dos docentes. A nota obtida é resultante da média aritmética simples das duas apresentações orais, calculada até às décimas.

 

iii) Avaliação sumativa (5% = 1 valor). Consiste na avaliação individual ao longo do semestre baseada na participação/empenho e desempenho laboratorial durante a execução dos dois módulos práticos, realização de fichas, resolução de problemas.

 

-        Todas as informações estão disponíveis no CLIP.

 

-        Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados na página ‘moodle’ da UC.

 

 

Condições para obter Aprovação

Ter frequência e classificação final igual ou superior a 10 valores.

 

Exame de Recurso

Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas. Exame escrito com duração máxima de 2h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação ou para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática do ano lectivo corrente ou do ano anterior (inscrição no CLIP obrigatória).

 

Frequência

O aluno terá frequência à UC se assistir a 2/3 do número de aulas práticas previstas. Será assinada uma folha de presenças nas aulas práticas. O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso.

 

Alunos com Frequência anterior com nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente laboratorial estão dispensados das aulas práticas e mantêm a nota anterior das componentes laboratorial e sumativa e terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/prática.

 

Alunos com Frequência anterior sem nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência em anos anteriores e sem nota da componente laboratorial estão dispensados das aulas práticas mas terão obrigatoriamente de ser avaliados nas componentes de avaliação teórica/prática, avaliação laboratorial e sumativa sendo fornecido pelo docente toda a informação e materiais necessários para a realização destas ultimas componentes de avaliação.

 

Melhoria de nota

Exame (escala de 0 a 20 valores) escrito com duração máxima de 2h, realizado na época de recurso (inscrição no CLIP obrigatória). Consiste na avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas do corrente ano lectivo e a nota componente de avaliação laboratorial do(s) ano(s) anterior(es) não conta.

 

Cursos