Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Climatologia

Código

7156

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

3.0

Professor responsável

Alexandra de Jesus Branco Ribeiro, Isabel Maria Gonçalves Correia Sepúlveda

Horas semanais

2

Total de horas

30

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição de um conjunto de conhecimentos na área da climatologia, necessários quer a Disciplinas leccionadas a jusante, quer adaptados ao trabalho que um engenheiro do ambiente poderá vir a desenvolver.

Pré-requisitos

Não é necessário nenhum requisito.

Conteúdo

A geofísica e a meteorologia. Estrutura e composição da atmosfera. Radiação solar e terrestre. Balanço energético global. Buraco do ozono. Aumento do efeito de estufa. Alterações climáticas. Temperatura do ar. Humidade do ar. Dinâmica da atmosfera: estabilidade e instabilidade do ar, processos adiabáticos. Orvalho e geada. Nuvens, nebulosidade e nevoeiros. Precipitação. Massas de ar e frentes. Pressão atmosférica. Sistemas de vento. Circulação geral da atmosfera. Sistemas climáticos. Caracterização climática de Portugal.

Bibliografia

CUNHA, F.R. 1977. Meteorologia Geral e Agrícola. Instituto Superior de Agronomia, Lisboa.
DAVEAU, S. 2005. Portugal Geográfico. Ed. Sá da Costa, Lisboa.
DONN, W.L. 1978. Meteorologia. Tradução espanhola. Editorial Reversé, Barcelona.
FORBES, K., MOITA, R. & SANTOS, F.D. 2001. Mudança Climática em Portugal. Impactes e Medidas de Adaptação SIAM-Sumário executivo e conclusões. Gradiva
IPCC, 2001. Climate Change – Impacts, Adaptation and Vulnerability. IPCC publications. Cambridge University Press.
IPCC, 2001. Climate Change – Mitigation. IPCC publications. Cambridge University Press.
LUTGENS, F. K. 2004. The atmosphere : an introduction to meteorology. Frederick K. Lutgens & Edward J. Tarbuck (eds), 9th ed., New Jersey: Prentice Hall.
SANTOS, F.D., FORBES, K. & MOITA, R. 2002. Climate Change in Portugal. Scenarios, Impacts and Adaptation Measures SIAM Project. Gradiva.

Método de ensino

A leccionação das aulas teórico-práticas: 1) Uma parte é realizada em salas de aula, equipadas com data-show, e 2) Outra parte é realizada no laboratório de ensino (Lab. 143).
 O material pedagógico para acompanhamento da matéria é disponibilizado na ficha da Disciplina no Moodle e no site da Disciplina: disciplinas.dcea.fct.unl.pt/solos/clima:
A ficha da Disciplina criada no Moodle, também permite o acompanhamento dos alunos ao longo do semestre, nomeadamente, no que respeita à realização do trabalho de grupo.

 

Método de avaliação

1.1 - Obtenção de frequência a) Nº de faltas inferior ou igual a 20%, relativamente ao nº total de aulas teórico-práticas semestrais. b) Realização e apresentação de trabalho em grupo. Os grupos são de 3 alunos. O peso do trabalho na avaliação final é de 30%. A nota mínima é de 10 valores. O cumprimento dos pontos a) (nº de presenças) e b) (apresentação e exposição do trabalho) é obrigatório para a obtenção de frequência. 1.2 – Avaliação da matéria Os alunos podem optar por um sistema de avaliação contínua (1.2.1) ou por um sistema de avaliação por exame final (1.2.2). Em ambos os casos, esta avaliação tem um peso de 70 % na classificação final. 1.2.1 - Avaliação contínua a) Realização de 2 testes ao longo do semestre, cuja média tem de ser superior ou igual a 10 valores. 1.2.2 – Avaliação por exame final. São admitidos a exame final, os alunos que tenham obtido frequência à Disciplina, e que: i) não tenham optado pela avaliação contínua (época normal e época de recurso) ou ii) não tenham tido a aprovação mínima exigida no sistema de avaliação contínua (época de recurso), referido em 1.2.1. 1.3 – Trabalho de grupo: O trabalho deve obedecer às normas de formatação disponibilizadas na página da disciplina, no Moodle. 1- No prazo limite de entrega do trabalho, este deverá ser entregue como documento escrito e, simultaneamente, descarregado na página da disciplina no Moodle (no local já criado para este efeito). 2- Cada grupo fará uma exposição oral do seu trabalho, através de uma apresentação que não pode exceder os 15 minutos. Nota: o acompanhamento da disciplina é feito através de uma página já criada na plataforma Moodle desta Faculdade. Assim, todos os alunos devem estar inscritos na referida página, de forma a poder acompanhar devidamente a disciplina.

 

Cursos