Poluição Acústica
Código
7170
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira
Horas semanais
2
Total de horas
28
Língua de ensino
Português
Objectivos
Obter as noções básicas sobre poluição acústica e desenvolver capacidades para a avaliação deste problema através da mapas de ruído e da sua resolução através de diferentes medidas de mitigação.
Pré-requisitos
Nenhuns.
Conteúdo
A física dos fenómenos ondulatórios - ondas longitudinais, velocidade de propagação, interferência, ressonância, coeficientes de absorção e transmissão, vibrações. Fenómenos acústicos - tipo de fenómenos acústicos, objectividade vs. subjectividade, o espectro acústico, oitavas e 1/3 de oitavas. O ruído de baixa frequência. Caracterização de fenómenos acústicos - o decibel., ponderação A, níveis de pressão, intensidade e potência sonoras, impedância acústica. Cálculos com dB. Campos sonoros - livre, difuso, próximo. Fontes sonoras - pontual, linear, plana. Propagação acústica em recintos fechados - reverberação. Princípios associados à nova legislação europeia sobre ruído (Directiva e transposição). Efeitos para a saúde humana da exposição excessiva a fenómenos acústicos - surdez, incomodidade, a doença vibroacústica. Exposição ocupacional. Legislação - Regime Legal sobre a Poluição Sonora. Mapas de ruído. Elaboração, leitura e utilidade. Análise de exemplos. Medições de ruído. Utilização do sonómetro. Avaliação do ruído no âmbito de estudos de impacte ambiental Controlo e mitigação do ruído. Materiais e métodos para redução de ruído na IGNOREe, no receptor e na propagação. Barreiras acústicas.
Bibliografia
- Behar, A., M. Chasin, M. Cheesman, 1999. Noise Control – A Primer, Singular Press, 131 pp.
- Kotzen, B., C. English, 1999. Environmental Noise Barriers, Spon Press, 184 pp.
- Smith, B.J., R.J. Peters, S. Owen, 1996. Acoustics and Noise Control, Longman, 344 pp.
- Bies, D., H. Colin, Engineering Noise Control: Theory and Practice, Spon Press, 744 pp.
Método de ensino
Dependendo da matéria em causa há uma componente mais expositiva versus uma componente mais orientada para a descoberta pelos alunos que aliás é consubstanciada com a realização de pequenos trabalhos em grupo. Em todas as aulas há um período de discussão sobre os elementos de conhecimento dos alunos e por eles recolhidos.
Método de avaliação
Dois testes ou exame individual (50%) (mínimo 9,5 valores no total). Dois trabalhos extensos realizados individualmente (50%) (mínimo 9,5 valores no total).
Cursos