
Economia Ecológica
Código
7192
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
5.0
Professor responsável
Rui Jorge Fernandes Ferreira Santos
Horas semanais
4
Total de horas
66
Língua de ensino
Português
Conteúdo
0. A visão da Economia Ecológica: escala sustentável, afectação eficiente e distribuição justa.
1. Sustentabilidade (2 aulas): conceitos, indicadores físicos de avaliação.
2. Macroeconomia e Sustentabilidade (5 aulas): contas nacionais; políticas macroeconómicas; a economia Portuguesa; o Ambiente nas contas nacionais (e.g. ISEW, SEEA, Poupança Genuína).
3. Ambiente e Comércio Internacional (2 aulas): balança de pagamentos; a teoria clássica: vantagens absolutas e comparativas no Comércio Internacional; Organização Mundial de Comércio; comércio livre, ambiente e competitividade.
4. Gestão de Recursos Naturais (5 aulas): jogo da Pesca (“Fish Banks”); economia dos recursos não renováveis - afectação intertemporal de um recurso não renovável, custo de escassez, conceitos e modelos, exercícios; economia dos recursos renováveis - exploração eficiente e sustentada: conceitos e modelos, extinção de espécies e o livre acesso, exercícios, desafios na governação dos recursos comuns.
5. Avaliação Custo-Benefício (4 aulas): introdução à avaliação económica de recursos ambientais; conceito de valor económico; disposição para pagar (WTP) e aceitar (WTA); valor económico total (e.g. uso, opção, legado, existência); metodologias de avaliação - princípios, técnica e recomendações (e.g. alterações na produtividade, custo de viagem, avaliação contingente, “benfit transfer”); casos de estudo; limitações da avaliação custo-benefício.
6. Avaliação Multicritério (2 aulas): estruturação do processo de decisão; soluções dominadas, não-dominadas e melhor solução de compromisso; métodos de decisão multicritério: análise da matriz de decisão, teoria de utilidade multi-atributo, modelos aditivos lineares, métodos “outranking”; integração de informação qualitative; incerteza e risco na decisão; MCA em contextos participativos.
7. Narrativas sobre o Ambiente - debate (baseado no livro de John Dryzek, 2005) (2 aulas)
8. Instrumentos de política de ambiente – integrando a economia ecológica, economia do ambiente e a governação sustentável (síntese e trabalho de grupo).
Método de avaliação
A avaliação da disciplina é realizada com base na realização de um conjunto diversificado de actividades ao longo do semestre, permitindo o acompanhamento do percurso do aluno. Os diversos componentes da avaliação e respectiva ponderação são os seguintes:
- 3 Ensaios com base em documentação distribuída previamente (trabalho de grupo – 2 elementos) - 50% (20% + 15% + 15%) – tópicos:
- “Avaliação da Sustentabilidade”, 20%
- “Avaliação Custo-Benefício”, 15%
- “Gestão de Recursos/Instrumentos”, 15%
- Debate “Narrativas sobre o Ambiente” - 15% (trabalho de grupo – 2 elementos – só serão admitidos 3 elementos se esse arranjo não colocar em causa o funcionamento das aulas no formato pretendido).
- Teste final - 35%.