
Catálise
Código
7212
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Félix Trindade Lobo
Horas semanais
3
Total de horas
50
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter completado unidades curriculares de química orgânica, bioquímica e de química física de nível de bacharelato.
Conteúdo
Catálise heterogénea: Passos da reacção catalítica. A isotérmica de Langmuir. Mecanismos de Langmuir-Hinshellwood e Eley-Rideal. Passos controladores da velocidade e lei cinética. Desactivação de catalisadores. Reacção e difusão intraparticular. Preparação e caracterização de catalisadores heterogéneos. Exemplos de aplicação de catalisadores heterogéneos em reacções de química fina.Os zeólitos: selectividade de forma e selectividade de estado de transição. Zeólitos e materiais afins em síntese orgânica (ácidos de Lewis e Bronsted, reacções de isomerização, substituição electrófila em arenos, substituição nucleófila e adição, síntese de passos múltiplos). Catálise básica (hidrólise e transesterificação, condensação de compostos carbonilo). Heterogeneização de catalisadores homogéneos: ship-in-a-bottle em zeólitos, ancoragem de catalisadores homogéneos em suportes sólidos.
Laboratórios: Conjunto de experiências laboratoriais que permitem a aplicação da matéria dada nas teóricas.
Bibliografia
0. Fundamentos y Aplicacíones de la Catálisis Homogénea, L. A. Oro & E. Sola (ed.). CYTED, Zaragoza, 2000.
1. Organometallics in Synthesis, a Manual, M. Schlosser (ed.) Wiley, 2004.
2. Elements of Chemical Reaction Engineering, H. Scott Fogler, 3rd edition, Prentice-Hall, 1998.
3. Catálise Heterogénea, J.L. Figueiredo e F. Ramôa Ribeiro, Fund. Calouste Gulbenkian, 1989.
4. Catalyse de Contact, J.F. Le Page, J. Cosyns, P. Courty, E. Freund, J.P. Franck, Y. Jacquin, B. Juguin, C. Marcilly, G. Martino, J. Miquel, R. Montarnal, A. Sugier, H. van Landeghem, Technip, Paris, 1978.
5. Homogeneous Catalysis: Understanding the Art, P. W. N. M. van Leeuwen, Springer, 2004.
Método de ensino
Aulas presenciais leccionadas com o apoio de data show ou no quadro envolvendo uma grande interactividade aluno-professor.
Método de avaliação
Avaliação da componente prática conta para 1/3 da nota final. Baseia-se no desempenho laboratorial e nos relatórios elaborados. Avaliação teórica pela realização de exame final que conta para 2/3 da nota final.