
Gestão do Património
Código
7420
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel Morais Lavrador Pereira, Márcia Gomes Vilarigues
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
a) Dotar os alunos com os conhecimentos adequados para uma gestão dos recursos patrimoniais;
b) Dar a conhecer os conceitos fundamentais, a sua evolução histórica e principais contributos teóricos e práticos relacionados com o património cultural e a museologia;
c) Dar a conhecer diferentes abordagens e soluções relacionadas com a valorização, usufruto e divulgação dos testemunhos patrimoniais;
d) Desenvolver competências e o espírito crítico dos alunos em relação à complexidade e multiplicidade da realidade patrimonial e museológica nacional e internacional.
Conteúdo
Cultura, património e museus. Definição de cultura. Economia e Cultura: entre o global e o local. Tutelas e políticas do património: o caso português.
Património(s): origem e evolução histórica do conceito. A construção social do património. Panorama contemporâneo: diversidade tipológica e especialização. Bibliotecas e Arquivos. Património imaterial. Políticas de salvaguarda, protecção e classificação. Valorização económica e usufruto do património. Patrimonialização versus musealização.
Museu: conceito e antecedentes históricos. Colecções. Tipologias disciplinares. Da nova museologia à museologia crítica. Museografia.
Os museus enquanto instituições: modelos de gestão e financiamento. Planeamento museológico. Conteúdos funcionais e organização interna.
Incorporação e modalidades de ingresso. Processamento dos testemunhos patrimoniais: registo, inventário e catalogação. Numeração e marcação. Sistemas de documentação: objectivos e funções. Informatização dos SD. As TIC’s ao serviço dos museus.
Museus e informação: uma realidade complexa. O papel da investigação. Organização da informação e representação do conhecimento nos museus. Gestão da informação: a perspectiva norte-americana e a perspectiva europeia.
Reservas: condições, problemas e soluções. Reservas visitáveis. Equipamentos e acesso físico e intelectual às colecções. Movimentação das colecções.
Comunicação. Interpretação e Exposição: formulação dos conceitos. Exposição – função, modelo e duração. Projecto expositivo: equipa, encenação e montagem. Mobiliário, testemunhos e informação escrita. O marketing dos museus. Componente comercial.
A função educativa do museu. A animação pedagógica das colecções e serviços educativos. Actividades culturais. Públicos e museus: os desafios contemporâneos.
Bibliografia.
Bibliografia
Maria Pilar Garcia Cuetos (2012). El patrimonio cultural: conceptos básicos. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza.
Freda Matassa. (2011). Museum collections management: a handbook (New Edition.). Londres: Facet Publishing.
Andrés Gutiérrez Usillos. (2010). Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: Ediciones Trea.
Ross Parry [ed.]. (2010). Museums in a Digital Age. London/New York: Routledge
Filipe Mascarenhas Serra. (2007). Práticas de gestão nos museus portugueses. Lisboa: Universidade Católica Editora.
[A restante bibliografia será indicada em aula]
Método de ensino
Presencial. As aulas teóricas são expositivas apoiadas com a apresentação de pwpt. Nas aulas teórico-práticas são analisados e discutidos textos sobre a matéria teórica ou apresentados exemplos de boas práticas por convidados ou efectuadas visitas de estudo.
Método de avaliação
1. Componentes de avaliação
Avaliação contínua com uma componente de avaliação (avaliação de Projecto) com três elementos de avaliação.
2. Elementos de avaliação
2.1. Uma apresentação de 10 minutos relativa à conferência “Património e Museus”
2.2. Uma recensão crítica a um artigo (máximo duas páginas A4)
2.3 Projecto: trabalho escrito + presentação relativa ao trabalho escrito (trabalho escrito no máximo 10 páginas A4)
3. Fórmula de cálculo da classificação final (CFinal)
CFinal = 0.5*(classificação de elemento 2.3.) + 0.35*(classificação do elemento 2.2.) + 0.15*(classificação do elemento 2.1.)
A classificação de cada elemento é dada na escala 0-20, com arredondamento às décimas, e cada parcela é arredondada às décimas. A CFinal é arredondada às unidades.
4. Classificação dos elementos de avaliação e notas mínimas
É exigida classificação mínima de 10 (9,5) no Projecto (elemento 2.3)
Não são aceites trabalhos entregues fora do prazo. Os trabalhos escritos deverão ser entregues em formato digital (PDF e Word) e versão impressa; a apresentação em formato PowerPoint ou similar.
5. Requisitos de assiduidade
O número de faltas não justificadas não pode exceder três.
6. Pré-inscrição
Não há necessidade de pré-inscrição nos elementos de avaliação.