Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Reactores Químicos III

Código

7545

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

6.0

Professor responsável

Joaquim Silvério Marques Vital

Horas semanais

8

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os principais objectivos da disciplina são:

·         Incutir nos estudantes a noção da complexidade do processo catalítico, nomeadamente a noção de que não é apenas a reacção química que tem um papel importante na determinação da velocidade do processo global, mas que também a transferência de massa, externa ou interna, pode ser crucial no cálculo dos parâmetros necessários ao dimensionamento do reactor ou à previsão do seu comportamento.

·         Fornecer aos estudantes de Engenharia da Reacção Química a descrição dos principais tipos de reactores catalíticos e dos modelos matemáticos que permitem simular o seu funcionamento e determinar os principais parâmetros operacionais.

Com os conhecimentos adquiriudos os estudantes deverão ser capazes de:

·         Propor mecanismos reaccionais para uma reacção catalisada, deduzir os correspondentes modelos cinéticos, determinar os parâmetros desses modelos e escolher o modelo que melhor se ajusta aos dados cinéticos experimentais.

·         Determinar se um dado processo catalítico é limitado pela reacção química ou pela transferência de massa, externa ou intraparticular.

·         Simular o funcionamento de um reactor catalítico, com o recurso aos modelos matemáticos apropriados, e determinar os parâmetros que permitem o dimensionamento do reactor, nomeadamente, a conversão, o peso de catalisador ou o volume do reactor.

Pré-requisitos

Não há requisitos nesta unidade curricular.

Conteúdo

Transporte e reacção em catalisadores sólidos.

Efeitos de gradiente interfaciais: resistências à transferência de calor e massa; coeficiente de transferência de calor e coeficiente de transferência de massa.

Efeitos de gradiente intraparticulares: modelação da difusão em sistemas porosos; difusão e reacção no interior da partícula de catalisador - o modulus generalizado; multiplicidade de estados estacionários em partículas de catalisador; partículas de catalisador não isotérmicas.

Reactores catalíticos heterogéneos.

O reactor de leito fixo: modelos pseudo-homogéneos uni- e bidimensionais; o conceito de transporte efectivo – contribuições estática e dinâmica; comportamento transiente por desactivação do catalisador; operação não isotérmica – o reactor adiabático de leito múltiplo; modelos heterogéneos uni- e bidimensionais.

O reactor de leito fluidizado: aspectos da fluidização e transporte de sólidos; modelação – o modelo de Kunii-Levenspiel.

Reactores multifásicos: o reactor "trickle-bed" e o reactor de lamas.

Reactores de membrana:  transferência de massa em membranas – o fenómeno da concentração de polarização; modelação de reactores de membrana catalítica: membranas densas e membranas porosas; reacções múltiplas em reactores de membrana.

Bibliografia

1.

H. Scott Fogler, Elements of Chemical Reaction Engineering, 4rd edition, Prentice-Hall, 2006.

2.

J.L. Figueiredo e F. Ramôa Ribeiro, Catálise Heterogénea, Fund. Calouste Gulbenkian, 1989.

3.

Francisco Lemos, José Madeira Lopes, Fernando Ramôa Ribeiro, "Reactores Químicos", IST Press, Lisboa 2002

4.

G. Froment, K. Bischoff, Chemical Reactor Analysis and Design, 2nd edition,  John Wiley & Sons, 1990

Método de ensino

Os conteúdos da disciplina são veiculados via página web.

A disciplina é constituída por uma parte teórica, consistindo em unidades lectivas de uma hora cada, com apresentações em Power Point, e por uma parte prática.

A parte prática da disciplina é, por sua vez, constituída por sessões Laboratoriais onde são adquiridos dados, os quais são posteriormente tratados em sessões Teórico-Práticas, em sala de computadores, utilizando software apropriado.

Algumas das sessões teórico-práticas são reservadas à resolução de problemas tipo.

Método de avaliação

A avaliação é constituída por uma parte escrita e uma parte prática. A escrita consiste em dois testes e/ou exame final. A prática consiste em sessões de laboratório e computador, nas quais serão realizados trabalhos, que serão posteriormente entregues por via electrónica. A aprovação é obtida com uma nota mínima de 10 valores, média ponderada das partes escrita (40%), na qual deve ser obtida a nota mínima de 8 valores, e prática (60%), na qual a nota mínima é de 10 valores.

Cursos