
Biologia Animal
Código
7933
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Helena Ferrão Ribeiro da Costa, Maria Luísa Faria de Castro de Castro e Lemos
Horas semanais
4
Total de horas
63
Língua de ensino
Português
Objectivos
O principal objectivo desta disciplina é o conhecimento dos processos evolutivos e da biodiversidade animal. No que respeita à biodiversidade, é atribuida particular ênfase a aspectos anatómicos e fisiológicos e às relações organismo-ambiente.
Pré-requisitos
Não existem pre-requisitos
Conteúdo
I Processos evolutivos. 1. 1 A história da vida na Terra. Macroevolução e microevolução. Taxas e padrões de evolução. 1.2 Mecanismos de evolução. Variabilidade intraespecífica. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Factores de microevolução. 1.3 Espécies e especiação. Conceito de espécie. Mecanismos de isolamento reprodutivo. O significado da especiação. 1.4 Construção e interpretação de filogenias. Caracteres utilizados na construção de filogenias. Classificação biológica e relações evolutivas. II Evolução da Biodiversidade. 2. 1 Protistas e Eucariotas. 2.2 O Reino Animal. Aspectos estruturais e funcionais. 2.3 Os primeiros animais e os Lophotrochozoans. Aspectos fundamentais nas relações evolutivas entre animais. Esponjas, Cnidários e Ctenóforos. Protostómios and deuterostómios. Os primeiros Lophotrochozoans – Platelmintas e Rotíferos. Lofoforados. Spiralians – Anelídeos e Moluscos. 2.4 Ecdysozoans. Filos do grupo dos Artrópodes. Equinodermes. Cordados. Programa Teórico-Prático - observação de aspectos estruturais e funcionais dos principais grupos animais . Eaboração de um dossier sobre Diversidade Animal.
Bibliografia
- Life. The Science of Biology”. Sadava, Heller, Orians,Purves e Hillis. 8ª edição 2008. Sinauer Associates Inc. USA
- "Five Kingdoms". Lynn Margulis e Karlene V. Schwartz. 3ª Edição 2001. Freeman and Company Eds.
- "Evolution". Monroe Strickberger. 3ª Edição 2000. Jones & Bartlett Publishers International, U. K.
Método de ensino
As aulas teóricas tratam os aspectos essenciais e mais relevantes dos dois grandes módulos do programa. O programa teórico e, em particular, o conhecimento da Biodiversidade Animal (cerca de 2/3 do programa total) está estruturado em estreita complementaridade com o programa teórico-pratico, em que o aluno tem a possibilidade de observação de videos, preparações definitas e organismos de uma colecção de referência. O estímulo à participação, envolvimento no debate e apresentação de trabalhos eleborados em grupo, são aspectos previlegiados nestas aulas. O apoio tutorial é fundamental para aprofundar temas específicos, elaborar e apresentar trabalhos de grupo, bem como elaborar um dossier da biodiversidade animal.
Método de avaliação
A avaliação consta de quatro testes ao longo do semestre sobre os programas teórico e teórico-prático e apresentação de um trabalho de grupo. Teorica e teórico-prática terão um peso idêntico, 50%, na avaliação final.
Classificação final: 0,50 (T) + 0,45 (TP) + 0,05 (trabalho de grupo)
A frequência é dada pela presença do aluno em pelo menos 2/3 do número de aulas teórico-práticas e elaboração do respectivo portefólio.