
Bioenergia
Código
8854
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa
Créditos
6.0
Professor responsável
Benilde Simões Mendes, João Cândido Barbosa Morais
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Objectivos
Aquisição de conhecimentos, capacidades e competências: (1) Transferência de energia, produtividade dos ecossistemas e caracterização da sua dinâmica; (2) Diversidade florestal portuguesa. Produção e aproveitamento da biomassa florestal e dos resíduos como alternativa energética; (3) Produção, processamento e utilização de algumas culturas energéticas para fins energéticos; (4) Processos de produção de bio-etanol a partir de culturas energéticas e de resíduos. Produção de bio-diesel a partir de culturas oleaginosas e de resíduos e Normas de qualidade dos bio-combustíveis; (5) Protecção da saúde pública e controlo ambiental integrado das fileiras de produção/utilização.
Pré-requisitos
Não se prevêem.
Conteúdo
1. Biomassa florestal. Culturas energéticas. Definição e âmbito.
2. Culturas ricas em açúcares, em biomassa lenho-celulósica, em fibra e em óleos. Impacte ambiental e dimensão económica e social.
3. Biomassa e conceito de resíduo. Tipologia de resíduos. Estratégias de utilização integrada e formação de redes de unidades. Operações unitárias de processamento de biomassa e resíduos. Sistemas de tratamentos de biomassa e resíduos. Vias de reconversão/valorização. Análise do ciclo de vida.
4. Importância e níveis de produção dos biocombustíveis na economia europeia e mundial. Diferentes tipos de biocombustíveis.
5. Produção de bioetanol a partir de culturas energéticas e de resíduos lenho-celulósicos. Produção de biodiesel a partir de oleaginosas, resíduos alimentares e gorduras animais. Impactes ambientais e Normas de qualidade.
6. Controlo ambiental integrado das fileiras de produção/utilização.
7. Estudo de casos.
Bibliografia
Hasenauer, H. (2005) Sustainable Forest Management. Growth Models for Europe, Hasenauer, H. (Ed.), Springer-Verlag (Publs.), 398 pp (ISBN 978-3540260981)
Sorensen, Bent (2007) Renewable Energy Conversion, Transmission, and Storage, Academic Press (Ed.), 334 pp, (ISBN 978-0123742629)
Naim H. Afgan and Maria da Graça Carvalho (2000) Sustainable Assessment Method for Energy Systems:indicators, criteria and decision making procedure. Kluwer Academic Publishers (Eds.), 192 pp, (ISBN 0792378768)
Bridgwater A. V. (2008) Advances in Thermochemical Biomass Conversion, Vol. I, Bridgwater A. V. (Ed.), Springer (Publs.), 1770 pp (ISBN 0751401714)
J. F. Santos Oliveira (2005) Gestão Ambiental. Lidel - Edições Técnicas Lda (Ed.), (ISBN 972-757-328-2), 344 pp.
El Bassam, N. (2010) Handbook of Bioenergy Crops - A complete reference to species, development and applications. London, United Kingdom: Earthscan, Ltd., 516 pp.
Método de ensino
Sessões teóricas em sala com data-show. Sessões teórico-práticas com análise e discussão de casos estudo e resolução de exercícios. Sessões tutoriais.
Método de avaliação
Cinco mini-testes durante o semestre. Cada teste (30 minutos) tem a pontuação de 4 valores. A classificação final é cumulativa. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
Teste final, no caso de reprovação nos mini-testes. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).