Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Hidráulica Urbana

Código

9376

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Professor responsável

João Gouveia Aparício Bento Leal, João Nuno Sequeira Fernandes

Horas semanais

4

Total de horas

49

Língua de ensino

Português

Objectivos

Proporcionar aos alunos conhecimentos nas áreas de Abastecimento de Água Potável e de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais.

Pré-requisitos

Os alunos devem apresentar conhecimentos nas áreas dos escoamentos em pressão e dos escoamentos com superfície livre. Devem, ainda, apresentar conhecimentos básicos na utilização de programas de desenho gráfico (ex: AutoCad) e de folhas de cálculo (ex: Excel).

Conteúdo

Bases gerais de dimensionamento de sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas, industriais e pluviais: noção de horizonte de projecto, de período de projecto e de construção faseada; Cálculo de evolução populacional, métodos analíticos e método das componentes demográficas; estimativa e cálculo de capitações de água de abastecimento e consumos específicos; factores de ponta e factor de afluência, cálculo de caudais de águas residuais e revisão de hidrologia (cálculo de caudais de águas pluviais); Órgãos de um sistema de abastecimento de água: estruturas de captação de água em origens superficiais e em origens subterrâneas (tipos, concepção e dimensionamento); Sistemas Adutores (por gravidade e por bombagem), concepção geral, traçado de condutas e de canais de adução, dimensionamento técnico-económico de sistemas adutores; concepção de dimensionamento de sistemas elevatórios (construção civil, equipamentos e instalações eléctricas); exploração e telecomando de sistemas adutores e de sistemas elevatórios; reservatórios de distribuição (concepção e dimensionamento); redes de distribuição malhadas e ramificadas, concepção e dimensionamento; Noções gerais de tratamento de águas de abastecimento. Sistemas de drenagem de águas residuais e de águas residuais pluviais: tipos de sistemas, concepção e dimensionamento de colectores, emissários e sistemas elevatórios; Noções gerais de tratamento de águas de residuais.

Bibliografia

a)    Apontamentos da unidade curricular disponibilizados no CLIP (https://clip.unl.pt/).

b)    Regulamento Geral de Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e Drenagem de Águas Residuais. Ministério das Obras Públicas, Transporte e Comunicações, Decreto Regulamentar nº 23/95.

c)    Manual de Saneamento Básico (MSB2) – Abastecimento de Água e Esgoto. Direcção Geral dos Recursos Naturais, Lisboa 1991.

d)    Gestão de Sistemas de Saneamento Básico - Direcção Geral do Ambiente e Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

e)    Lencastre A. e Franco M. (1992). Lições de Hidrologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa.

Método de avaliação

C.F. = 0.35 x Teste1 + 0.35 x Teste2 + 0.10 x T1 + 0.10 x T2 + 0.10 x T3

em que Teste é a classificação em cada um dos testes, T1, T2 e T3 são, respectivamente, as classificações no 1º, no 2º e no 3º trabalho prático.

As notas dos testes são substituídas pela nota que o aluno obtiver no exame, caso a última seja superior.

Existe frequência à aulas párticas mínima de 2/3 do total das aulas.

Os alunos que tenham tido classificação nos trabalhos em anos anteriores ficam dispensados da realização dos mesmos no corrente ano lectivo. Para tal, terão que avisar, via de e-mail, o docente.

Cursos