
Instalações Prediais
Código
9387
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Civil
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Cristina Ramos de Freitas, Maria Paulina Santos Forte Faria Rodrigues
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Bibliografia
REGULAMENTAÇÃO:
Decreto Regulamentar 23/95 (23 Agosto): Regulamento Geral dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais
BIBLIOGRAFIA:
PEDROSO, Vítor - Manual dos sistemas prediais de distribuição e drenagem de águas. Lisboa, LNEC, 2000. Colecção Edifícios CED 7.
PEDROSO, Vítor – Tecnologia das tubagens de polietileno reticulado para sistemas prediais de distribuição de água. Lisboa, LNEC, 2004. Informação Técnica de Edifícios ITE 49.
PEDROSO, Vítor – Tecnologia das tubagens de cobre para sistemas prediais de distribuição de água. Lisboa, LNEC, 2003. Informação Técnica de Edifícios ITE 48.
PEDROSO, Vítor – Tecnologia das tubagens de aço inox para sistemas prediais de distribuição de água. Lisboa, LNEC, 2002. Informação Técnica de Edifícios ITE 47.
PEDROSO, Vítor – Patologia das instalações prediais de distribuição de águas. Lisboa, LNEC, 1998. COM 8.
PEDROSO, Vítor – Instalações elevatórias e sobrepressoras de água para edifícios. Lisboa, LNEC, 1996. Informação Técnica de Edifícios ITE 42.
PEDROSO, Vítor – Instalações de combate a incêndios com água em edifícios. Lisboa, LNEC, 1996. Informação Técnica de Edifícios ITE 41.
PEDROSO, Vítor – Regras de dimensionamento dos sistemas prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. Lisboa, LNEC, 1991. Informação Técnica de Edifícios ITE 31.
LNEC – Instalações de águas e esgotos em edifícios. Lisboa, LNEC, 1977. CPP 508.
Decreto-Lei 521/99 (10 Dezembro) – Regime aplicável aos projectos, execução, abastecimento, manutenção e inspecção das instalações de gás em imóveis
Portaria 690/01 (20 Julho) – Regime técnico relativo ao projecto, construção, exploração e manutenção das instalações de gás combustível canalizado em edifícios
Método de avaliação
UNIDADE CURRICULAR DE INSTALAÇÕES PREDIAIS
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
- 2 Trabalhos de Grupo (25%/cada) - Elaboração de dois Projectos de um Edifício, sendo um referente ao Sistema de Instalações Prediais de Águas e outro de Águas Residuais (Domésticas e Pluviais). Os grupos poderão ter, no máximo, 4 alunos. Para a elaboração de cada um dos projectos é obrigatório o acompanhamento de uma obra (a escolher pelos alunos), que se encontre na fase de instalação do sistema de redes, e apresentação dos Relatórios das Visitas. Pode ser contemplada a discussão oral dos trabalhos;
- 2 Mini-testes (50% da classificação final, valendo o primeiro 20% e o segundo 30%). A média de ambos os mini-testes deverá ser, no mínimo, de 9,5 valores. No 2.º mini-teste pode sair matéria de tudo aquilo que foi dado até à data.
1 EXAME DE RECURSO
- Para os alunos que não obtiverem aprovação à Cadeira através dos mini-testes ou queiram fazer melhoria existirá 1 Exame de Recurso sobre toda a matéria que valerá 50% da classificação final, com nota mínima de 9,5 valores. Os restantes 50% são referentes aos trabalhos de grupo realizados em avaliação contínua, grande parte presencialmente nas aulas práticas.
PRESENÇAS
- Presenças obrigatórias em, pelo menos, 75% das aulas teóricas e práticas.
DATAS LIMITE PARA ENTREGA DOS TRABALHOS DE GRUPO
- Trabalho 1 – Até 07/11/2012
- Trabalho 2 – Até 17/12/2012
DATAS DOS MINI-TESTES
- Mini-teste 1 – Dia 29/10/2012, na aula teórica;
- Mini-teste 2 – Dia 17/12/2012, na aula teórica.