Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mecânica das Estruturas Geotécnicas

Código

9682

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Manuel da Costa Guerra

Língua de ensino

Português

Objectivos

O aluno deve ficar apto a:
Aplicar os métodos de análise limite à determinação de cargas de colapso associadas a problemas
geotécnicos complexos.
Resolver problemas complexos de interacção solo-estrutura.

 

Conteúdo

Plasticidade dos solos e plasticidade perfeita. Equilíbrio limite e análise limite: conceitos e hipóteses básicos. Teoremas da análise limite: teorema cinemático e teorema estático. Validade da análise limite nos materiais geotécnicos. Aplicações: Pressões de terras; acções de sobrecargas; acções sísmicas. Capacidade resistente de fundações superficiais. Fundações profundas. Estabilidade de taludes. Túneis.

Interacção solo-estrutura. Comportamento da interface solo-estrutura. Rigidez do solo e da estrutura. Modelação da interacção solo-estrutura. Efeitos das grandes deformações. Aplicações a alguns casos de estruturas geotécnicas: fundações profundas, estruturas de suporte flexíveis e túneis.

 

Bibliografia

Bull, J. W., editor (1994) - Soil-structure interaction: numerical analysis and modelling. E FN Spon.

Chen, W. F. (1975) - Limit analysis and soil plasticity. Elsevier.

Chen, W. F. e Liu, X. L. (1990) - Limit analysis in soil mechanics. Elsevier.

Davies, R. O. E Salvedurai, A. P. S. (1996) – Elasticity and Geomechanics. Cambridge University Press.

Davies, R. O. E Salvedurai, A. P. S. (2002) – Plasticity and Geomechanics. Cambridge University Press.

Potts, D. e Zdravkovic, L. (2001) - Finite element analysis in geotechnical engineering: theory. Thomas Telford.

Potts, D. e Zdravkovic, L. (2001) - Finite element analysis in geotechnical engineering: application. Thomas Telford.

Salençon, J. (1983) - Calcul à la rupture et analyse limite. Presses ENPC, Paris.

Salençon, J. (2002) - De l''élasto-plasticité au calcul à la rupture. Les editions de l''École Polytechnique.

Método de ensino

Sessões tutoriais teóricas, seguidas de período de aprofundamento das matérias por parte do aluno e de discussão. Análise de problemas.

Método de avaliação

Avaliação através de exame final e trabalhos.

Cursos