Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Instituto de Higiene e Medicina Tropical

Endereço

Rua da Junqueira 100
1349-008 Lisboa
www.ihmt.unl.pt
Tel: +351 21 365 26 00 | Fax: +351 21 363 21 05
E-Mail: informacao@ihmt.unl.pt
email: secretariadodireccao@ihmt.unl.pt
Divisão Académica: secensino@ihmt.unl.pt

Coordenador ECTS

Miguel Viveiros

Descrição

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) é uma Unidade Orgânica da Universidade Nova de Lisboa (UNL), com tutela do Ministério da Ciência Inovação e Ensino Superior. O IHMT caracteriza-se pelo seu carácter científico de Formação pós-graduada, Investigação e Cooperação para o Desenvolvimento.

O IHMT foi criado em 24 de Abril de 1902 por Carta de Lei do Rei D. Carlos, então denominado por Escola de Medicina Tropical. Ao longo dos mais de cem anos de existência teve várias tutelas, designações e instalações, tendo-se regido sempre pelos objectivos do desenvolvimento do conhecimento científico dos problemas de saúde ligados ao meio tropical e intertropical. Desde 1958 que se encontra instalado no actual edifício, construído para o efeito. Com a designação actual, desde 1972, foi integrado na UNL em 28 de Maio de 1980 (Decreto Lei nº. 164/80).

O IHMT tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, não apenas pela sua história, mas também pela sua qualidade científica no âmbito do ensino pós-graduado, investigação e ainda pelo contributo na cooperação para o desenvolvimento da saúde nos PALOP, Brasil e Timor Leste.

No contexto da UNL contribui para o seu reforço e coesão institucional aliando a sua história centenária à inovação e à excelência da sua actividade científica. Dentro das orientações estratégicas da UNL, o IHMT tem liderado activamente a sua política administrativa e científica com um maior intercâmbio entre as diferentes Unidades Orgânicas da UNL com vista ao surgimento de novas acções e domínios inovadores.

No seu programa de formação o IHMT desenvolve esforços para ser a referência no espaço lusófono e responder às necessidades dos Países de língua portuguesa, partilhando o seu saber com outras Unidades Orgânicas com novas ofertas de cursos e programas de ensino, no âmbito da pós-graduação, procurando aprofundar novas temáticas e especializações necessárias no actual mundo global.

No domínio da investigação científica o IHMT tem um nível de excelência reconhecido nacional e internacionalmente, centrado sobretudo na Medicina Tropical e em áreas de saúde consideradas problemáticas dos países em desenvolvimento.

Na cooperação para o desenvolvimento o IHMT desenvolve a sua actuação no sentido de ser a instituição de referência nacional, com capacidade de conceptualizar, programar, executar e avaliar projectos de cooperação para o desenvolvimento em saúde, sendo um interlocutor privilegiado dos governos dos Países de língua portuguesa, no contexto da UNL.

No intercâmbio com outras Instituições de Ensino Superior, de Investigação e de Cooperação, Nacionais e Internacionais, o IHMT prossegue a sua política de relações de cooperação e de trabalho com diferentes Instituições Nacionais, através de protocolos, e com Instituições e Organizações Internacionais, nomeadamente as Escolas de Medicina Tropical Europeias, as Instituições de Saúde e de Ensino dos PALOP, a Organização Mundial de Saúde a União Europeia , o Banco Mundial, entre outros.