Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Endereço

Campus de Campolide
1070-312 Lisboa
www.isegi.unl.pt
Tel: +351 21 387 04 13 | Fax: +351 21 387 21 40
E-Mail: info@isegi.unl.pt

Coordenador ECTS

Prof. Doutor Miguel de Castro Neto

Descrição

O ISEGI-UNL é a escola de gestão de informação da NOVA. Este tem por principal missão a promoção de ensino, investigação e desenvolvimento de excelência nas áreas da gestão de informação e dos sistemas de informação.

Oferece actualmente duas licenciaturas (1º ciclo): uma em Gestão de Informação e outra em Sistemas e Tecnologias de Informação; vários cursos de pós-graduação e mestrado (2º ciclo), destacando-se o mestrado em Estatística e Gestão de Informação, o mestrado em Gestão de Informação, o mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, o mestrado Geospatial Technologies (Erasmus Mundus, em conjunto com as universidades de Muenster e Jaume I) e o European Master in Information Systems Management (grau duplo com a Faculty of Economics Ljubljana University); e um doutoramento (3º ciclo) em Estatística e Gestão de Informação. Em conjunto com empresas de elevado prestígio é igualmente oferecido um inovador conjunto de mestrados com certificação empresarial.

O ISEGI-UNL aposta numa estratégia de ensino personalizado, suportada por um elevado rácio professor/aluno e o recurso às mais modernas tecnologias de suporte ao ensino, sem, no entanto abdicar de uma abordagem humanizada. Os cursos oferecidos têm-se caracterizado pelo seu espírito inovador e orientação para as necessidades do mercado. Por isso empresas e outras organizações de muitos sectores de actividade procuram todos os anos os nossos diplomados nos vários ciclos de estudos. Por isso, também, diversas empresas e organizações se juntam ao ISEGI-UNL formando uma associação que tem em vista o desenvolvimento do Instituto (ADISEGI). Mas no ISEGI-UNL a investigação e o desenvolvimento/prestação de serviços à comunidade têm, a par com o ensino, lugar de destaque. Acreditamos que para assegurar a qualidade do corpo docente e do ensino ministrado é indispensável fazer investigação de excelência, desenvolver produção científica de nível internacional, e, não menos importante, garantir uma profunda ligação da instituição com o tecido empresarial e social que assegure uma permanente orientação da mesma para suprir as necessidades do meio em que se insere.

Seguramente que o prestígio que o ISEGI-UNL granjeou junto da comunidade académica e da sociedade em geral não é alheio à sua orientação para a qualidade, procurando permanentemente oportunidades de inovação e sobretudo a obtenção de níveis de excelência em todas as actividades. Sinal desta orientação é a sua certificação na norma NP EN ISO 9001:2008, no âmbito da Prestação de Serviços aos Alunos e Apoio à Realização dos Cursos. Também por isso tem conseguido atingir significativos níveis de internacionalização, não só no que diz respeito ao ensino (com uma importante procura por parte de estudantes estrangeiros e com a participação de professores de prestígio internacional no seu corpo docente), mas também nas actividades de investigação e desenvolvimento, que são em larga medida suportadas por parcerias internacionais.

Mas o ISEGI-UNL vale sobretudo pelas pessoas. Esta é uma instituição de espírito jovem, dinâmica e sobretudo inquieta. É uma instituição atenta à mudança permanente no meio envolvente, assumindo uma atitude pró-activa de antecipação e de posicionamento na vanguarda da mudança. A comunidade ISEGI vive de forma intensa a instituição, dando todos os dias o melhor de si própria, com profissionalismo, rigor, dedicação e sobretudo com o espírito de uma grande família, onde alunos, professores e colaboradores são parte activa e empenhada. É sobretudo este entusiasmo e empenho colectivo que nos leva a acreditar podermos continuar a trilhar o caminho da excelência.