
Ciências e Engenharias Químicas e Biológicas
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Coordenador
Inês Cardoso Pereira
Coordenador científico
Margarida Oliveira
Data de abertura
Primeira quinzena de Janeiro (previsto)
Número de vagas
Não disponível para o ano lectivo de 2012-2013
Propinas
As propinas para o ano lectivo 2011/2012 são de 2.750,00 euros.
O montante da propina anual devida pela matrícula no doutoramento é fixado anualmente por despacho do Diretor.
Estão isentos do pagamento de propinas os bolseiros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O montante das propinas é transferido pela Fundação diretamente para o Instituto.
Os doutorandos que não beneficiem de qualquer apoio financeiro por parte de entidades oficiais ou particulares, destinado a cobrir os custos da propina, poderão requerer uma redução ou isenção da mesma, através da apresentação de requerimento com justificação fundamentada.
Os requerimentos referidos na anteriormente estão sujeitos a aprovação do Diretor do ITQB.
Os alunos que não usufruam de qualquer bolsa poderão pagar a propina em três prestações:
1.ª prestação - 40% do valor da propina no ato de inscrição;
2.ª prestação - 40% do valor da propina até três meses após a inscrição;
3.ª prestação - 20% do valor da propina até seis meses após a inscrição.
a) No 5.º ano de inscrição e seguintes, o montante da propina a pagar será feito do seguinte modo:
No primeiro trimestre, custo zero;
No segundo trimestre, metade da propina anual;
A partir do segundo semestre, totalidade da propina anual.
b) Relativamente ao 5.º ano de inscrição e seguintes, pode haver isenção de propina sob parecer positivo da Comissão de Tese.
O não pagamento da propina implicará, conforme estabelecido no artigo 29.º alínea a) e b) da Lei 37/2003, de 22 de Agosto:
a) A nulidade de todos os atos curriculares praticados no ano letivo a que o incumprimento da obrigação se reporta;
b) Suspensão da matrícula e da inscrição anual, no mesmo ano lectivo em que ocorreu o incumprimento da obrigação.
Sendo esse facto comunicado ao respetivo orientador.
Os alunos que venham a desistir da sua condição de alunos de doutoramento ou vejam os atos curriculares anulados por incumprimento do estipulado no ponto anterior, perdem o direito à restituição de quaisquer propinas pagas.
Horários
As primeiras quatro unidades curriculares do Curso de Doutoramento têm a duração de três meses, com o seguinte horário:
2ª-feira a 6ª-feira
09:30 - 13:00 // 14:30 - 17:30
Objectivos educativos
O Curso de Doutoramento em Ciências e Engenharias Químicas e Biológicas (Chemical and Biological Sciences & Engineering PhD Program), a funcionar no ITQB-UNL, tem por objectivo a obtenção do grau de doutor nas áreas definidas pelo Despacho n.º 5236/2008.
O programa visa proporcionar aos alunos uma formação avançada, ao mais alto nível, nas referidas áreas.
Os alunos adquirirão conhecimentos gerais sobre técnicas avançadas em Biologia, Química e Bioquímica, bem como em tecnologias associadas, e desenvolverão projetos de investigação realizados no Instituto.
Uma parte significativa do Programa é orientada para um pensamento crítico e por um incentivo à interação entre os alunos.
O Programa terá também componentes nas relações entre as Ciências Exactas e as Ciências Sociais, no Bioempreendedorismo, na Comunicação e no Desenvolvimento de Carreiras.
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducentes ao grau de Doutor:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal, ou o grau de licenciado correspondente a uma licenciatura com um número de unidades de crédito igual ou superior a 240;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente do ITQB;
c) Excecionalmente, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, muito relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente do ITQB.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do parágrafo anterior tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre ou ao seu reconhecimento.
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
É obrigatória a frequência de unidades curriculares constantes no presente
, devendo os alunos obter aprovação em unidades curriculares num mínimo de 240 ECTS, sendo 236 ECTS em unidades curriculares obrigatórias e 4 ECTS em unidades curriculares opcionais. A estrutura do Curso de Doutoramento é apresentada a seguir:Avanços em Química e Biologia Estrutural (ACSB) - 4 ECTS
http://www.itqb.unl.pt/education/phd-degrees/itqb-phd-programme/coursework/course-modules/free-option - 4 ECTS
- 3 ECTS
A assiduidade da frequência das unidades curriculares será controlada e, exceto em casos devidamente justificados, a aprovação fica dependente da frequência de 90% das horas de contacto. Na unidade curricular Ciência, Cultura e Sociedade, é obrigatória a participação dos alunos em 75% dos seminários do ITQB durante o seu período de doutoramento. Em relação às restantes horas de contacto desta unidade curricular, os alunos terão que cumprir 90% das mesmas.
Regras de avaliação
As primeiras quatro unidades curriculares - Avanços em Química e Biologia Estrutural, Avanços em Biologia Celular e Microbiana, Fronteiras da Biotecnologia e Ciência, Cultura e Sociedade – terão lugar no segundo semestre num regime intensivo. A avaliação da primeira unidade curricular (ACSB) terá duas componentes: um trabalho final escrito (45%) e avaliação dos tutorials e apresentações (55%). A segunda unidade curricular (TMCB) será avaliada através de uma proposta de projeto de duas páginas (35%) que deverá responder a uma questão científica relacionada com a unidade curricular, a outra componente de avaliação será através da apresentação oral do projecto (35%) e da avaliação dos tutorials (30%). A avaliação da terceira unidade curricular (FB) será efectuada através de um teste escrito (60%) e avaliação dos tutoriais (40%).
A unidade curricular Ciência, Cultura e Sociedade inclui aulas, seminários, um encontro de alunos e outras atividades. A avaliação tem uma componente contínua, baseada na assistência a aulas e seminários e na participação dos alunos nas atividades propostas (40%), e uma componente formal (60%). Em dois momentos do seu percurso, os alunos fazem uma apresentação científica do seu trabalho, sob a forma de poster (20%) e oralmente (20%), num encontro anual organizado pelos próprios alunos. O poster, apresentado a meio do doutoramento, é avaliado por uma comissão de professores do ITQB, tendo em conta o resumo, a apresentação e a discussão. A apresentação oral no último ano serve como exercício para a defesa da tese. É ainda tida em conta na avaliação desta unidade curricular a qualidade de um sumário da tese, escrito em termos informais (20%). A estas unidades curriculares segue imediatamente outra unidade curricular, Treino de Investigação, na qual o estudante irá efetuar algum trabalho em laboratórios diferentes (esta rotatividade de laboratórios é opcional para os estudantes que já se encontrem associados a um laboratório/supervisor em particular). Após este período, o estudante terá que escolher um grupo de investigação no ITQB para desenvolver o seu trabalho de doutoramento. Os estudantes devem apresentar os seus projetos antes de se envolverem no seu trabalho de investigação. A avaliação desta unidade curricular será feita da seguinte maneira:
1) Avaliação contínua pelo supervisor do aluno – 50%;
2) Avaliação dos relatórios dos projetos de investigação. Esta avaliação será efectuada pelo supervisor do aluno – 25%;
3) Avaliação da apresentação pública e defesa dos resultados dos projetos de investigação, assim como do plano de trabalho de investigação que conduzirá à tese de doutoramento. Esta parte será avaliada por pelo menos um dos membros encarregados deste curso – 25%
Durante os seus estudos de doutoramento, os estudantes podem flexibilizar a sua formação através, e depois de aprovado pela Comissão do Curso, da frequência de outros cursos no ITQB ou em outras instituições de investigação. Estes cursos serão incluídos na unidade curricular Opção Livre e tem lugar a partir do 2º semestre em diante. A avaliação desta unidade curricular será a definida pela Unidade Curricular escolhida pelo aluno. A avaliação poderá incluir um exame com uma componente prática e teórica, assim como, apresentações, relatórios ou outras formas de avaliação. Para as aulas práticas, a avaliação será baseada sobretudo na participação dos alunos, leitura crítica da bibliografia, capacidade de consolidar a informação, entre outras.
O segundo ano de estudos inclui a unidade curricular de Bioempreendedorismo (3º semestre), a realizar de dois em dois anos. A avaliação terá uma componente escrita (50%) e uma componente oral (50%).