
Serviços de apoio
Serviços Académicos
Asseguram o relacionamento da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) com os candidatos a alunos e atuais e antigos discentes (candidaturas, matrículas, inscrições e frequência de cursos; certidões, diplomas e declarações; arquivo académico e pedagógico; organização do apoio ao funcionamento letivo, etc.).
e-mail: academicos@ensp.unl.pt
Gabinete de Apoio à Investigação e Inovação (GAIDI)
Tem por função desenvolver todas as tarefas de apoio ao desenvolvimento das atividades de investigação, nomeadamente no que respeita às relações com entidades e programas de financiamento.
e-mail: GAIDI@ensp.unl.pt
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Compete-lhe a promoção e a difusão da vida e das atividades ENSP ou com ela relacionados, sendo responsável pela organização e disponibilização da informação interna (intranet) e externa (internet).
e-mail: gcimagem@ensp.unl.pt
Gabinete Jurídico (GJ)
Para além da assessoria aos órgãos da ENSP, o GJ tem por função apoiar os docentes e discentes no tratamento e divulgação da informação jurídica nacional e internacional com interesse para os âmbitos de atividades da ENSP e o apoio técnico ao desenvolvimento de estudos, projetos e trabalhos.
e-mail: gj@ensp.unl.pt
Centro de Documentação e Informação (CDI)
Tem por função gerir as tarefas relacionadas com a recolha, tratamento, acesso e divulgação da documentação e informação científica e técnica, nas áreas de investigação e inovação científica da ENSP e ainda implementar e operacionalizar a política e atividade editorial da Escola.
e-mail: docinfo@ensp.unl.pt
Gabinete de Informática (GI)
Tem a função de gerir os meios e recursos relativos à informática e tecnologias de informação nos mais diversos domínios necessários, designadamente no que respeita à sua manutenção e à necessária formação específica dos seus utilizadores.
e-mail: informatica@ensp.unl.pt
Biblioteca
A Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) dispõe de duas salas de leitura com capacidade para 15 utilizadores em regime de livre acesso, destinando-se ao seu corpo docente e discente, assim como aos ex-alunos da ENSP e ao público em geral, de acordo com o regulamento do CDI – Centro de Documentação e Informação. O fundo documental da Biblioteca é, essencialmente, constituído por cerca de 16.000 monografias (nas quais se inclui a literatura cinzenta) que se encontram registadas em catálogo e por mais de 200 títulos de publicações periódicas de carácter científico e técnico, em versão impressa. A Biblioteca dispõe de várias bases de dados em texto integral e do acesso à B-On, podendo os seus utilizadores aceder a um elevado número de publicações científicas, mesmo fora do campus. O acesso a obras ou artigos de publicações periódicas não existentes no fundo documental da Biblioteca é possível através da colaboração interbibliotecas a nível nacional e internacional. Os utilizadores beneficiam, ainda, de um serviço de fotocópias – no estrito cumprimento dos direitos de copyright - quer de artigos de publicações periódicas, quer de capítulos de monografias, por requisição ou em regime de self-service. Todo o edifício tem acesso wireless à Internet sendo possível aceder remotamente a todas as IGNOREes de informação em suporte digital.
Horário de funcionamento:
Das 9:00 às 19:00 horas, de 2.ª a 6.ª feira
E-mail: docinfo@ensp.unl.pt
Outro equipamento
Meios Informáticos
Além de se encontrar equipada com o sistema wireless, a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) disponibiliza aos discentes um núcleo de informática, com cerca de 30 postos de trabalho, acesso à Web, capacidade de impressão de textos.
Horário de funcionamento: (Núcleo de Informática e Sala de Alunos)
De 2.ª a 6.ª feira das 9:00 às 24:00 horas
Aos sábados, domingos e feriados das 9:00 às 20:00
A todos os discentes é atribuído um endereço eletrónico e respetiva caixa de correio bem como password de acesso aos vários sistemas de trabalho utilizados na ENSP.
Plataforma de e-learning
A ENSP utiliza, para as necessidades de ensino e investigação, a plataforma de e-learning (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)
Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão
O Laboratório de Técnicas de Análise e Gestão da ENSP (LABTEC), constitui um repositório organizado de técnicas de natureza qualitativa e quantitativa, relevante para o ensino/aprendizagem e para os projetos de investigação, desenvolvimento e inovação.
Laboratório de Saúde Ocupacional
O Laboratório de Saúde Ocupacional é um espaço de desenvolvimento de projetos de investigação e de ação externa na comunidade a promover pela ENSP, para além de possuir algumas técnicas de avaliação clínica em vigilância de saúde, no contexto da Medicina do Trabalho utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho.
Estágios
Alguns dos cursos ministrados na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) contemplam, no seu plano de estudos, a realização de estágios.
Nestes casos, os estágios são realizados em instituições (públicas ou privadas) seleccionadas pela ENSP e com as quais se acordou previamente as condições para a sua concretização
Cursos de línguas
A Escola Nacional de Saúde Pública não contempla na sua oferta cursos de línguas.
Poderá obter informações sobre este assunto consultando a secção Cursos de Línguas deste Guia.
Serviços de alimentação
A Escola dispõe de um bar, com capacidade para cerca de 25 pessoas, onde são servidas, além dos produtos de pastelaria, todo o tipo de refeições ligeiras.
Horário de funcionamento:
de 2.ª a 6.ª feira - das 8:30 às 19:00 horas
aos sábados (quando há actividades lectivas)
Os alunos poderão ainda recorrer aos serviços de alimentação da NOVA.
Instalações com resposta a necessidades especiais
A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) encontra-se dotada de estruturas que permitem a acessibilidade às suas salas de aulas e espaços comuns a pessoas com necessidades especiais, concretamente portadoras de deficiências físico-motoras.
. lugares de estacionamento reservados a estes utentes
. rampa exterior de acesso ao edifício,
. elevador,
. instalações sanitárias adequadas (no 1.º, 2.º e 3.º pisos),
. portas das salas de aula, auditórios e outros centros de actividade dotadas de dimensões regulamentares para movimentação de cadeira de rodas.
Para mais informações, consulte também a secção Alojamento deste guia.