Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

Seminário em Epidemiologia

Código

9277

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

12.0

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final os discentes deverão ser capazes de: 
- Descrever as finalidades e principais utilizações dos métodos epidemiológicos;
- Descrever os principais tipos de estudos epidemiológicos, as condições para a sua aplicação e fragilidades;
- Conhecer os princípios da análise espacial de dados de saúde;
- Conhecer os princípios da amostragem de populações para uso em epidemiologia;
- Saber definir, calcular e interpretar as principais medidas epidemiológicas de frequência, associação e impacte;
- Definir o conceito de risco, as suas principais variantes e ser capaz de interpretar o seu significado;
- Saber definir o conceito de rastreio, descrever as condições para a sua aplicação e as medidas de validade associadas;
- Descrever os conceitos e aplicações dos conceitos de viés e confundimento e a sua utilização no âmbito do desenho, análise e interpretação e estudos epidemiológicos, assim como na discussão sobre causalidade;

Conteúdo

- Introdução à história, princípios e métodos epidemiológicos.
- Tipos de estudo epidemiológico: desenho, análise e interpretação;
- Medidas epidemiológicas de frequência, associação e impacte: definição, cálculo e interpretação: O caso especifico dos indicadores de saúde e do risco epidemiológico
- Aspectos teóricos e práticos de rastreios; medidas de validade e testes de rastreio;
- Análise espacial em saúde pública;
- Teoria e práctica da amostragem;
- Apreciação crítica de estudos epidemiológicos.

Bibliografia

– Beaglehole, R.; Bonita, R.; Kjellstrom - Epidemiologia básica – 1ª edição portuguesa. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública, 2003.
- Last, J - Dicionário de Epidemiologia - tradução portuguesa. Portugal, Ministério da Saúde, Departamento de Estudos e Planeamento da Saúde, 1995.
– GORDIS, l.: Epidemiology. Baltimore, Elsevier Saunders, 2004.
– ROTHMAN, K.; GREENLAND, S.; LASH, T.L.: Modern Epidemiology 3rd ed. Philadelphia, PA. Lippincott Williams & Wilkins, 2008.
– SACKETT, D.; HAYNES, R.; TUGWELL, P.: Epidemiology: a basic science for clinical medicine - Boston/Toronto: Little Brown and Company, 1985.

Método de ensino

Este módulo tem fundamentalmente uma vertente teórico-prática, direccionada para os problemas de investigação de cada aluno. È baseado em: Aulas teóricas e teórico-práticas; Trabalhos individuais com apresentação e discussão em grupo; Estudos de casos.

Método de avaliação

Componente letiva (4 ECT):
– Assiduidade e participação: 20%
– 2 ensaios escritos (entre 5 a 10 páginas cada) e apresentação oral: 30 %
– Apreciação crítica de um artigo de investigação epidemiológica (15 a 20 paginas): 50 %

Elaboração do Protocolo de Investigação (8 ECT)

Cursos