
Comportamento Humano nas Organizações
Código
9374
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3.0
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo final desta unidade curricular consiste no desenvolvimento de capacidades e competências que promovam a eficácia e a qualidade de vida dos profissionais em contexto de saúde.
Os discentes deverão ser capazes de:
- Conhecer o funcionamento individual e grupal em situações de trabalho
- Desenvolver a capacidade de análise, reflexão e intervenção em situações problemáticas no contexto da actividade do profissional de saúde e relacionadas com a organização em que se integra
- Adquirir competências pessoais a nível do relacionamento interpessoal, da comunicação e da tomada de decisão que permitam promover a eficácia e o desenvolvimento do indivíduo e do grupo de trabalho em contextos organizacionais de saúde.
Conteúdo
1.Liderança de equipas de trabalho
Funcionamento dos grupos, eficácia e liderança. Emergência do líder. Tipos de liderança. Modelos de liderança: Modelo de Fiedler; Teoria dos recursos cognitivos; modelos decisional, contingencial e relacional. Competências de liderança: técnicas, pessoais, cognitivas e emocionais. Análise de casos práticos para o treino de competências de liderança.
2.Conflitos profissionais e negociação
Definição e consequências do conflito nas organizações; Causas do conflito. Fases do conflito. Estilos de gestão de conflito; Tipos de negociação, estratégias e tácticas de gestão na negociação. Competências de negociação. Análise de casos práticos.
Bibliografia
• Cunha, P. (2001). Conflito e negociação. Edições ASA
• Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cabral-Cardoso, C. (2004). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH
• Jesuíno, J.C. (1992). A negociação – estratégias e tácticas. Texto Editora.
• Neto, P. (2007). Qualidade e competência nas decisões. Editora Edgar Blucher
• Neves, J.G, Garrido, M., Simões, E (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais. Edições Sílabo.
Método de ensino
- Expositivo, com recurso a meios audiovisuais.
- Análises de casos e discussão em grupo
Método de avaliação
– Participação nas sessões de análise e discussão de casos (20%)
– Trabalho Prático (40%)
– Prova de avaliação individual final (40%)