
Saúde, Segurança do Trabalho em Hospitais
Código
9383
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
4.0
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os discentes deverão ser capazes de:
– Compreender a importância da existência de uma abordagem sistémica e integrada das situações de trabalho em contexto de prestação de cuidados de saúde e destacar as complexas relações, em ambiente hospitalar, entre o Homem e o sistema;
– Identificar a influência (negativa ou positiva) das condições de trabalho e da atividade nos hospitais e em outras unidades na saúde nos respetivos trabalhadores, especificando os principais fatores de risco e riscos de natureza profissional a que esses mesmos trabalhadores se encontram sujeitos;
– Descrever as principais formas de organização dos serviços de saúde e segurança do trabalho
– Planear, programar e avaliar programas de Saúde e Segurança do Trabalho em estabelecimentos hospitalares tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais e uma adequada proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.
Conteúdo
O programa das matérias a tratar contempla os seguintes temas:
1.SST dos profissionais de saúde:
2.Fatores de risco e riscos profissionais em meio hospitalar
3.Organização de Serviços de Saúde Ocupacional em hospitais: modelos e perspetivas. O funcionamento através de programas de prevenção de riscos profissionais.
4.Ética e deontologia médica. Aspetos éticos do exercício da saúde e segurança do trabalho.Questões éticas em Saúde Ocupacional.
Bibliografia
- ESTRYN-BÉHAR, M. – Guide des risques professionnels du personnel des services de soins. Paris: Editions Lamarre, 1991.
- HASSELHORN, H.; TOOMINGAS, A; LAGERSTROM, M. – Occupational Health for Health Workers: a practical guide. Amsterdam: Elsevier, 1st ed., 1999.
- UVA,A.; FARIA, M. – Riscos Ocupacionais em Hospitais e outros Estabelecimentos de Saúde. In SINDICATO INDEPENDENTE DOS MÉDICOS E FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS – Encontros sobre Higiene e Segurança na Saúde. Lisboa: Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional de Médicos, 1992, 4-54.
- UVA, A.; PRISTA, J. – Necessidades e Expectativas em Saúde e Segurança dos técnicos e restantes trabalhadores da saúde. Saúde & Trabalho. 5 (2005) 5-36.
Método de ensino
Sessões teóricas e teórico-práticas, através da motivação para a participação ativa nas sessões.
Método de avaliação
A prova individual contribui com 80% da classificação global da unidade curricular e os restantes 20% da classificação final resultam das classificações obtidas na avaliação contínua e na apreciação da assiduidade.