Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Escola Nacional de Saúde Pública

Programas de Prevenção de Riscos Profissionais

Código

9384

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

8.0

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final os discentes deverão/deverão ser capazes de:
– Compreender a importância de abordagens integradas de diagnóstico e gestão de riscos profissionais em contexto de prestação de cuidados de saúde;
- Descrever os principais factores de risco em ambiente hospitalar e os riscos associados à sua exposição
- Propor programas de Saúde e Segurança do Trabalho em estabelecimentos hospitalares e em outras unidades de saúde tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais e uma adequada proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.
- Fundamentar o estabelecimento de prioridades relativamente aos programas de prevenção de riscos profissionais em ambiente hospitalar .

Conteúdo

O programa das matérias a tratar contempla os seguintes temas:

1.Aspectos genéricos sobre as condições de trabalho e os riscos para a saúde nas diversas categorias profissionais do pessoal hospitalar (médico, de enfermagem, paramédico e outro). Acidentes de trabalho e doenças profissionais propriamente ditas (dermatoses, intoxicações, doenças respiratórias, doenças infecciosas e parasitárias, doenças causadas por agentes físicos e doenças relacionadas com a actividade de trabalho). As doenças não profissionais e o trabalho em meio hospitalar;

2.Comunicação do risco em ambiente hospitalar: a saúde e segurança e os profissionais de saúde 

3.Planeamento, programação, aplicação e avaliação de programas de prevenção de riscos profissionais em ambiente hospitalar

4.Os factores de risco de natureza física: os casos concretos da exposição a radiações ionizantes e a agentes mecânicos. Acções a incluir num programa de protecção radiológica dos profissionais.

5.Os factores de risco relacionados com actividade: Programas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas “ligadas” ao trabalho. O caso concreto das raquialgias e trabalho hospitalar;

6.Os factores de risco de natureza química: os casos concretos da exposição a desinfectantes e esterilizantes, a anestésicos gasosos, a citostáticos e a químicos de utilização em laboratórios;

7.Os factores de risco de natureza (micro)biológica em instalações de saúde: o caso concreto dos acidentes com exposição a sangue e derivados e os programas de prevenção da tuberculose profissional. Outros programas de prevenção de doenças causadas por agentes microbiológicos;

8.Os factores de risco de natureza psicossocial: Stresse, síndromes depressivos e trabalho nocturno. Caso concreto de programas de prevenção do stresse relacionado com o trabalho.

Bibliografia

– ESTRYN-BÉHAR, M. – Guide des risques professionnels du personnel des services de soins. Paris: Editions Lamarre, 1991.
– HASSELHORN, H-M.; TOOMINGAS, A; LAGERSTROM, M. – Occupational Health for Health Workers: a practical guide. Amsterdam: Elsevier, 1st ed., 1999.
– UVA, A.S.; FARIA, M. – Riscos Ocupacionais em Hospitais e outros Estabelecimentos de Saúde. In SINDICATO INDEPENDENTE DOS MÉDICOS E FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS – Encontros sobre Higiene e Segurança na Saúde. Lisboa: Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional de Médicos, 1992, 4-54.
– UVA, A.S.; PRISTA, J. – Necessidades e Expectativas em Saúde e Segurança dos técnicos e restantes trabalhadores da saúde. Saúde & Trabalho. 5 (2005) 5-36.
– SACADURA LEITE, E.: Doenças Profissionais Respiratórias em ambiente hospitalar. Saúde e Trabalho 4 (2003) 13-28.
– VECCHIO, D. Et al. : Occupational Risk in Health Care and Research. American Journal of Industrial Medicine 43 (2003) 369-397.

Método de ensino

Sessões teóricas e teórico-práticas, com destaque na componente motivacional para a participação ativa nas sessões.

Método de avaliação

A avaliação da aprendizagem incide sobre provas individuais e nas componentes de avaliação contínua e de assiduidade. A prova individual contribui com 80% da classificação global da disciplina e os restantes 20% da classificação final resultam das classificações obtidas na avaliação contínua e na apreciação da assiduidade.

Cursos