
Programas de Prevenção de Riscos Profissionais
Código
9384
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
8.0
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final os discentes deverão/deverão ser capazes de:
– Compreender a importância de abordagens integradas de diagnóstico e gestão de riscos profissionais em contexto de prestação de cuidados de saúde;
- Descrever os principais factores de risco em ambiente hospitalar e os riscos associados à sua exposição
- Propor programas de Saúde e Segurança do Trabalho em estabelecimentos hospitalares e em outras unidades de saúde tendo em vista a prevenção dos riscos profissionais e uma adequada proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.
- Fundamentar o estabelecimento de prioridades relativamente aos programas de prevenção de riscos profissionais em ambiente hospitalar .
Conteúdo
O programa das matérias a tratar contempla os seguintes temas:
1.Aspectos genéricos sobre as condições de trabalho e os riscos para a saúde nas diversas categorias profissionais do pessoal hospitalar (médico, de enfermagem, paramédico e outro). Acidentes de trabalho e doenças profissionais propriamente ditas (dermatoses, intoxicações, doenças respiratórias, doenças infecciosas e parasitárias, doenças causadas por agentes físicos e doenças relacionadas com a actividade de trabalho). As doenças não profissionais e o trabalho em meio hospitalar;
2.Comunicação do risco em ambiente hospitalar: a saúde e segurança e os profissionais de saúde
3.Planeamento, programação, aplicação e avaliação de programas de prevenção de riscos profissionais em ambiente hospitalar
4.Os factores de risco de natureza física: os casos concretos da exposição a radiações ionizantes e a agentes mecânicos. Acções a incluir num programa de protecção radiológica dos profissionais.
5.Os factores de risco relacionados com actividade: Programas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas “ligadas” ao trabalho. O caso concreto das raquialgias e trabalho hospitalar;
6.Os factores de risco de natureza química: os casos concretos da exposição a desinfectantes e esterilizantes, a anestésicos gasosos, a citostáticos e a químicos de utilização em laboratórios;
7.Os factores de risco de natureza (micro)biológica em instalações de saúde: o caso concreto dos acidentes com exposição a sangue e derivados e os programas de prevenção da tuberculose profissional. Outros programas de prevenção de doenças causadas por agentes microbiológicos;
8.Os factores de risco de natureza psicossocial: Stresse, síndromes depressivos e trabalho nocturno. Caso concreto de programas de prevenção do stresse relacionado com o trabalho.
Bibliografia
– ESTRYN-BÉHAR, M. – Guide des risques professionnels du personnel des services de soins. Paris: Editions Lamarre, 1991.
– HASSELHORN, H-M.; TOOMINGAS, A; LAGERSTROM, M. – Occupational Health for Health Workers: a practical guide. Amsterdam: Elsevier, 1st ed., 1999.
– UVA, A.S.; FARIA, M. – Riscos Ocupacionais em Hospitais e outros Estabelecimentos de Saúde. In SINDICATO INDEPENDENTE DOS MÉDICOS E FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS – Encontros sobre Higiene e Segurança na Saúde. Lisboa: Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional de Médicos, 1992, 4-54.
– UVA, A.S.; PRISTA, J. – Necessidades e Expectativas em Saúde e Segurança dos técnicos e restantes trabalhadores da saúde. Saúde & Trabalho. 5 (2005) 5-36.
– SACADURA LEITE, E.: Doenças Profissionais Respiratórias em ambiente hospitalar. Saúde e Trabalho 4 (2003) 13-28.
– VECCHIO, D. Et al. : Occupational Risk in Health Care and Research. American Journal of Industrial Medicine 43 (2003) 369-397.
Método de ensino
Sessões teóricas e teórico-práticas, com destaque na componente motivacional para a participação ativa nas sessões.
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem incide sobre provas individuais e nas componentes de avaliação contínua e de assiduidade. A prova individual contribui com 80% da classificação global da disciplina e os restantes 20% da classificação final resultam das classificações obtidas na avaliação contínua e na apreciação da assiduidade.