Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Endereço

Campo Mártires da Pátria, 130
1169-056 Lisboa
Tel. : +351 21 8803000 | Fax : +351 21 8803016

www.fcm.unl.pt
E-mail : academicos@fcm.unl.pt

Coordenador ECTS

Maria Emília Saraiva Carreira Monteiro

Descrição

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM), parte da Universidade NOVA de Lisboa desde 1977, conta actualmente com cerca de 1500 alunos de pré-graduação, 1342 alunos de pós-graduação e 389 docentes e investigadores, dos quais 30% doutorados e 15% em tempo integral. Na Sede, situada no Campo Mártires da Pátria, em Lisboa, estão localizadas as unidades de ensino e de investigação dos primeiros anos do mestrado integrado, as estruturas de apoio ao ensino pós-graduado, a biblioteca e as repartições administrativas, assim como uma zona nobre com património artístico de grande valor histórico para a Medicina Portuguesa. O ensino clínico decorre em Instituições de saúde protocoladas com a FCM, cuja diversidade tem promovido de forma significativa a qualidade do ensino.

A FCM oferece um vasto leque de programas de pós-graduação, contando com vários cursos de mestrado, dois programas de doutoramento (Medicina, Ciências da Vida), participando com outras universidades no Programa de Formação Avançada da Gulbenkian e no Curso de Doutoramento em Envelhecimento e Degenerescência de Sistemas Biológicos Complexos. No campo da investigação, a FCM conta com um número crescente de grupos de excelência, nas áreas da biomedicina, investigação translacional, investigação clínica e epidemiologia e serviços, na sua maioria integrados no CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas). A sua entrada recente no Laboratório Associado de Oeiras, em conjunto com o ITQB, o IGC e o IBET, veio contribuir para a constituição de um pólo de investigação de grandes potencialidades. A outro nível, a FCM está envolvida na modernização do ensino médico em Portugal, com contribuições originais nas áreas do Problem-based learning e dos internships em Centros de Saúde. No âmbito da internacionalização, a FCM desenvolve actividades de cooperação no ensino com diversos países, incluindo os PALOP, e tem projectos de investigação com várias Instituições universitárias estrangeiras. Este modelo tem facultado aos alunos da FCM uma formação científica e clínica adequada, a julgar pelos resultados do exame de acesso às especialidades. Em 2010, a FCM iniciou um processo de revisão curricular, privilegiando a integração dos conhecimentos e a aprendizagem através da resolução de problemas e  fomentando o contacto precoce com a clínica através de uma melhor articulação entre as áreas básicas e as áreas clínicas. Para a consolidação do seu plano de inovação, a FCM conta com três desenvolvimentos fundamentais nos próximos anos:

- A criação do Laboratório de Treino de Competências Clínicas, incluindo equipamentos de simulação médica de escala humana.
- A abertura do novo centro de investigação biomédica do Campus de Santana, na área do antigo Instituto Câmara Pestana, permitindo a instalação de vários grupos de investigação, nomeadamente do CEDOC.
- A construção do novo Hospital Oriental de Lisboa, projectado como o futuro hospital nuclear da FCM.