
Doutoramento em Medicina
Ciclo
Terceiro ciclo
Grau
Doutor
Percursos
- Especialidade em Saúde das Populações
- Especialidade em Investigação Clínica
- Especialidade em Biomedicina
Coordenador
Prof. Doutora Maria João Marques Gomes
Objectivos educativos
O processo de Bolonha veio introduzir um 3º ciclo de estudos cujo objectivo é formar profissionais cada vez mais qualificados, preparados para prosseguir uma carreira académica ou clínica e de investigação e estabelecer a ligação entre o ensino superior de qualidade, a clínica e a investigação científica.
A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, oferece dois ciclos de estudos conducentes ao grau de doutor, um em Medicina e outro em Ciências da Vida. Ambos com base nos princípios orientadores do processo de Bolonha, nomeadamente a promoção do avanço do conhecimento através da investigação original.
Aproveitando as possibilidades de criação de novas sinergias no campo da saúde, o ciclo de estudos articula-se com os seguintes programas:
- Programa de Formação Médica Avançada da Gulbenkian
- Programa Inter-Universitário de Doutoramento em Envelhecimento e Degenerescência de Sistemas Biológicos Complexos
- Mestrado em Investigação Clínica da Faculdade de Ciências Médicas e da Northeastern University (Boston)
- International Master in Mental Health Policy and Services da Faculdade de Ciências Médicas e da Organização Mundial de Saúde
Objectivo Geral
Este ciclo de estudos tem como objectivo geral formar investigadores capazes de conceber e desenvolver projectos científicos originais de forma autónoma, contribuindo para a criação de massa crítica nas instituições e aumentar o número de investigadores no País e na Europa.
Objectivos Específicos
Este ciclo de estudos visa essencialmente que o aluno desenvolva um projecto de investigação inovador que pretenda de acordo com o ramo escolhido, respondondendo a questões especificas do ramo escolhido - Biomedicina, Investigação Clínica ou Saúde das Populações.
Estrutura e Organização
O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra o curso de doutoramento, seminários de aprofundamento e a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo do conhecimento ou da especialidade. A conclusão do Curso de Doutoramento confere ao aluno o direito à atribuição de um Diploma de Estudos Avançados, não conferindo ao seu titular a equivalência a qualquer grau universitário. Os Diplomas de Estudos Avançados, relativos aos cursos de doutoramento, são acompanhados do respectivo Suplemento ao Diploma, nos termos do Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro.
O ciclo de estudos tem a duração de 4 anos em regime de tempo completo, devendo os discentes cumprir 240 ECTS. A duração do ciclo de estudos poderá ter a duração de 8 anos se o discente optar pelo regime de tempo parcial, opção que terá de ter a aprovação da Comissão Coordenadora do Conselho Científico.
O ciclo de estudos está estruturado de modo a proporcionar a todos os discentes uma formação sólida em competências transversais (35 ECTS), seminários de aprofundamento (10 ECTS) e a assegurar uma preparação específica assente em três especialidades (195 ECTS) Biomedicina, Investigação Clínica e Saúde Mental, de acordo com o interesse dos candidatos.
Para tal, os dois primeiros anos terão:
1) uma componente teórica e teórico-prática Curso de doutoramento - com um conteúdo essencialmente dirigido à aprendizagem de competências transversais. O aluno poderá escolher entre diversas unidades curriculares opcionais disponíveis que o preparem para o trabalho de investigação. Na especialidade de Biomedicina é obrigatória a unidade curricular Introdução à investigação laboratorial e na especialidade Saúde Mental, Saúde das populações. Na especialidade de Investigação Clínica os 35 ECTS serão todos em Unidades Curriculares Opcionais;
2) Seminários de aprofundamento de conhecimentos (10 ECTS) e
3) O trabalho de preparação e início do projecto de investigação e seminários de preparação da tese.
Os terceiro e quarto anos serão totalmente dedicados à tese. Salientamos que a tese poderá ser desenvolvida noutras instituições com que a Faculdade de Ciências Médicas tenha ou venha a ter protocolos de colaboração quer no país quer no estrangeiro.
O ensino será efectuado através de conferências, apresentações de trabalhos individuais e de grupo, discussão em workshops, seminários, leitura crítica de trabalhos, etc.
A evolução do projecto de investigação será monitorizada regularmente por um grupo de avaliadores independentes.
Nota
O Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em investigação clínica deverá decorrer associado a serviços clínicos e/ou laboratórios de ciências biomédicas para a prossecução do projecto de investigação e dependendo da especialidade e do projecto de investigação.
Informações Gerais
- Duração: 8 semestres (6 semestres para os doutorandos abrangidos pela Portaria 172/2008)
- ECTS: 240
Critérios de Selecção
- Avaliação Curricular (académica, científica e profissional).
- Carta de apresentação (realizada pelo Director do Serviço ou por personalidade de reconhecido mérito na área).
- Enquadramento nos planos estratégicas da FCM, nomeadamente nas áreas de investigação prioritárias da FCM).
- Avaliação global com recurso a entrevista.
Local
As aulas do Curso de doutoramento e os Seminários decorrerão nas instalações da Faculdade de Ciências Médicas.
Informações e inscrições
Faculdade de Ciências Médicas
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Dra. Mónica Belchior | monica.belchior@fcm.unl.pt
Tel.: +351 21 880 300 66 | Fax.: +351 21 880 30 68
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Destinatários
- Licenciados, Mestres ou equivalente legal, em Ciências da Vida
- Frequência e conclusão da componente curricular
- Dissertação de Doutoramento
Acesso a outros cursos