Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Bioestatística 2

Código

101001

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Gabinete de Estudos Pós-Graduados

Créditos

5

Professor responsável

Ana Luisa Papoila

Língua de ensino

Português

Objectivos

Em qualquer estudo clínico, antes de ser possível analisar os dados, é necessário recolher toda a informação relevante através de formulários devidamente desenhados. Numa segunda fase, e extremamente importante, segue-se a introdução da referida informação numa base de dados de forma a atingir a qualidade desejada. De facto, a existência de software que permite efectuar validações, não só de forma mas também lógicas, veio facilitar esta tarefa. Só após a execução das fases anteriores se pode proceder ao tratamento e análise estatística dos dados. Assim sendo, torna-se pertinente que futuros investigadores adquiram competências para, perante um conjunto de dados biomédicos, criar um formulário, construir uma base de dados relacional (através do Microsoft Office Access) e fazer a respectiva análise estatística (através do SPSS – Statistical Package for the Social Sciences). Em relação a este último ponto, após uma revisão, de índole prática, de todas as metodologias estatísticas que foram abordadas na Bioestatística I, será dada maior enfâse à análise multivariável através de uma abordagem maioritariamente prática.

Pré-requisitos

Conhecimentos prévios de Bioestatística e de SPSS, nomeadamente das metodologias estatísticas e comandos do SPSS, ministrados na Bioestatística I.

Conteúdo

Serão ministrados os conceitos necessários à construção de uma Bases de Dados Relacional: características de um Sistema de Base de Dados, como planear uma Base de Dados, como desenhar o Modelo Conceptual de uma Base de Dados utilizando o Modelo Entidade/Relacionamento, como construir o Modelo Lógico da Base de Dados, como implementar a Base de Dados (Modelo Físico) através da construção de tabelas e das relações que as interligam e, finalmente, como obter informação a partir de uma Base de Dados através da construção de Consultas.

Após uma revisão, de índole prática, de todas as metodologias estatísticas que foram abordadas na Bioestatística I, serão aprofundados os conhecimentos sobre a análise de dados multivariável, nomeadamente sobre o modelo de regressão linear, modelo de regressão logística e modelo de regressão de Cox. Serão indicadas as condições de aplicabilidade de cada um destes modelos de regressão bem como as alternativas em caso de violação das referidas condições. Para atingir estes objectivos, será abordada a análise de resíduos.

Bibliografia

- Daniel, W.W. (2008). Biostatistics: A foundation for analysis in the health sciences. 9th edition. John Wiley and Sons.
- Kleinbaum, D.G. and Klein, M. (2010). Logistic Regression: A Self-Learning Text (third edition). Springer-Verlag.
- Kleinbaum, D.G. and Klein, M. (2005). Survival-Analysis: A Self-Learning Text (second edition). Springer-Verlag.

Método de ensino

No que diz respeito aos aspectos teóricos, as aulas deverão ser ministradas com base em apresentações em PowerPoint. Quanto aos aspectos práticos, utilizar-se-ão o Microsoft Access para a construção das bases de dados e o SPSS para a análise dos dados. Após uma introdução teórica, serão resolvidos exercícios práticos em todas as aulas, com recurso ao software referido.

Método de avaliação

A avaliação será efectuada de uma forma contínua através da realização de testes intercalares e será complementada com a elaboração de um projecto em que os alunos terão que utilizar os conhecimentos que lhes foram ministrados ao longo do semestre (desenho de um questionário, construção de uma base de dados e análise estatística dos dados).

Cursos