
Tecidos, células e moléculas
Código
11105
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Medicina Molecular e Celular
Créditos
13
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Seabra
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos Gerais
A unidade de crédito de tecidos, células e moléculas pretende ensinar aos alunos numa forma integrativa como funciona ao nível molecular o corpo humano. Pretendemos dar a conhecer os vários tecidos humanos, quais as células que os formam e como é a sua estrutura proteica.
Objectivos Específicos
Módulo de tecidos (12 aulas teóricas)
- Identificar e caracterizar os tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares, nervosos e sangue.
- Distinguir os diferentes tecidos
- Descrever as células componentes de cada tecido em particular do epitelial e sangue
- Caracterizar o citoesqueleto correspondente a cada tecido
Módulo de Células (20 aulas teóricas)
- Descrever a organização celular
- Descrever, identificar e caracterizar os organelos celulares
- Caracterizar a mitose e ciclo celular
- Identificar e descrever os processos nucleares: organização genica, replicação do DNA, transcrição do DNA, processamento do mRNA
- Identificar e caracterizar os processos citoplasmáticos: tradução proteica, modificações pós-translacionais, via endocítica, via secretória, tráfego de vesículas, mecanismo de sinalização e motores moleculares
- Conhecer os mecanismos de integração extra e intra celular e o identificar o papel da membrana celular
Módulos de Moléculas (8 aulas)
- Conhecer e caracterizar a estrutura proteica nos diferentes níveis
- Identificar a funções proteicas nomeadamente a mioglobina e hemoglobina
- Relacionar a estrutura com a função das proteínas
- Descrever os receptores enzimáticos, as enzimas e a sua cinética
Seminários (8 aulas)
Nos seminários vamos tentar dar-vos uma noção de como se descobre algo na célula, desde a sua funcionalidade, à estrutura e ao modo como se dividem Vamos assim integrar os conceitos teóricos com o que se faz em ciência nos laboratórios.
Esperamos que no fim do semestre os alunos sejam capazes de entender os mecanismos celulares e inter-celulares tanto do ponto de vista morfológico como molecular e ainda que sejam capazes de levantar questões relevantes do ponto de vista científico que possam vir a ajudar na descoberta dos mecanismos envolvidos na Biologia da Célula e a sua relevância para a Doença Humana.
Aulas Práticas (12 aulas)
Pré-requisitos
A comparência às aulas Práticas é obrigatória, isto é, o aluno tem de ter 2/3 de presenças para que possa comparecer a exame final.
Conteúdo
1.Apresentação da UC
Módulo de Tecidos
2.Tecido Epitelial
2.1 Organização da célula epitelial
2.2Organização sub e inter celular: tecidos absorventes secretórios e proteolíticos
2.3 Especializações de membrana
2.4 Citoesqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios
3. Tecido Conjuntivo
- Componentes do tecido conjuntivo
- Função
- Organização e exemplos
4. Tecido Muscular
- Tipos de tecido muscular, sua organização e função
5. Pele
- Organização geral, tipos de pele, epiderme, diferenciação dos vários tipos de células da pele
6. Sangue
- Funções, estrutura e células
Módulo de células
7. Arquitectura celular e membrana
- Organelos celulares
Mitocôndria, lisossoma, endosomas, peroxisoma, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, aparelho de Golgi e núcleo
8. Ciclo celular e Mitose
9. Organização nuclear e DNA
- Arquitectura nuclear, tipos de cromatina, nucléolo
- Organização génica
- Replicação do DNA
- Transcrição do DNA
- Processamento do mRNA
10. Citoplasma
10.1 Tradução proteica, modificações pós-translacionais
10.2 via endocítica, via secretória, tráfego de vesículas
10.3 Mecanismos de sinalização e motores moleculares
11. Mecanismos de integração extra e intra celular
- Agentes infecciosos/membrana
- Agentes infecciosos/tráfego intracelular
Módulo de Moléculas
12. Estrutura das proteínas
13. Função das proteínas: motores moleculares
14. Mioglobina e hemoglobina
15. Receptores enzimáticos e Enzimas
16. Cinética enzimática
Integração
17. Integração
Bibliografia
- Lodish, Harvey et al.; Molecular Cell Biology; 4ª Edição; W. H. Freeman and Company.
- Alberts, Bruce et al.; Molecular Biology of the Cell; Garland Publ. Inc.; New York.
- Kierszenbaum, Abraham; Histology and Cell Biology; 2º Edition Mosby Elsevier
- Carlson, Bruce M.; Human Embryology and Developmental Biology; Mosby.
- Costa, Celetino; Morato, Xavier; Desenvolvimento Embrionário dos Vertebrados; Edições Verbo.
- Azevedo, Carlos (Coordenação); 4ª Edição; Biologia Celular e Molecular; Lidl Edições Técnicas Lda.; Lisboa; 2005.
Estão também disponíveis online os objectivos das aulas teóricas e a sebenta das aulas práticas que é obrigatório levar para as aulas.
Método de ensino
Quatro aulas teóricas semanais de 50 minutos cada de carácter expositivo. Será facultado aos alunos uma sebenta com os objectivos de cada aula. Haverá ainda aulas de seminários leccionadas por professores convidados que têm como objectivo integrar os conceitos teóricos com o que se faz em ciência nos laboratórios.
As aulas práticas serão de trabalho laboratorial (10 aulas) e 2 teórico-práticas e aulas de apoio ao aluno. Os alunos terão uma sebenta com a descrição de cada trabalho e objectivo de cada aula, no fim de cada têm de entregar um pequeno resumo do trabalho.
Método de avaliação
A avaliação da UC de Tecidos, Células e Moléculas é contínua e é obrigatória a presença do aluno em 2/3 das aulas práticas. Toda a matéria teórica e prática leccionada, inclusive seminários, é objecto de avaliação nesta UC.
O processo de avaliação na UC de Tecidos, Células e Moléculas é constituído por duas componentes: uma componente de avaliação prática e uma componente de avaliação teórica, estruturadas da seguinte forma:
1) Componente de avaliação prática (25% ou 20% da nota final da UC)
A nota obtida pelo aluno na componente de avaliação prática contemplará a performance e assiduidade dos alunos nas aulas práticas, sendo estas baseadas nos seguintes elementos de avaliação: (i) elaboração de 1 relatório prático no final de cada módulo prático; (ii) avaliação de aula, a qual contempla as atitudes e conhecimentos demonstrados pelo aluno no decorrer das Aulas Práticas. A classificação obtida pelo aluno em cada um destes elementos de avaliação ser-lhe-á comunicada pelo docente.
2) Componente de avaliação teórica (75% ou 80% da nota final da UC)
Esta componente é composta por 2 testes. O 1º teste terá uma ponderação de 25% (ou 40%) da nota final. O 2º teste terá uma ponderação de 50% (com avaliação de toda a matéria teórica e prática leccionada) (ou 40%, com avaliação da matéria leccionada a partir da data do 1º teste) da nota final.
Os conteúdos programáticos avaliados em cada crédito corresponderão a toda a matéria teórica e prática leccionada até à data do teste.
Os testes poderão ser constituídos por questões fechadas (escolha múltipla), questões de resposta curta, ou questões abertas (desenvolvimento), ou ainda combinações destas. Para que o aluno tenha acesso à realização de exame final oral de 1ª Época, a soma da nota ponderada obtida em cada componente de avaliação (prática e teórica), deverá ser maior ou igual a 10 valores; caso contrário o aluno reprova na 1ª Época de exames da UC de Tecidos, Células e Moléculas, tendo, no entanto, a possibilidade de realizar o exame de 2ª Época, guardando-se a nota da componente de avaliação prática (25% ou 20%) até lá.
O aluno que obtenha uma nota final entre 10 e 11 valores inclusive, terá obrigatoriamente de realizar exame oral na 1ª Época de exames. Caso não compareça ao exame oral de 1ª Época, o aluno fica reprovado tendo, no entanto, a possibilidade de realizar o exame de 2ª Época, guardando se a nota da componente de avaliação prática (25% ou 20%) até lá; neste caso, o exame final será uma prova oral, com a ponderação de (75% ou 80%) da nota final da UC.
O aluno com nota final igual ou superior a 16 valores, terá que realizar um exame oral para defender a sua avaliação final; caso não compareça, a sua nota final será de 15 valores.
O aluno reprovado na componente de avaliação teórica poderá repetir essa componente na Época de exame seguinte, guardando-se a nota da componente de avaliação prática (25% ou 20%) até lá; neste caso, o exame final será uma prova oral, com a ponderação de (75% ou 80%) da nota final da UC.
PERÍODO DE EXAMES DE 2ª ÉPOCA:
O exame final em 2ª Época é essencialmente destinado a alunos que reprovaram em avaliação de 1ª Época e para pedidos de melhoria de nota. O exame final de 2ª Época é uma prova oral, que abrange todos os conteúdos teóricos e práticos leccionados no presente ano lectivo. No caso dos alunos reprovados na época anterior, a componente de avaliação prática será guardada, tendo uma ponderação de 25% ou 20%, sendo que a nota do exame oral corresponderá aos restantes 75% ou 80% da nota final. No caso de alunos que pretendem melhoria de nota, a avaliação será efectuada unicamente por uma prova oral, cuja classificação corresponderá a 100% da nota final da UC.