
História da Medicina
Código
11114
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
História da Medicina
Créditos
3
Professor responsável
Madalena Esperança Pina
Língua de ensino
Português
Objectivos
Fomentar a importância da vertente humanista do futuro médico, que deve ser uma figura culta e interessada, com conhecimentos bem fundamentados. Deve exercer a sua profissão com o conhecimento do que foi o percurso histórico da mesma, para a melhor compreensão do doente e do contexto social no qual se insere.
Objectivos específicos:
- Conhecer o percurso, os marcos e os intervenientes que permitem a compreensão da Medicina ao longo do tempo, desde a Pré-história até à Idade Contemporânea, sabendo relacionar as mudanças verificadas no percurso da Medicina com o tempo histórico no qual tiveram lugar.
- Conhecer o percurso histórico e social da profissão e compreender, no contexto histórico, o médico enquanto profissional com destaque relevante na sociedade.
- Conhecer os grandes vultos da História da Medicina de referência internacional e portuguesa, bem como o seu contributo para o evoluir da mesma. Compreender os preceitos hipocráticos e sua importância enquanto referência para o exercício da profissão - Primum non nocere / Do no harm.
- Conhecer o percurso da História da Medicina portuguesa.
- Conhecer a relação entre a Medicina e as manifestações culturais, fomentando a sua cultura geral e a sua cultura médica.
- Contactar com a história hospitalar portuguesa, para que conheça as instituições onde aprendeu enquanto aluno e onde poderá vir a exercer enquanto médico.
- Estabelecer uma relação profunda com a história da Faculdade de Ciências Médicas, espaço físico que representa um marco importante no contexto do ensino médico português, cujo valor histórico, científico e cultural fará parte das suas referências profissionais e pessoais.
- Contactar a realidade da investigação em História da Medicina e História das Ciências da Saúde.
Pré-requisitos
Conteúdo
I. Medicina e História
- A Medicina e o tempo - etapas na evolução da Medicina e evolução do pensamento médico.
- Medicina Primitiva - a evolução da Medicina nas antigas civilizações mundiais.
- Conceitos e Início da Ciência - a Grécia: antes e depois de Hipócrates.
- Medicina no Império Romano - as ideias galénicas.
- Medicina Árabe - Religião, Filosofia e Medicina.
- Medicina Medieval - o Cristianismo e a Medicina.
- A história do ensino médico - das primeiras escolas às Universidades.
- Medicina em Portugal na Idade Média - instituições, práticas e ensino médico.
- Medicina e Renascimento - o caso dos Descobrimentos portugueses.
- Do século XVII ao século XIX - ruptura e evolução científica.
- O Século XX, a Medicina de laboratório e revolução experimental.
- A Medicina contemporânea em Portugal.
II. O Médico na História
- A evolução da profissão e suas características no contexto da evolução da Medicina, da História e da Sociedade.
III. Medicina e Cultura
- Medicina: Sociedade e Cultura em perspectiva histórica.
- Medicina e Arte.
- A Faculdade de Ciências Médicas e a cidade.
- A Colina da Saúde e o Campo de Santana: um estudo de caso europeu.
Bibliografia
A par da bibliografia recomendada, serão fornecidos textos de apoio (artigos complementares) e sumários desenvolvidos compostos por apontamentos do docente, enviados por via electrónica aos alunos da Unidade Curricular. Exitem referências bibliográficas, referências relativas a sites de internet e informações de interesse programático em:
- http://bloghm.blogspot.com
- http://medicosportugueses.blogs.sapo.pt/
- Esperança Pina, J.A., A responsabilidade dos médicos, 3ª edição, Lisboa, Lidel, 2003.
- Esperança Pina, Madalena, Esperança Pina, J.A., Notas a propósito da História da Faculdade de Ciências Médicas, www.ae.fcm.unl.pt/fcm.
- Ferraz de Oliveira, L.N., Doria, J. L., Apontamentos de História da Medicina, Lisboa, UNL, FCM, 2003.
- Lemos, Maximiano, História da Medicina em Portugal - doutrinas e instituições, 2 volumes, Lisboa, Publicações D. Quixote / Ordem dos Médicos, 1991.
- Gonçalves Ferreira, F.A., História dos serviços de saúde em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1990.
- Macedo, Manuel Machado, História da Medicina portuguesa no século XX, Lisboa, CTT, 1998.
- Namora, Fernando, Deuses e demónios da Medicina, Lisboa, Editora Acádia, s/data.
- Tavares de Sousa, A., Curso de História da Medicina - das origens ao final do século XVI, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, S/ data.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas: 2 horas por semana, num total de 21 aulas (21 horas lectivas).
Seminários: dois seminários, substituindo duas sessões semanais (2 horas lectivas), nos quais serão tratadas temáticas associadas aos objectivos e conteúdos da Unidade Curricular, com o apoio e a presença de investigadores de Unidades de I&D-FCT, no âmbito da sua prática de investigação em História da Ciência e História da Saúde.
Visita de estudo: uma visita de estudo (4 horas) a realizar num sábado de manhã. A visita de estudo será feita a locais relevantes para os temas desenvolvidos da Unidade Curricular, integrando-se na temática histórica e cultural da Medicina.
Método de avaliação
A Unidade Curricular Opcional de História da Medicina é uma cadeira teóricoprática. Trata-se de uma Unidade Curricular com um teste escrito de avaliação. O sistema de avaliação da Fcauldade de Ciências Médicas está regulamentado pelo respectivo Regulamento do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas.
O teste escrito final equivale a 100% da classificação final. O teste é feito sem consulta, com a duração de 1 hora e visa a verificação dos conhecimentos do aluno e decorre nas épocas de exame pré estabelecidas. O aluno deve responder às questões conforme lhe é solicitado, ou seja, de forma sucinta ou desenvolvida, mediante o enunciado apresentado. Deve identificar o exame com o nome completo, o que inclui todos os nomes próprios (por exemplo, Ana Cristina) e utilizar uma letra legível.