
Projecto de Investigação I
Código
11116
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
3
Professor responsável
Jacinta Serpa
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos gerais:
A unidade de projecto de investigação pretende ensinar aos alunos, numa forma integrativa, como funciona um projecto de investigação. Pretende-se a integração e aplicação do conhecimento numa perspectiva global, estimulando os alunos a aprofundar a metodologia científica e a sua aplicação na vertente clínico-laboratorial. Serão valorizadas todas as acções visando dotar o aluno de um espírito crítico e autoanalítico aplicados a todas as vertentes da realização de um projecto.
Objectivos de aprendizagem (learning outcomes):
O projecto de investigação tem como objectivo estimular o interesse do aluno pela Investigação Científica em Biomedicina ou clínica ou epidemiológica, permitindo o contacto directo entre alunos e Investigadores das mais variadas áreas científicas, de uma forma articulada. Espera-se que o aluno reconheça a relevância da Investigação e sua interligação com a prática clínica. Para além das valências científicas, estes objectivos visam dotar o aluno de um espírito crítico e analítico, bem como de uma capacidade de estudo autónomo, os quais são essenciais para o sucesso no Mestrado Integrado em Medicina e na prática clínica. Nas quatro aulas de método científico o aluno deverá adquir a capacidade crítica e analítica. A partir de um pequeno resumo de um trabalho facultado por um investigador o aluno terá que seleccionar o trabalho que se enquadra melhor nas suas aptidões e que seja capaz de o realizar num semestre. Alternativamente, o aluno terá de realizar um trabalho de revisão científica sob orientação tutorial em temas actuais de investigação.
Pré-requisitos
Esta unidade irá funcionar todos os 2º semestres do Mestrado Integrado de Medicina. Não haverá precedências, deste modo cada aluno poderá escolher esta unidade de crédito em qualquer semestre do mestrado bem como frequentá-la as vezes que entender.
Conteúdo
- Método Científico (Max 4 aulas):
Temas:
* Fundamentos do Método científico
* Pesquisa bibliográfica online, tipos de artigos científicos
* Estimulação da capacidade crítica;
* Investigação laboratorial, clínica ou epidemiológica;
* Escrever um artigo científico original, de revisão e um projecto de investigação;
* Apresentação oral de trabalhos científicos.
- Projecto Científico:
Temas:
* Projecto de investigação na área da Biomedicina, clínica ou epidemiológica
ou
* Escrita de um artigo científico de revisão para publicação.
- Workshop Científico:
Temas:
* Semana da Ciência: workshop para apresentação individual dos projectos e trabalhos realizados (10min) e discussão dos mesmos (5min).
Atribuição de um Prémio ao melhor trabalho realizado.
Bibliografia
Método de ensino
A unidade curricular no mínimo terá 5 alunos e no máximo 15. Serão realizadas 4 aulas teóricas de 50min cada. No restante período do semestre, os alunos terão um ensino tutorial. Ser-lhes-á facultado temas de trabalhos nas diferentes áreas científicas do CEDOC (Centro de Estudos de Doenças Crónicas, uma unidade de I&D integrada no Laboratório associado ITQB/IBET/IGC). O trabalho a realizar poderá ser prático nas áreas de biomedicina, clínica ou epidemiológica ou de revisão científica.
Todas as semanas haverá aulas de apoio ao aluno sob a orientação de um tutor designado para cada aluno.
Método de avaliação
Semana da Ciência: workshop para apresentação individual dos projectos e trabalhos realizados (10min) e discussão dos mesmos (5min). Atribuição de um Prémio ao melhor trabalho realizado.
Pretende-se que o aluno tome contacto com as várias vertentes de investigação e se for do seu interesse realizar um projecto mais alargado ao longo de mais do que um semestre.