Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Família, Saúde e Doença II

Código

11127

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Medicina Geral e Familiar

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutora Isabel Santos

Língua de ensino

Português

Objectivos

Todo o indivíduo é produto da interacção entre o seu genotipo e o meio ambiente. Para além da transmissão genética, é conhecido o fenómeno de transmissão multigeracional dos comportamentos familiares. Como escreveu Bowen (1980), as famílias repetem-se.

Os determinantes familiares colocam-se com acuidade na transmissão genética, nos comportamentos alimentares, nas crenças sobre a doença e na dinâmica de procura de cuidados, aspectos seleccionados para aprofundamento nesta UC tendo em atenção os pré-adquiridos no contexto de outras UC do mesmo ano.

a) Fazer a história de vida e a narrativa das vivências relacionadas com a saúde e com a doença de uma família;
b) Elaborar o genograma de uma família, identificando doenças hereditárias e de incidência familiar;
c) Dar um exemplo de como a experiência anterior de doença na família influencia a readaptação a uma nova situação de doença;
d) Identificar crenças sobre a doença e mitos familiares com impacte na saúde e na gestão dos problemas de saúde;
e) Dar um exemplo da influência da família nos estilos de vida, com ênfase nos comportamentos alimentares;
f) Fazer o inquérito alimentar de um dia a elementos da família em estudo e identificar desequilíbrios;
g) Dar exemplos de situações despoletadoras de “fome emocional”, conducentes à sobre-alimentação;
h) Identificar, no caso de uma família estudada, procedimentos preventivos dirigidos à minimização de factores de risco genéticos e ambientais;
i) Descrever os princípios que devem enquadrar as actividades de educação para a saúde, nomeadamente a educação alimentar;
j) Descrever a rede de suporte social da família, formal e informal;
k) Descrever o padrão de utilização dos serviços de saúde dos membros de uma família, tendo em conta os conceitos de saúde e de doença da família e os condicionamentos, pessoais e institucionais, de acessibilidade.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

- Elaboração de narrativas em medicina
- Elaboração de genogramas
- Reconhecimento de riscos genéticos numa família
- Fenómeno da transmissão multigeracional de comportamentos na família
- Inter-relações entre factores psicológico, somáticos e sociais
- Factores que influenciam a dinâmica de procura de cuidados de saúde
- Papel do médico na promoção da saúde.

Bibliografia

 

Método de ensino

A aprendizagem decorre em vários cenários - consulta, domicílo da família estudada, centros de saúde, unidades de internamento de curto, médio e longo prazo, ONGs e sala de aulas.

O trabalho a desenvolver pelos alunos é alicerçado em objectivos de aprendizagem, com definição de metas faseadas no tempo, podendo distinguir-se três etapas em cada fase:

1º etapa: Apresentação dos objectivos, por fase, e sua discussão com os alunos. Elaboração pelos alunos, em colaboração com os docentes, de um mapa conceptual e identificação dos recursos disponíveis para atingir os objectivos definidos.

2ª etapa: auto-aprendizagem tutorizada. Nesta fase, os alunos, acompanhados por um tutor, elaboram temas de revisão e estudam uma família no que se relaciona com os objectivos definidos para a fase em que se encontram.

3ª etapa: Certificação de que os objectivos foram atingidos, através da exposição e debate do trabalho realizado, e identificação das insuficiências de aprendizagem, reinvestidas no planeamento da próxima fase.

As metas para cada fase serão apresentadas em documento depositado no site do Departamento de Medicina Geral e Familiar.

Ao longo da UC serão planeados seminários, em colaboração com os docentes das UC obrigatórias do mesmo ano, para consolidação e integração de conhecimentos teóricos a mobilizar na realização das tarefas de aprendizagem.

Esta UCO ocupará um período da tarde ou da manhã de um dia de cada semana ao longo do semestre, existindo períodos de contacto obrigatórios de presença para todos os discentes e períodos opcionais (a escolha da hora e dia da semana). Estes períodos são opcionais na escolha do horário e não no seu cumprimento. O período do dia e o dia em que se irão concretizar em cada semana dependerá da tarefa distribuída e da disponibilidade da família e ou da instituição.

Método de avaliação

Prova oral centrada na análise e discussão de portfolio construído pelos alunos durante o processo de ensino-aprendizagem.

Cursos