
Gestão das Unidades de Prestação de Cuidados
Código
21174
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
3
Professor responsável
Céu Mateus
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Desenvolver os fundamentos teóricos e técnicos necessários para a preparação, análise e avaliação de políticas, programas e estratégias em saúde segundo uma perspectiva económica.
- Exemplificar a utilização, em saúde, de diversos conceitos económicos, tais como: custo de oportuni¬dade; escassez e prioridades; procura, oferta e preço; financiamento, pagamento e provisão; eficiência e equidade.
- Familiarizar os discentes com alguns aspectos do sistema de informação de saúde e, conduzi-los na abordagem científica dos temas de ensino.
- Articular os principais conceitos e ideias da economia que são necessárias para a gestão racional de unidades de saúde.
- Oferecer um panorama da economia da saúde nas suas diferentes áreas de aplicação e da sua contribuição para o estudo do sector da saúde.
- Desenvolver a capacidade dos alunos para desenvolver, interpretar e aplicar estudos de avaliação económica em saúde.
- Oferecer, através de exemplos concretos retirados da experiência nacional e internacional, um panorama da avaliação económica de tecnologias de saúde.
Pré-requisitos
Inglês
Conteúdo
- Introdução
- Economia, mercado e saúde
- O SNS
- Financiamento hospitalar
- Oferta de cuidados
- Procura de cuidados
- AES: Introdução
- AES: Tipos de análise
- AES: Exercício
- Medição de custos
- Qualidade de vida
- Exercício
- Orientações metodológicas
- Avaliação
Bibliografia
- Barros, P.P. (2005) Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos. Almedina, Coimbra.
- Clewer, A. e D. Perkins (1998) Economics for Health Care Management. Prentice Hall, London.
- Drummond, M.F., B. O´Brien, M. Sculpher, G.L. Stoddart e G.W. Torrance (2007) Methods for the Economic Evaluation of Health Care Programmes. Oxford University Press, Oxford.
- McPake, B., L. Kumaranayake e C. Normand (2002) Health Economics: An International Perspective. Routledge, London.
- Pereira, J. (2004) Economia da Saúde: Glossário de termos e conceitos. Documento de trabalho 1/93 (4ª Edição). APES, Lisboa.
Método de ensino
A metodologia de ensino procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde.
Método de avaliação
A avaliação de conhecimentos resulta de um teste com duração máxima de 3 horas, onde os alunos devem responder a dez perguntas de escolha múltipla e a quatro perguntas de desenvolvimento.