Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Trabalho de Projecto ME

Código

8405

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Gabinete de Estudos Pós-Graduados

Créditos

60

Professor responsável

Madalena Gomes da Silva

Língua de ensino

Português

Objectivos

Nesta unidade curricular pretende-se que o discente implemente um modelo de práctica reflexivo e autónomo, e desenvolva a integração clínica do conhecimento, as capacidades de raciocínio clínico e as competências técnicas específicas, na intervenção em utentes com disfunções neuro- músculo- esqueléticas, em situação de prática clínica real. Pretende-se ainda que desenvolva capacidade para desenvolver e implementar projectos de investigação, capazes de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área da intervenção da fisioterapia nas disfunções neuro-músculo-esqueléticas. No final o discente deverá demonstrar as seguintes competências:
- Capacidade para colaborar de forma efectiva com os outros
- Capacidade de inovação num quadro de prática autónoma e reflectida, enquadrada pelos aspectos éticos, morais e legais do exercício profissional, considerando as suas limitações pessoais e as da sua área de intervenção.
- Capacidade para compreender, avaliar e contribuir para o desenvolvimento do desempenho dos serviços prestados aos utentes/ populações com problemas de natureza neuro- músculo- esquelética e dos mecanismos que asseguram a manutenção e desenvolvimento da qualidade.
- Capacidade para discutir as assunções subjacentes ao desenvolvimento do conhecimento, e analisar o contributo da experiência, raciocínio e evidência no conhecimento e prática da Fisioterapia
- Capacidade para formular problemas/ questões/ objectivos e hipóteses no âmbito de determinado problema a investigar, seleccionar o tipo de abordagem adequada ao estudo da questão/ objectivo, estabelecer o propósito da investigação, e que equacionar os aspectos éticos da investigação.
- Capacidade para seleccionar o método de amostragem, identificar e definir as variáveis em estudo e analisar as propriedades psicométricas e a validade dos instrumentos de medida a utilizar.
- Capacidade para seleccionar e utilizar o processamento estatístico face a diferentes objectivos de investigação quantitativa e qualitativa;
- Capacidade para utilizar um programa informático de estatística face a problemas específicos.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Módulo I- Prática clínica supervisionada em disfunções neuro-músculo-esqueléticas do quadrante superior e inferior.

Módulo II- Relatório de Investigação
- Formulação de questões e objectivos no âmbito da investigação quantitativa/ qualitativo. Instrumentos de Recolha de Dados: Níveis de medida e propriedades psicométricas dos instrumentos de recolha de dados.
- Análise de Dados Qualitativos. A Análise de Conteúdo: Tipos de análise de conteúdos. Etapas na análise de conteúdo.
- Procedimentos de verificação do rigor da investigação:
- Fundamentos de Bio estatística: A utilização do SPSS em contexto especifico.

Bibliografia

- BONITA, R. BEAGLEHOLE, R. KJELLSTRÖM, T. (2007) Basic Epidemiology. Second Edition. World Health Organisation.
- DOMHOLDT, E. Physical Therapy Research: Principles and Applications. Philadelphia: W.B. Saunders Company. 2000.
- PESTANA, M. H. & GAGEIRO, J. N. (2005) Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. 4a. ed. Portugal: Sílabo
- PATTON, M. (2001) Qualitative Research & Evaluation Methods.  Third Edition. Sage Publications, Inc.

Método de ensino

Prática Clínica Supervisionada e discussão de casos clínicos, seminários teóricos, pesquisa individual do estudante, e acompanhamento tutorial.

Método de avaliação

Esta unidade curricular será avaliada através de um exame prático centrado na avaliação e tratamento de um utente com disfunção neuro-músculo-esquelética do quadrante superior ou inferior e de um trabalho escrito individual.

O trabalho individual implica a realização de um relatório de investigação que não deverá exceder as 20.000 palavras (aproximadamente 60 páginas).

Cursos