
Medicina de Imagem
Código
MC-0402
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Serviço Universitário de Radiologia
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Rui Miguel Mateus Marques
Língua de ensino
Português
Objectivos
Familiarização com os diferentes tipos de exames e suas indicações.
-
Distinguir se determinado tipo de exame imagiológico é normal ou se tem patologia.
-
Descrever as alterações observadas num exame imagiológico.
-
Perante um exame imagiológico com alterações patológicas, colocar algumas hipóteses diagnósticas
Pré-requisitos
Todas as disciplinas do ensino básico (1º Ciclo)
Conteúdo
Os alunos são treinados a observar exames normais e com patologia, nomeadamente radiografias, ecografias e os de Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética. Os exames compreendem todo o corpo humano, particularmente o abdómen, o aparelho digestivo, aparelho genito-urinário, tórax, sistema nervoso, osteoarticular e cardiovascular.
Para a sua formação os alunos têm uma ou mais aulas teórico-práticas por dia sobre um dos seguintes temas: bases físicas das diferentes técnicas imagiologicas dos seguintes aparelhos: abdómen, tórax e aparelho digestivo, aparelho locomotor, aparelho urinário, pulmão e mediastino; indicações e alterações das seguintes técnicas: ecografia, TC, RM, mamografia, medicina nuclear, neuroradiologia e radiologia de intervenção.
Bibliografia
Noções Básicas de Imagiologia J. Martins Pisco - Lidel
Noções Básicas de Imagiologia J. Martins Pisco - Lidel - 2ª Edição
Noções Fundamentais de Imagiologia - J. Martins Pisco e L. Aires de Sousa. Lidel.
Squire´s Fundamentals of Imagiology Lucy Squire, Novelline
Método de ensino
Aulas teórico práticas 3 horas com intervalo
Sessões práticas assistência nas salas de trabalho às diferentes técnicas efectuadas, contacto directo com equipamento e doente.
Método de avaliação
Avaliação contínua 20%
Exame prático com películas de diferentes exames.