Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Análise Crítica da Evidência

Código

MF01

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Gabinete de Estudos Pós-Graduados

Créditos

4

Professor responsável

Eduardo Brazete Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos discentes a capacidade de pesquisar, seleccionar, analisar, e implementar quando adequado, a evidência científica, ajudando-os a integrar o novo conhecimento na sua prática clínica diária.

Espera-se que no final da unidade curricular os discentes demonstrem:
- Compreensão aprofundada dos conceitos centrais da prática baseada na evidência e dos princípios da análise crítica da literatura;
- Capacidade para seleccionar estratégias de pesquisa adequadas utilizando diferentes fontes de informação;
- Capacidade para analisar criticamente a validade dos resultados, a sua relevância clínica, e a sua aplicabilidade;
- Capacidade para implementar, quando adequado, evidência publicada na prática clínica do discente.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Em termos de programa esta unidade curricular está organizada em 4 áreas temáticas principais, que são:
1. A Prática Baseada na Evidência: Onde são introduzidos os conceitos centrais da Prática Baseada na Evidência e pretende ajudar os discentes a aprofundar o seu conhecimento e compreensão acerca do que é a Prática Baseada na Evidência, dos seus instrumentos, e das suas vantagens para a qualidade dos cuidados prestados aos utentes/ populações.
2. A Pesquisa da Evidência Científica: O tema da pesquisa da evidência é aqui explorado e onde se pretende ajudar os discentes a melhorar as suas competências para encontrar evidência de uma forma sistemática.
3. Analise Crítica da Evidência Científica: É dedicado à análise crítica da evidência e pretende ajudar os discentes a melhorar as suas competências para seleccionar a evidência e avaliá-la de uma forma sistemática.
4. Implementação da Evidência Científica: Centrado na implementação da evidência no seu local de trabalho, os discentes são convidados a equacionar diferentes estratégias que facilitem a implementação da evidência e que modifiquem a sua prática e as dos seus pares.

Bibliografia

- Bury T and Mead J Evidence-Based Healthcare.  London, Butterworth.  Heinemann. 1998.
- Cruz, E., Silva, M. Análise Crítica da Evidência. EssFisiOnline, Vol 1, nº2. (2005).
- Herbert, R. How to estimate treatment effects from reports of clinical trials. I: Continuous outcomes. Australian Journal of Physiotherapy. Vol. 46, (2000).
- Herbert, R. How to estimate treatment effects from reports of clinical trials II: Dichotomous outcomes. Australian Journal of Physiotherapy.  Vol. 46, (2000).
- Sackett D., Straus S., Richardson W. Evidence Based Medicine: How to Practice and Teach EBM. 2nd Ed.  Edinburgh, Churchill Livingstone. 2000.

Método de ensino

Ao longo da unidade curricular serão contempladas aulas teóricas, aulas teórico-práticas/ aulas em laboratório, desenvolvimento de projectos/ trabalhos, e estudo individual. As estratégias de aprendizagem privilegiam a aprendizagem activa e a tomada de decisões por parte dos discentes. A organização estrutural das diferentes temáticas permite um bom equilíbrio entre o tempo de aula em sala e o tempo de estudo individual. O tempo em sala de aula utilizará metodologias expositivas, e activas. O estudo individual passa pela realização de actividades de aprendizagem com o objectivo de aprofundar e integrar os conhecimentos e desenvolver a capacidade de decisão e resolução de problemas, estimulando simultaneamente a autonomia dos discentes.

Método de avaliação

A unidade curricular é avaliada através de um trabalho escrito individual. O trabalho envolve a definição de uma questão clínica orientadora da pesquisa, a selecção de um estudo adequado e respectiva análise critica, incluindo a discussão da sua aplicabilidade clínica. O trabalho não deve ultrapassar as 5.000 palavras.

Cursos