
Desenvolvimento Profissional
Código
MF05
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
6
Professor responsável
Carla Mendes Pereira
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular apresenta como objectivos promover um desenvolvimento profissional baseado na auto-gestão e auto-motivação dos mestrandos, facilitando um ciclo sistemático, sustentado e reflexivo de planeamento, análise, acção e revisão da aprendizagem ao longo da vida. Assim, espera-se, no final desta unidade curricular, que o discente demonstre as seguintes competências:
1. Capacidade para reflectir sobre a sua prática profissional, nomeadamente acerca dos seus pressupostos, princípios, crenças e valores, e dos princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão;
2. Capacidade de auto-avaliação, considerando o impacto de inúmeros factores como os políticos e sócioeconómicos na prestação dos cuidados de saúde, e a efectividade da sua prestação;
3. Capacidade para identificar objectivos de aprendizagem, pessoais e profissionais, para um desenvolvimento profissional contínuo sustentado, integrando o conhecimento e competências adquiridas na sua experiência anterior;
4. Capacidade de auto-gestão e responsabilidade no planeamento e implementação de estratégias e actividades de aprendizagem adequadas aos objectivos definidos para desenvolvimento de competências profissionais e pessoais;
5. Capacidade para manter o registo da sua aprendizagem na prática, evidenciando o seu desenvolvimento e impacto;
6. Capacidade para sistematizar, monitorizar e avaliar as actividades realizadas e situações de aprendizagem proporcionadas para o desenvolvimento profissional contínuo.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
O programa educativo é centrado na reflexão para a responsabilidade individual e colectiva, autonomia e autodirecção que são esperadas no desenvolvimento profissional e aprendizagem ao longo da vida dos Fisioterapeutas.
É um programa anual, centrado no discente, cujo enfoque é o do conhecimento e competências adquiridas para um desenvolvimento orientado e sustentado de novas competências.
Bibliografia
- CSP. Developing a Portfolio- a Guide for CSP Members. London: Chartered Society of Physiotherapy, Continuing Professional Development and Lifelong Learning, 2001.
- Higgs, J. et al. Developing Practice Knowledge for Health Professionals. Edinburgo: Butterworth Heinemann. 2004.
- Richardson, B. Professional Development 1: Professional Socialisation and Situated Professionalisation. Physiotherapy. Vol 85, nº 9 (1999), 461-467.
-Richardson, B. Professional Development 2: Professional Knowledge and Situated Learning in the Workplace. Physiotherapy. Vol 85, nº 9 (1999), 467-474.
- Pereira, C.; Cruz, E. & Lucena, A. et al. Portefólio Profissional: um instrumento para o desenvolvimento profissional. EssFisiOnline. Vol 2, nº 3 (2006), 70-89.
Método de ensino
A metodologia adoptada é centrada no discente, sendo baseada no desenvolvimento de um portefólio reflexivo, promotor do desenvolvimento do perfil profissional, da autonomia e controlo na aprendizagem ao longo da vida. As estratégias adoptadas serão:
1) a orientação tutorial no desenvolvimento do portefólio reflexivo;
2) o trabalho individual com análise de situações e experiências profissionais;
3) a leitura activa da literatura relevante/ recomendada e facilitadora da auto-avaliação e prática reflexiva;
4) a aprendizagem colaborativa em reuniões tutoriais e discussão promovida em fóruns temáticos (blended learning através de um plataforma de e-learning: Moodle);
5) a análise de cenários clínicos.
A plataforma de e-learning será, igualmente, utilizada como recurso educativo para a partilha de documentação desenvolvida pelos discentes e material de apoio considerado relevante na sua aprendizagem. Serão, igualmente, utilizados outros recursos áudio-visuais e bases de dados disponíveis aos discentes.
Método de avaliação
Entrega de um portefólio reflexivo, com ponderação de 80%, e respectiva apresentação, com ponderação de 20%.