
Planeamento Estratégico em Promoção da Saúde
Código
MF07
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
4
Professor responsável
Isabel Loureiro
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objectivo habilitar os discentes de conhecimentos e capacidades que permitam enquadrar o planeamento em saúde de âmbito específico (local), no planeamento central e ainda explorar a metodologia de planeamento de projectos de intervenção em saúde, desde a fase de identificação de necessidades e expectativas das populações à avaliação do processo e do produto. Espera-se que no final da unidade curricular o discente demonstre:
- Conhecimento e compreensão das orientações centrais a nível do planeamento em saúde (Plano Nacional de Saúde; Programas Nacionais) e das suas implicações profissionais;
- Capacidade para identificar e enquadrar nas orientações nacionais o planeamento local específico;
- Capacidade para identificar e clarificar o contributo especifico da profissão no desenvolvimento operacional do plano central;
- Capacidade para planear a implementação de projectos de promoção e protecção de saúde, através do método da investigação/acção ou investigação participada;
- Capacidade para utilizar as bases essenciais das técnicas pedagógicas aplicáveis a iniciativas, indivíduos, grupos e contextos diversos;
- Capacidade para analisar criticamente os riscos e oportunidades dos meios de comunicação social nos domínios da saúde (marketing social e comunicação em saúde);
- Capacidade para analisar criticamente as várias fases do processo de intervenção, bem como os resultados, e sugerir outras formas de optimização dos serviços prestados (se for o caso);
- Capacidade para analisar criticamente e para aplicar o conceito de efectividade em projectos de promoção da saúde.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Módulo 1
Metodologia de planeamento em promoção da saúde
- Conceito e princípios da Promoção da Saúde. Participação, equidade e sustentabilidade. Estratégias de acção em Promoção da Saúde. A Carta de Ottawa.
- Enquadramento legal e ético da promoção e protecção da saúde: legislação fundamental; direitos e deveres dos cidadãos; paternalismo versus autonomia individual.
- O Plano Nacional de Saúde: da planificação à implementação; do diagnóstico às orientações estratégicas.
- Os Programas Nacionais.
- Definição, classificação e etapas do planeamento em saúde.
Módulo 2
Avaliação da implementação e efectividade de intervenções em promoção da saúde
- Diagnóstico da situação de saúde (inclui identificação de problemas e de necessidades de saúde - metodologias quantitativas e qualitativas para obtenção de dados e de informações, análise de dados, uso de medidas de risco e de impacto na identificação das causas e das consequências dos problemas, descrição do estado de saúde, recursos disponíveis e potenciais a mobilizar).
- Métodos e estratégias educativas de educação para a saúde.
- Princípios básicos de comunicação em educação para a saúde.
- A efectividade/eficácia/ eficiência.
Bibliografia
- Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: in ecological approach. Nova Iorque: MacGraw-Hill (4ª ed.).
- IUHPE (2001). Health: an investment for a just society: ethics, evidence, advocacy, partneship. International Union for Health Promotion & Education. Supplement: Hors Serie 2.
- Portugal - Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde (2004). Plano Nacional de Saúde 2004-2010: mais saúde para todos. Lisboa: Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde; vols. I e II.
- WHO (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO. Healths and Welfare Canada.
Método de ensino
As estratégias de ensino/ aprendizagem a utilizar incluem diferentes metodologias, incluindo seminários teóricos, trabalhos de grupo, apresentação e discussão de casos, e pesquisa. A metodologia de ensino/ aprendizagem está centrado nos discentes, respeitando as diferenças individuais, sendo o maior objectivo privilegiar a aprendizagem auto-dirigida e a tomada de decisão. Neste contexto, o estudo individual assume uma grande importância contemplando-se actividades junto da população-alvo de um projecto, a discussão com pares e a pesquisa bibliográfica, a par de seminários temáticos.
Método de avaliação
- Elaboração de um projecto de intervenção de âmbito especifico, apresentação oral e respectiva discussão (75%)
- Um portofolio individual (25%). Com este trabalho pretende-se avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver e um projecto de âmbito específico e a sua capacidade de analisar criticamente todo o processo. Máximo de 5.000 palavras.