Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Médicas

Planeamento Estratégico em Promoção da Saúde

Código

MF07

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

Gabinete de Estudos Pós-Graduados

Créditos

4

Professor responsável

Isabel Loureiro

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objectivo habilitar os discentes de conhecimentos e capacidades que permitam enquadrar o planeamento em saúde de âmbito específico (local), no planeamento central e ainda explorar a metodologia de planeamento de projectos de intervenção em saúde, desde a fase de identificação de necessidades e expectativas das populações à avaliação do processo e do produto. Espera-se que no final da unidade curricular o discente demonstre:

- Conhecimento e compreensão das orientações centrais a nível do planeamento em saúde (Plano Nacional de Saúde; Programas Nacionais) e das suas implicações profissionais;
- Capacidade para identificar e enquadrar nas orientações nacionais o planeamento local específico;
- Capacidade para identificar e clarificar o contributo especifico da profissão no desenvolvimento operacional do plano central;
- Capacidade para planear a implementação de projectos de promoção e protecção de saúde, através do método da investigação/acção ou investigação participada;
- Capacidade para utilizar as bases essenciais das técnicas pedagógicas aplicáveis a iniciativas, indivíduos, grupos e contextos diversos;
- Capacidade para analisar criticamente os riscos e oportunidades dos meios de comunicação social nos domínios da saúde (marketing social e comunicação em saúde);
- Capacidade para analisar criticamente as várias fases do processo de intervenção, bem como os resultados, e sugerir outras formas de optimização dos serviços prestados (se for o caso);
- Capacidade para analisar criticamente e para aplicar o conceito de efectividade em projectos de promoção da saúde.

Pré-requisitos

Não se aplica

Conteúdo

Módulo 1
Metodologia de planeamento em promoção da saúde
- Conceito e princípios da Promoção da Saúde. Participação, equidade e sustentabilidade. Estratégias de acção em Promoção da Saúde. A Carta de Ottawa.
- Enquadramento legal e ético da promoção e protecção da saúde: legislação fundamental; direitos e deveres dos cidadãos; paternalismo versus autonomia individual.
- O Plano Nacional de Saúde: da planificação à implementação; do diagnóstico às orientações estratégicas.
- Os Programas Nacionais.
- Definição, classificação e etapas do planeamento em saúde.

Módulo 2
Avaliação da implementação e efectividade de intervenções em promoção da saúde
- Diagnóstico da situação de saúde (inclui identificação de problemas e de necessidades de saúde - metodologias quantitativas e qualitativas para obtenção de dados e de informações, análise de dados, uso de medidas de risco e de impacto na identificação das causas e das consequências dos problemas, descrição do estado de saúde, recursos disponíveis e potenciais a mobilizar).
- Métodos e estratégias educativas de educação para a saúde.
- Princípios básicos de comunicação em educação para a saúde.
- A efectividade/eficácia/ eficiência.

Bibliografia

- Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: in ecological approach. Nova Iorque: MacGraw-Hill (4ª ed.).
- IUHPE (2001). Health: an investment for a just society: ethics, evidence, advocacy, partneship. International Union for Health Promotion & Education. Supplement: Hors Serie 2.
- Portugal - Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde (2004). Plano Nacional de Saúde 2004-2010: mais saúde para todos. Lisboa: Ministério da Saúde. Direcção-Geral da Saúde; vols. I e II.
- WHO (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO. Healths and Welfare Canada.

Método de ensino

As estratégias de ensino/ aprendizagem a utilizar incluem diferentes metodologias, incluindo seminários teóricos, trabalhos de grupo, apresentação e discussão de casos, e pesquisa. A metodologia de ensino/ aprendizagem está centrado nos discentes, respeitando as diferenças individuais, sendo o maior objectivo privilegiar a aprendizagem auto-dirigida e a tomada de decisão. Neste contexto, o estudo individual assume uma grande importância contemplando-se actividades junto da população-alvo de um projecto, a discussão com pares e a pesquisa bibliográfica, a par de seminários temáticos.

Método de avaliação

- Elaboração de um projecto de intervenção de âmbito especifico, apresentação oral e respectiva discussão (75%)
- Um portofolio individual (25%). Com este trabalho pretende-se avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver e um projecto de âmbito específico e a sua capacidade de analisar criticamente todo o processo. Máximo de 5.000 palavras.

Cursos