
Modelos de Saúde e Incapacidade
Código
MF08
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
5
Professor responsável
Madalena Gomes da Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta unidade curricular pretende-se abordar com profundidade os modelos de saúde, de funcionalidade (exemplo: Classificação Internacional de Funcionalidade, OMS/DGS 2003), e de cronicidade. Pretende-se ainda explorar as suas implicações nos modelos de avaliação e intervenção utilizados pelos profissionais de saúde e as suas consequências ao nível da efectividade e qualidade da intervenção. Assim é esperado que o discente demonstre:
- Conhecimento aprofundado e compreensão dos modelos de saúde;
- Conhecimento aprofundado e compreensão dos modelos de função, de incapacidade e de cronicidade;
- Conhecimento aprofundado e compreensão dos conceitos subjacentes aos modelos supra mencionados;
- Reconhecimento dos elementos identificadores destes modelos na prática clínica;
- Capacidade de análise dos modelos e respectivos conceitos, enquanto elementos caracterizadores da intervenção clínica;
- Capacidade de conceber exemplos de intervenção, em determinado cenário de intervenção clínica, de acordo com os diversos modelos.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
- Conceito de Saúde: evolução e perspectivas actuais
- Conceito de Função/funcionalidade: evolução e perspectivas actuais
- Conceito de incapacidade/deficiência: evolução e perspectivas actuais
- Conceito de cronicidade
- Modelos de Saúde: Modelos de Funcionalidade
- Implicações de cada modelo para as opções terapêuticas e de intervenção, ao nível dos programas de prevenção da incapacidade/declínio funcional e promoção da saúde.
Bibliografia
- Albrecht, G.L. Devlieger P.J. The disability paradox: high quality of life against all odds. Social Science and Medicine. Vol.48, pg. 977-988. 1999.
- Davey B. Gray, A. Seale, C. Health and Disease: a reader. Open University Press, London. 1995.
- Jette, AM Disentangling the process of disablement. Social Science and Medicine vol. 48 pg. 471-472. 1999.
- Organização Mundial de Saúde e Direcção Geral da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. DGS: Lisboa. 2003
- Verbrugge Lm Merrill Ss Liu X Measuring disability with parsimony. Disability and Rehabilitation. vol. 21 pg. 295-306.1999.
Método de ensino
A metodologia adoptada centra-se na análise de casos clínicos e respectivos modelos subjacentes (de saúde e incapacidade) subjacentes. Inclui seminários teóricos relevantes, trabalho de grupo; trabalho de pesquisa individual e em grupo e acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito individual. Este trabalho implica a observação e análise de determinada realidade clínica, a identificação do modelo de saúde e do modelo de incapacidade subjacente, e a reflexão sobre as consequências destas opções em termos de serviços oferecidos, a avaliação da sua efectividade e da sua qualidade.