
Fisioterapia: Função e Cronicidade
Código
MF10
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
15
Professor responsável
Madalena Gomes da Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os dados demográficos e epidemiológicos referentes a diversos grupos da população assim como as situações crónicas ou potenciadoras de cronicidade mais prevalentes. Serão exploradas as metodologias de avaliação mais adequadas e estratégias de intervenção mais efectivas. Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, o discente demonstre:
- Conhecimento e compreensão dos dados demográficos e epidemiológicos das diversas populações/condições especificas em estudo;
- Conhecimento e compreensão das repercussões das características demográficas e epidemiológicas no sistema de saúde e nas exigências a cada profissional, nomeadamente ao fisioterapeuta;
- Conhecimento e compreensão dos aspectos fisiológicos específicos de cada população/condição em estudo;
- Capacidade de análise das consequências dos aspectos fisiológicos e das características demográficas e epidemiológicas, nas funções e estruturas do corpo, actividades funcionais e participação social dos indivíduos;
- Conhecimento e compreensão dos instrumentos de avaliação específicos das populações e condições em estudo;
- Capacidade de seleccionar os instrumentos de avaliação mais adequados, face ao que se pretende avaliar em cada utente/grupo de utentes, assim como utiliza-los e interpretar os seus resultados;
- Capacidade de raciocínio clínico na análise de casos, nomeadamente avaliação, hierarquização de problemas, definição de objectivos e escolha de estratégias de intervenção mais efectivas, tendo em conta a função e estrutura do corpo, actividades funcionais e participação social.
Pré-requisitos
Inscrição prévia.
Conteúdo
Esta unidade curricular está organizada em 4 módulos. São eles:
Módulo A: A função e a cronicidade na escola e local de trabalho (saúde ocupacional - saúde escolar)
Módulo B: Gestão da incapacidade crónico/degenerativa (incontinência urinária; cronicidade pós AVC; patologias articulares)
Módulo C: Acidentes que comprometem a função e a (segurança infantil - queimados, risco de acidentes infantis, etc.)
Módulo D: A pessoa idosa, a cronicidade do envelhecimento e as consequências funcionais (idosos e cuidados continuados)
Cada um dos módulos será abordado de acordo com a seguinte matriz:
- Análise da situação epidemiológica do(s) grupo(s) populacional(is) e respectivo impacto na funcionalidade
- Situações crónicas (ou potenciadoras de cronicidade) mais prevalentes nestas populações especificas
- A intervenção da Fisioterapia
Bibliografia
- Adam, E. et al. Urinary incontinence Guideline: the management of urinary incontinence in women. National Collaborating Centre for Womens and Childrens Health. Outubro, 2006.
- Burton, K. How to prevent low back pain. Best Practice and Research. Clinical Rheumatology. 19:4 (2005) 541-555.
- Hazzard, W.R. Blass J.P. Halter J.B. Ouslander J.G. Tinetti, M.E. Principles of Geriatric Medicine and Gerontology. The McGraw Hill Companies: Unites States of América.2003.
- Instituto Nacional de Estatística. Estimativas da população residente: segundo sexo por grupo etário e índices de dependência e envelhecimento por NUTS II, III e Concelhos em 2002. Lisboa: Gabinete de estudos da Área Demográfica e Social.2002.
- Jolliffe J Bury T. The effectiveness of physiotherapy in palliative care of older people. Chartered Society of Physiotherapy. 2002.
Método de ensino
A metodologia adoptada centra-se na análise de casos e respectiva envolvente. Inclui também seminários teóricos relevantes, trabalho de grupo; trabalho de pesquisa individual e em grupo e acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular consta de um trabalho individual. Este está centrado na análise de um caso e respectiva proposta de resolução (incluindo a respectiva fundamentação)