
Fisioterapia: Saúde e Bem Estar
Código
MF11
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
Gabinete de Estudos Pós-Graduados
Créditos
15
Professor responsável
Lina Robalo
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta unidade curricular pretende-se explorar os conceitos de hábitos e estilos de vida saudáveis, assim como as estratégias para a sua promoção, tendo como objectivo a potencialização da intervenção dos fisioterapeutas em contextos de promoção de saúde e bem-estar, promovendo, a inovação e o empreendedorismo. Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, o discente demonstre:
- Conhecimento e compreensão dos conceitos de saúde e bem-estar e dos modelos conceptuais que enquadram o seu desenvolvimento;
- Conhecimento e compreensão sobre as relações existentes entre o exercício, saúde e estilo de vida saudável;
- Capacidade de direccionar e planear actividades físicas de lazer e de aconselhamento de estilos de vida activos e saudáveis;
- Compreender e identificar e aplicar os conceitos de Gestão em organizações de saúde em bem estar;
- Capacidade de evidenciar a análise económica no sector da saúde e bem estar como forma de tornar mais eficaz o potencial de intervenção da fisioterapia, aprendendo como seleccionar os recursos mais adequados para cumprimento dos objectivos profissionais, sabendo ponderar os riscos e os benefícios relativamente às soluções a adoptar;
- Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efectividade de intervenção a nível da promoção da saúde e do bem-estar no meio aquático, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;
- Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efectividade de intervenção a nível da promoção da saúde e do bem-estar utilizando técnicas de relaxamento e massagem, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;
- Capacidade para implementar uma pratica autónoma e reflexiva em contextos de saúde e bem-estar, de acordo com os princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão.
Pré-requisitos
Inscrição prévia.
Conteúdo
Esta unidade curricular está organizada em dois seminários onde serão desenvolvidos os conceitos de saúde e bem-estar e os modelos conceptuais que enquadram o seu desenvolvimento e ainda o planeamento de actividades físicas de lazer e de aconselhamento de estilos de vida activos e saudáveis. Serão ainda desenvolvidos 3 módulos em complementaridade que são:
Módulo A: Gestão, administração e empreendedorismo em unidades de saúde e bem-estar.
Tem como objectivo o desenvolvimento de competências centradas na gestão, administração e liderança como ferramentas essências ao desenvolvimento e criação de unidades de saúde.
Módulo B: O meio aquático e a promoção da saúde e o bem-estar
Tem como objectivo a potencialização da utilização do meio aquático na promoção da saúde e bem estar, através da capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efectividade de intervenção a nível da promoção da saúde e do bem-estar no meio aquático, implementando neste contexto a melhor evidência disponível.
(Técnicas termias; relaxamento activo e passivo no meio aquático, exercício em grupo)
Módulo C: O relaxamento e a massagem e a promoção da saúde e o bem-estar
A utilização do relaxamento e da massagem tem como objectivo a potencialização da capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efectividade de intervenção a nível da promoção da saúde e do bem-estar utilizando técnicas de relaxamento e massagem, implementando neste contexto a melhor evidência disponível.
Bibliografia
- Starfield, B. Primary care: balancing health needs services and technology. NewYork: Oxford University Press. 1998.
- Magretta, Joan. What Management is. London: Profile Books Ltd. 2003.
- Pamuk ER, Wagener Dk, Molla Mt. Achieving national health objectives: the impact on life expectancy and on healthy life expectancy. American Journal of Public health. Vol 94 (2004), 37883.
- Diehr P. et al. The effect of different public health interventions on longevity, morbidity, and years of healthy life. BMC Public Health (2007), 52-67.
- Balogh Z et al.. Effectiveness of balneotherapy in chronic low back pain: a randomized single-blind controlled follow-up study.Forsch Komplementarmed Klass Naturheilkd. J Epidemiol. Vol 12nº4 (2005), 196-201.
- Kamioka H, et al. Comprehensive health education combining hot spa bathing and lifestyle education in middle-aged and elderly women: one-year follow-up on randomized controlled trial of three and six-month interventions. Epidemiol. Vol 16, nº1 (2006), 35-44.
Método de ensino
A metodologia adoptada centra-se na análise de casos e respectiva envolvente. Inclui também seminários teóricos relevantes, trabalho de grupo; trabalho de pesquisa individual e em grupo e acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular consta de um trabalho individual. Este está centrado na análise de um caso e respectiva proposta de resolução (incluindo a respectiva fundamentação).