Guia de Cursos

Queres conhecer a oferta de cursos da NOVA, nas áreas das licenciaturas, mestrados e doutoramentos?
No nosso Guia de Cursos encontras informação útil sobre Faculdades, Institutos e Escolas.
Podes ainda aceder a informações complementares necessárias a uma completa integração.

saber mais Guia de Cursos

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Endereço

Avenida de Berna, n.º 26-C
1069-061 Lisboa
www.fcsh.unl.pt
Tel. : (+351) 21 790 83 00 | Fax : (+351) 21 790 83 08
E-mail : director@fcsh.unl.pt

Coordenador ECTS

Francisco Caramelo

Descrição

Criada em 1977, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa é uma unidade interdisciplinar cujos objetivos de ensino e investigação se caracterizam pela diversidade e criatividade de saberes.

Situada no centro de Lisboa, integra um total de 5.259 alunos, sendo 2.869 de licenciatura, 1.522 de mestrado e pós-graduações e 848 de doutoramento. O corpo docente conta com 290 membros, na sua quase totalidade doutorados. Os seus professores convidados integram personalidades de reconhecido mérito.

Tendo como uma das suas principais missões qualificar ao mais alto nível os cidadãos, a FCSH/NOVA disponibiliza 14 licenciaturas (uma em horário pós-laboral), durante as quais os alunos podem beneficiar de programas de mobilidade (ex.: Erasmus), que envolvem anualmente mais de 470 estudantes.

Desde 2010/11, a FCSH/NOVA disponibiliza bolsas para estágios profissionais na União Europeia através do programa Leonardo da Vinci

Na formação pós-graduada, oferece 11 cursos de pós-graduação, 48 cursos de mestrado e 23 de doutoramento, quase todos leccionados em regime pós-laboral. Destes cursos, duas pós-graduações, oito mestrados e sete doutoramentos são realizados em associação com instituições nacionais e estrangeiras.

Na FCSH/NOVA são acolhidos 25 centros de investigação e pólos de centros interuniversitários. Destes, 19 são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), 14 dos quais classificados com “Excelente” ou “Muito Bom”.

A crescente comunidade científica da FCSH/NOVA conta hoje com mais de 1.200 investigadores integrados e/ou associados aos centros, além de muitos outros colaboradores, estudantes e bolseiros de investigação.

Decorre atualmente nos centros da FCSH/NOVA uma centena de projetos de investigação fundamental e aplicada, financiados pela FCT e por várias outras instituições públicas e privadas. Para além destes, existem ainda numerosos projetos internacionais na qual os centros participam como parceiros.

Esta dinâmica confere uma visibilidade crescente da investigação da FCSH/NOVA, constituindo uma das vocações mais importantes da instituição.


Programa Pedro Hispano – Estudos Doutorais

O Programa Pedro Hispano – Estudos Doutorais em Ciências Sociais e Humanas – foi criado em maio de 2012 para promover a excelência, a interdisciplinaridade e a internacionalização de todos os programas doutorais da FCSH/NOVA, através da dinamização de várias iniciativas:
a) Uma Escola de Verão, organizada anualmente. Cada escola de verão será estrutura no âmbito de problemáticas relevantes nas Ciências Sociais e Humanas;
b) Uma Escola de Inverno em ‘Research Skills’, focada no desenvolvimento de competências metodológicas e transversais;
c) Uma ‘Graduate Conference’ em Ciências Sociais e Humanas onde os doutorandos apresentam e discutem o seu trabalho de investigação com colegas e académicos;
d) As “Pedro Hispano Lectures”, desenvolvidas por académicos de renome.


Programas de Doutoramento FCT

A FCSH/NOVA, enquanto entidade proponente, viu aprovado um total de quatro Programas de Doutoramento atribuídos a nível nacional na área das ciências sociais e humanas.

Os programas da FCSH/NOVA aprovados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) são:

- Artistic Studies - Art and Mediations, coordenado por João Mário Grilo e que envolve as seguintes unidades de investigação: Instituto de Filosofia da Linguagem (IFL/FCSH/UNL); Instituto de História da Arte (IHA/FCSH/UNL); Instituto de Etnomusicologia (INET/FCSH/UNL).

- Globalization Studies, coordenado por Nuno Severiano Teixeira e que envolve as seguintes unidades de investigação: Instituto de História Contemporânea (IHC/FCSH/UNL); Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE); Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CESNOVA/FCSH/UNL).

- Linguistics - Knowledge, Representation and Use, coordenado por João Costa e que envolve as seguintes unidades de investigação: Centro de Linguística (CLUNL/FCSH/UNL).

- Anthropology: Politics and Displays of Culture and Museology, coordenado por Nélia Susana Dias e que envolve as seguintes unidades de investigação: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA); Instituto de Etnomusicologia (INET-md/FCSH/UNL).


São objectivos dos Programas de Doutoramento FCT:

a) Funcionar como um instrumento de promoção da qualidade da formação científica pós-graduada nas instituições universitárias, unidades de I&D e empresas;
b) Contribuir para o desenvolvimento e articulação entre instituições universitárias, unidades de I&D e empresas, na promoção da qualidade e, também, no reconhecimento e relevância internacional das instituições portuguesas;
c) Incentivar os estudantes a serem membros activos das comunidades académicas e socioeconómicas onde serão inseridos após a sua formação, oferecendo-lhes um leque alargado de competências profissionais transversais, para além dos meios e competências necessários à realização de investigação de excelência em domínios especializados.